Data: 08/01/99 Hora: 19:28 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Cecília Goulart Flores ,Carolina Fossatti, Jaqueline da Silva Alves
Endereco : 0614/97-3, 0567/97-8, 1448/94-7
opiniao : Escolha um assunto do seu interesse , que foi desenvolvido no decorrer do semestre, usando os Softwares e ferramentas criando uma PAGINA NA INTERNET DA TURMA ,com informaçôes para os usuários terem acesso conseguindo identificar a importância do COMPUTADOR NA EDUCAÇÂO.
Data: 08/01/99 Hora: 19:29 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : vando@euler.mat.ufrgs.br - matrícula 3290/97-0 - Turma A - Matemática - Lies
opiniao : A cada quatro aulas deveria ter uma consulta na turma, para verificar se
todos os alunos estão no mesmo ritmo(nas mesmas aulas).
A partir daí tentar entender porque alguns alunos não acompanharam. Ver
se precisam de atenção especial. E ainda, verificar se é falta de
atenção do aluno, ou se é algum problema no desenvolvimento do currículo.
Como avaliação concreta, as atividades desenvolvidas pelos alunos
são suficientes para a análise do conhecimento adquirido pelo aluno.
Data: 08/01/99 Hora: 19:33 Máquina: 143.54.41.12
Nome : Maria Luciana Gil Nazario e Cristiane Oliveira Rocha
Endereco : Maria - 2129/96-6, Pedagogia, C, Lies; Cristiane - 0638/95-1, A, Lies.
opiniao : É preciso avaliar não só o resultado final do trabalho dos alunos, mas também o seu desempenho ao longo das atividades propostas. Sendo assim, pensamos que é importante avaliar todo o processo de aprendizagem, as mudanças no comportamento que os novos conhecimentos trazem, as implicações culturais destes novos conhecimentos.
Sabemos que esta tarefa não é nada fácil. Mas os sujeitos também são extremamente complexos e difíceis de serem avaliados com um único conceito e padrão.
É impossível padronizar os sujeitos (de fato), embora muitas vezes se queira realizá-la e esteja presente em planos de ensino. Portanto, avaliar, por ser complexo e multifacetado requer muito "jogo de cintura" dos educadores, evitando nivelar os alunos e desconsiderar todo o seu crescimento pessoal e social.
Data: 08/01/99 Hora: 19:39 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Vinícius Cabral Almada e Anderson Luís do Amaral dos Santos
Endereco : 4050/95-4 Estatística A LIES 0230/98-4 Matemática A LIES
opiniao : A demonstração do conhecimento adquirido durante a aula, deve ser avaliada , ao nosso modo de ver, deveria ser realizado ao término de cada aula. O aluno deverá entregar escrito em uma folha , o que ele aprendeu e no que poderá ser utilizado. Dessa forma o aluno se alto valoriza bem como a disciplina em questão.
Data: 08/01/99 Hora: 19:43 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Carla Flores, Márcia Stypulkowski
Endereco :
opiniao : Achamos que esta avaliação é dificil, pois o acompanhamento a distância
por vezes dá margem para que as pessoas não esclareçam suas dúvidas,
e o professor não pode acompanhar de perto o processo de aprendizagem
de cada sujeito, mesmo assim o aluno pode ter realizado suas atividades
de aula com o auxílio de algum colega.
Apesar disso, pensamos que deve ser levado em conta a realização das tarefas
propostas, pois indicam que o estudante teve interesse, mesmo quando não conseguiu
atingir com exatidão a proposta.
Além disso, talvez fosse interessante a realização de auto-avaliação.
Data: 08/01/99 Hora: 19:47 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br
Nome : Isabel Farias Senna & regina Inês Kothe de Oliveira & Raquel Rodrigues
Endereco : 1594/97-0; 2830/97-0; 2228/97-8 Pedagogia Turma A Laboratório Multimídia
opiniao : Nossa proposta seria de uma avaliação processual, onde o aluno é avaliado
a cada atividade executada de modo que o professor perceba a evolução dos
conhecimentos adquiridos. Ocorreriam como testes de aproveitamento, conforme
as avaliações em ambientes construtivistas.
Data: 08/01/99 Hora: 19:51 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 20:12 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
A partir da observação dos resultados obtidos em cada atividade
Procurar saber se as atividades propostas provocam interesse no
Avaliar se as atividades de ensino-aprendizagem são significativas
Fazer uma avaliação quanto ao progresso do aluno na construção
Data: 08/01/99 Hora: 20:32 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 20:56 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 21:12 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 22:06 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 22:27 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 22:28 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br Data: 08/01/99 Hora: 22:32 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br Data: 15/01/99 Hora: 16:06 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br Data: 27/01/99 Hora: 11:27 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br Data: 27/01/99 Hora: 15:13 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br matrícula: 0581/95-4 curso: matemática turma: A local: laboratório multimídia
Fora este fato nâo tive problemas em assimilar as atividades, acredito Data: 29/01/99 Hora: 15:08 Máquina: math06.mat.ufrgs.br
Nome : Cátia Cristina Lima e Juliana Almeida.
Endereco : 0609/97-7, curso de pedagogia, turma A, sala 809. Matr. 1807/97-9, curso de pedagogia, turma A, sala 809.
opiniao :
Após termos solicitado uma determinada atividade para o aluno,
observaríamos todo o processo que ele realizou para concluir as tarefas
propostas.
Também avaliaríamos a leitura reflexiva dos textos propostos
em aula, e principalmente se utiliza alguns recursos disponíveis no computador
tais como: parágrafos, mudança de fonte, inserir clipe arte, figuras,colar, recortar
entre outros.
Pediríamos para que o aluno realizasse pesquisa extra escolar, com a finallidade
de verificar a capacidade de investigação e de enfrentar desafios.
Como os trabalhos são realizados em duplas, realizaria uma avaliação individual
com cada um para saber sobre seu desempenho, mas procuraria realizar uma entrevista antes, para
saber se os alunos tinham conhecimento do computador antes de iniciar esta disciplina.
Nome : Daniela Kommers e Marli Alvonoz
Endereco : Daniela Kommers, 0756/95-6, Pedagogia, Turma A, Laboratório de Multimídia. Marli Alvonoz, 4197/96-1, Matemática, Turma A, Laboratório de Multimídia.
opiniao : Proposta para Avaliação das Atividades de Ensino Aprendizagem
desenvolvida, analisar e avaliar se houve sucesso no processo de
construção do conhecimento por parte do aluno.
aluno, tornando a execução das mesmas agradável, criativa e produtiva.
diante das exigências atuais em termos de mercado de trabalho.
de seu conhecimento em relação ao uso dos programas e recursos
disponíveis na Informática.
Nome : LUCIANE ANDREIA RIBEIRO LEITE - PATRICIA BANDEIRA DA ROSA
Endereco : 1856/96-2 3510/97-0, PEDAGOGIA, SALA 809, TURMA A
opiniao : Inicialmente salientamos ser fundamental que o professor conheça seus alunos através de um contato mais freqüente com os mesmos para interar-se dos seus conhecimentos. Partindo dessa interação o professor terá su-
sídios necessários para formular seus objetivos.
A avaliação das atividades (baseado nessa postura do professor) se reali-
zaria seguindo alguns pontos importantes:
*Respeitar os diferentes níveis de conhecimento de seus alunos
sobre o computador, visto que alguns poderão estar em níveis
mais adiantados, o que poderia dificultar o processo de aprendi-
zagem dos demais, que por algum motivo não tiveram um contato
freqüente com o computador.
*Evitar que o resultado final do trabalho seja mais valorizado
do que a trajetória construida pelos alunos.
*Não serem analizadas atividades individualmente, mas sim como
um conjunto no qual o professor poderá visualizar a totalidade
do processo.
*Proporcionar a reflexão através do diálogo e discussões produti
vas sobre os progressos e descobertas realizadas em aula, procu-
rando despertar uma conscientização que auxilie o futuro profis-
sional a utilizar o computador na educação de forma adequada.
Nome : Maria Fátima R. de Oliveira; Paula Verônica Mello
Endereco : 2383/97-8; 2371/98-9;turma c, sala 809.
opiniao : Como sugestão, achamos que cada grupo de alunos poderia elaborar uma
aula que utilizasse um programa ainda não trabalhado pela turma EDU
3375, pois desta forma, além de termos chance de conhecer um programa
novo, demonstramos de forma prática todo o conhecimento adquirido du-
rante o decorrer do semestre.
Cada grupo deveria preparar uma atividade em que os ´´alunos´´ deverão
utilizar o programa trabalhado para complementar um trabalho que será
sugerido pelo ´´professor´´ do dia. Acreditamos que desta forma, os a-
lunos que fizerem o papel de professor, poderão demostrar o que ´´a-
prenderam´´ coma as aulas e os textos lidos sobre o computador na edu-
cação, e os alunos, deste professor, terão a chance de trabalhar com
um programa que ainda não tiveram contato, pelo menos em nossas aulas.
Achamos que este tipo de avaliação é válida porque, como diz Piaget:
´´A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas
ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em
assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em
construção de esquemas ou conhecimento.´´
Após o desenvolvimento desta atividade, cada grupo deverá fazer uma
auto-avaliação, analisando suas atividades e a relação das mesmas com
as tarefas desenvolvidas no decorrer das aulas. Como afirma Piaget:
´´No que tange à auto-avaliação, não existe uma "receita de bolo" para
ela.Ela é um instrumento utilizado pelos componentes da ação pedagógi
ca -professor e aluno - e não pode estar desvinculada do projeto peda
gógico. ´´
Nome : Eduardo Brandão Fornari e Ana Cristina Andrejew Ferreira
Endereco : Matrícula: 0912/96-1 e 0242/93-5; Curso: Licenciatura em Matemática (Diurno); Turma:C; Local: Laboratório de Multimídia.
opiniao : Opinião: Devido a existência de diferentes níveis de conhecimento na área da informática, os alunos devem ser avaliados de acordo com os seus níveis de conhecimento, principalmente nas primeiras aulas.
Nessas primeiras aulas os alunos devem ter um acompanhamento sistemático, é claro que se um aluno já tiver um conhecimento superior aos outros, ele não necessita de uma assistência, o que pode deixar mais tempo para acompanhar os alunos com mais dificuldades.
Seria interessante colocar um aluno que sabe mais com outro que tem um conhecimento menor, visto que se trabalha em grupos de dois nesta disciplina.
Nome : Rosane Marques
Endereco : 2705/98-6 turma C LIES
opiniao : A minha proposta é de avaliar a participação e o envolvimento do aluno nas atividades propostas.
Cada pessoa tem uma forma de assimilar o conhecimento, algumas conseguem resolver as questões com facilidade, outras precisam de mais tempo para absorver o conteúdo. Por isso acho importante avaliar o esforço que o aluno faz para atingir os objetivos propostos nas atividades.
Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : halmeida@pro.via-rs.com.br, 0989/85-1, Matemática , turma C, Lies
opiniao : Verficar no início do semestre os conhecimentos do aluno sobre: informática
e educação.
Verificar de que maneira o aluno utilizou as ferramentas do computador
para estimular sua utilização como ferramenta de aprendizagem. Verifi-
car o quanto o aluno evolui seus conhecimentos iniciais sobre as maté-
rias: Informática e educação, avaliar o grau de crescimento do aluno.
Basear a avaliação nos resultados apresentados nas diversas
atividades propostas em aula, de acordo com o perfil de conhecimento
de bloom de cada aluno.
Nome : João da Silva
Endereco : matricula 4104/98-0 turma c lies
opiniao : Acho importante que exista avaliação, pois é o jeito que o professor tem para verificar se seus alunos estão compreendendo o conteúdo. Não acho que seja necessário uma prova, pois essa forma de em cada aula ter uma nova atividade, avaliando os objetivos alcançados,acho ideal, porque não sobrecarrega o aluno.
Nome : Vander Pedroso
Endereco : Mat:3286/97-1 Turma C, IPGI
opiniao : Desenvolver o conteúdo de diversas maneiras que faça com que o aluno
participe das atividades como:
Distribuir os conteúdos entre alunos ou grupos de alunos, para que eles
façam pesquisas e ministrem as aulas num dia determinado. Cada grupo ou
pessoa um dia, enquanto os outros assitam, pergutam e deposi debatam
sobre o mesmo.
A prova escrita não seria abilida, mas porém teria um peso bem menor do os
outros métodos de avaliação.
Nome : Andréia torres e Liliane Nunes
Endereco : mat.0290/98-8, 2007/97-3 turma A
opiniao : A nossa proposta de avaliação deve ser de acordo com a participação e
o envolvimento do aluno nas atividades propostas, pois cada aluno tem
uma forma de assimilar o conhecimento; alguns conseguem resolver as
questões com mais facilidade que outros que precisam de mais tempo para
entender o que lhe foi ensinado. É por isso que achamos importante
avaliar o esforço de cada aluno.Também achamos que é preciso avaliar
não só o resultado final do trabalho dos alunos, mas a sua evolução ao
longo das aulas propostas,sendo assim,é importante avaliar o progresso
na aprendizagem e as mudanças no comportamento. Achamos que a avaliação
não seja uma tarefa fácil,pois o acompanhamento a distância é complicado
visto que às vezes não se consegue esclarecer dúvidas;Mas acreditamos
que assim mesmo o aluno pode realizar suas tarefas de aula com sucesso.
Nome : joyce elise silva e silva
Endereco : 1786-97-2 pedagogia lies
opiniao : Para se trabalhar com computador é necessario que se tenha em mente os objetivos para que se destinam tal proposta. Além disso , acho de suma importância que o professor tenha bem claro como se processa a aquisição do conhecimento da turma a qual leciona suas aulas. Desta forma é possível adequar uma proposta de aula e de avalição que condiza com o nível de desenvolvimento do aluno. Em turma de aluno sde 3º grau é possivel pedir a eles que aceesem a internet e leiam um texto relacionado ao trabalhjo que está sendo desenvolvido em sala de aula. Após , pedir que a turma se reúna para discutirem as idéias mais significativas proôr desafios , propor que repensem em novas estratégias para aquela situação. Ainda iserido nesse contexto, é possível fazer uma aula com teleconferência. Eu particularmente já tive a oportunidade participar desse tipo de aula. Quando o trabalho é encarado com seriedade é muito gratificante. Para um professor que irá trabalhae com séries iniciais , por exemplo, ode trabalhar com questoões relativas ao processo de alfabetizaçãoutilizando como ferramenta educacional o computador. Em duplas as crianças teram a oportunidade interagirem, e os professores a oportunidade de avaliarem o aluno sob outo angulo e perceber outras preferências das crianças. Interagindo com o colega, trocando idéias a criança estará despertando o seu espírito critico com certeza isto servirá para refletir sobre toda uma realidade que lhe cerca e repensar em possíveis modificaçoes. O processo de avaliação consiste nesse fato, atingir o individuo na sua totalidade e ver que pode ser agente capaz de provocar mudanças.
Nome : Cláudia Remião
Endereco : cremiao@vortex.ufrgs.br
opiniao : As atividades que foram propostas ao longo desta disciplina foram
boas, interessantes, construtivas,investigativas... porém, um pouco
cansativas,talvez por apresentarem textos " grandes" acredito que
precisaríamos um pouco mais de tempo para que o resultado fosse melhor.
que também será interessante trazer outros assuntos para esta disciplina
ou outros autores referentes ao assunto sobre as atividades de ensino
aprendizagem.
Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : patperes@mat.ufrgs.br, turma A, Campus do Vale
opiniao : Proponho que cada aluno seja avaliado individualmente e não o grupo, visto que cada um tem seu ritmo, suas deficiências e horários disponíveis para acessar os laboratórios.
Sugiro que os alunos que não tiverem o aproveitamento esperado reúnam-se com a professora via conferência ou pessoalmente para discutirem uma prposta de recuperação.