Data: 06/11/98 Hora: 16:18 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 06/11/98 Hora: 19:25 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : marli e marcia
Endereco : o uso educacional do editor de texto
opiniao : Pode-se dizer que em fase de alfabetização o uso do computador sem restrições pode ser prejudicial.
É importante o aprendizado em primeiro lugar da escrita manual, de leituras e de interpretações. O computador,
por ser de modo gráfico, interativo, pode tornar o aprendizado mais agradável, mas não deve-se esquecer
de incentivar o lado criativo dos estudantes.
O ensino do uso do editor de texto não é relevante, pois se o aluno não aplicar estes conhecimentos, logo serão esquecidos e
talvez até superados pelos avanços tecnológicos. É relevante somente em cursos profissionalizantes.
A melhor forma de aprender a usar o editor de texto é usando-o, aplicando os recursos disponíveis na prática.
Data: 06/11/98 Hora: 19:41 Máquina: 143.54.41.11
Nome : Janaína e Joyce
Endereco : Relatório inicial
opiniao : O editor de texto e a educaçao
O computador pode ser utilizado em sala de aula como recurso tecnológico complementar e prazeiroso sob o ponto de vista dos alunos. Com o uso do computador o método pedagógico não fica tão restrito ao quadro-negro e às aulas expositivas.
O uso adequado dessa tecnologia dependerá dos objetivos do professor na utilização da internet ou do editor de texto. Se, por exemplo, o professor pedir para que os alunos pesquisem na internet sobre determinado assunto e depois solicitar que os mesmos utilizem o editor de texto para expressarem suas idéias, comentários, críticas ele estará auxiliando seus educandos a desenvolverem a criatividade e a habilidade da escrita. Mas salientamos novamente que o professor precisa ter objetivos claros para que as aulas tenham uma contextualização.
O computador pode até facilitar o desenvolvimento da escrita desde que sejam considerados a idade, a série e a maturidade, conjugando com outrs disciplinas.
Data: 06/11/98 Hora: 20:05 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Adriana Sehnem e Jaqueline da Silva Alves
Endereco : Informática na Educação
opiniao : A habilidade da escrita em termos de motricidade fina pode até ser
afetada com o uso do computador, sendo que inviabiliza-se a produção
do traçado, pois quem sabe um dia não usaremos somente computador?
No caso da produção textual, acreditamos que o uso do computador pode
servir como ferramenta, tanto para facilitar mecanicamente na escrita
de um texto como para informar e dar novos argumentos para esta
produção, com recursos de navegar por várias produções textuais a
respeito de um assunto.
É extremamente importante ensinar na escola como utilizar um editor
de texto, pois um número significativo da população e cada vez mais
crescente dispõe deste recurso de alguma forma, sendo que se torna
importante porque faz parte do processo educativo aprender alguma
coisa. Porém, no que tange à economia brasileira, achamos que seria
inviável o ensino obrigatório deste recurso, até poderia ser opcional,
pois nem todos tem acesso a ele, o que significaria uma discriminação
social.
Talvez se um dia nosso país se desenvolver ao ponto de valorizar a
educação, a utilização deste recurso possa fazer parte da nossa realidade.
A melhor maneira de ensinar a utilizar o editor de texto é dar condições
para o manuseio e contato freqüente com este tipo de recurso, sendo
fundamental o acompanhamento profissional durante a aprendizagem.
fazer com que esta
Data: 06/11/98 Hora: 20:08 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Raquel Rodrigues
Endereco : relato sobre o editor de texto.
opiniao : Acredito que uso do computador afeta no desenvolvimento
da habilidade da escrita,e que essa influência pode ser positiva
ou negativamente dependendo de como é usado na escola.
Acho também que é importante ensinar nas escolas a usarum editor
de texto, de forma que o sujeito construa conhecimento com o apoio
desse recurso e não simplismente usar com a intenção de copia de repetição
Sendo assim ,acredito que a interação do aluno com o computador é muito importante <
se utilizado com uma boa orientação
Data: 06/11/98 Hora: 20:08 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : ANDRÉIA 0290/98-8 LILIANE 2007/97-3
Endereco : A ESCRITA NO USO DO COMPUTADOR
opiniao : O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DA ESCRITA PODE SER AFETADO PELO
USO DO COMPUTADOR OU DA INTERNET POIS SENDO O COMPUTADOR UMA
FERRAMENTA ATRAENTE PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANÇAS E ESTANDO CADA
VEZ MAIS PRESENTE NO CODITIANO DAS MESMAS.ELAS DEIXARIAM DE TREINAR
SUA ESCRITA E FUTURAMENTE ISTO SERIA UM GRANDE TRANSTORNO.
O USO DO COMPUTADOR PARA A HABILIDADE NA ESCRITA PODE SER MAIS
AGRADÁVEL POIS TEREMOS MAIS RAPIDEZ E EXATIDÃO.
ENSINAR NA ESCOLA A USAR UM EDITOR É INTERESSANTE PORQUE AJUDA NOS
TRABALHOS EM GERAL UTILIZANDO FERRAMENTAS TAIS COMO:RECORTAR,COLAR,
COPIAR,FORMATAR FONTES ...
ACREDITA-SE QUE A MELHOR FORMA DE ENSINAR/APRENDER A USAR UM EDITOR
DE TEXTO,INDEPENDENTE DE QUEM FOR A PESSOA,SERIA COM UM INSTRUTOR
ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS.
Data: 06/11/98 Hora: 20:10 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Cátia Cristina e Juliana Almeida
Endereco : Relatório inicial.
opiniao : O uso da INTERNET pode facilitar a produção textual, aumentando o número
de informações das mais diferentes localidades, enriquecendo o universo vocabular
do sujeito; tornando-a mais prazeirosa.
Não interrogamos sobre a importância do computador no desenvolvimento
intelectual, nos questionamos até que ponto o uso deste pode contribuir na área psicomotora
não acessando este.
Concordamos que é importantíssimo a utilização de um editor de texto nas escolas
para que os alunos tenham contato com a informatização desde cedo, apesar de não acreditarmos
que isso seja possível devido às nossas condições sócio-econômicas.
A melhor forma de utilizar um editor de texto seria ter um conhecimento das letras
e a disposição destas no teclado.
Data: 06/11/98 Hora: 20:10 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Gustavo Darde Ruiz
Endereco : Relatório Inicial
opiniao :
O uso do computador e a Internet afeta a habilidade da escrita
até o ponto mecânico(motricidade), pois a partir dai ambos só vem a
somar, o computador dando a flexibilidade no texto e a internet ampli-
ando a criatividade na escrita.
Sem dúvida o editor de texto é muito importante na sala de aula
sem o computador os alunos ficam fora da realidade do mundo.
Para aprender a usar um editor de texto primeiramente é necessário
um conhecimento básico do teclado e do programa depois práticar muito.
Data: 06/11/98 Hora: 20:18 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Luciane Andreia Ribeiro Leite e Patricia Bndeira Rosa
Endereco : O computador ajudando a desenvolver a habilidade da escrita
opiniao : RESPOSTAS DAS QUESTÕES:
1) Acreditamos que o uso do computador no desenvolvimento da habilidade
da escrita pode ser mais uma ferramenta que o professor ou professora
dispõe neste processo. No entanto o trabalho não deve ser restrito a
este meio, mas enriquecido com as diferentes didáticas.
2) Sim, visto que as crianças demostram interesse e facilidade em lidar
com esses instrumentos.
3) Torna-se relevante no momento que o professor ou professora utiliza-o
realizando atividades de acordo com a faixa etária adequando-as ao nivel
de conhecimento e desenvolvimento dos alunos.
4) Primeiro deve-se deixar livre as crianças para poderem explorarem
os diferentes mecanismos que são oferecidos, e aos poucos demostrar de
maneira mais dirigida como pode ser utilizado.
Data: 06/11/98 Hora: 20:22 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Daniela Kommers e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco : A Relação entre o Computador e a Escrita
opiniao : O desenvolvimento da habilidade da escrita sempre foi fundamental
para o processo de aprendizagem e crescimento intelectual do indivíduo.
Com as novas dimensões que o computador e a Internet alcançaram (no
sentido de serem indispensáveis),o desenvolvimento da habilidade da
escrita tornou-se uma exigência.Há a necessidade de uma dupla alfabetização:
a escrita da língua materna e a linguagem do computador.Conseqüentemente,
julgamos relevante o ensino, através da escola,do uso de um editor de
texto.br
O computador já traz em si próprio um atrativo para o aluno.Sem
dúvida,pode tornar a aprendizagem da escrita muito mais agradável,
significativa e eficiente.Contudo,é necessário que o professor esteja
fundamentado teoricamente e disposto a perceber e explorar novos horizontes
da educação.br
Pensamos que a melhor forma de ensinar o aluno a usar um editor de
texto é colocá-lo "frente a frente" com a máquina,buscando o maior nível
de interação possível.É pela prática que o indivíduo - inclusive nós -
conseguirá compreender a realidade do computador.
Data: 06/11/98 Hora: 20:25 Máquina: 143.54.41.14
Nome : Isabel Farias Senna & Regina Inês Kothe de Oliveira.
Endereco : O uso educacional do editor de texto.
opiniao : Consideramos que, apesar das facilidades de correção automática de
ortografia, entre outros, deve haver a preocupação com a forma correta
de escrita. Além disso, os meios utilizados para a produção de textos
não influenciam na forma de raciocínio do educando.
A Internet pode auxiliar nas produções dos alunos através de seus materiais
para leitura. Porém, diversas vezes a Internet apresenta-se exaustiva
pois muitas vezes a leitura conduz à dispersão.
O ensino da utilização de um editor de textos na escola é relevante,
pois, atualmente, este aprendizado é essencial. Entretanto, a escola
não deve ater-se simplesmente a isso.
Data: 06/11/98 Hora: 21:50 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Vander Edison A. Pedroso - Carlos Alexandre Selbach
Endereco :
opiniao : Talvez a habilidade da escrita manual possa estar sendo afetada, porem,
o ato de escrever, é saber agrupar as letras para que formem palavras. Isso
você faz com o editor de texto, ele até corrige nossos erros, facilitando para
escreve bastante.A agilidade que hoje temos para pesquisar sobre qualquer assunto
pela internet facilita muiuto pois em pocucos minutos você pode ter tudo o que precisa
sem ter que sair de onde está.Sem contar o tempo que você perderia copiando dos livros.
Acho que deveria fazer parte do curriculo escolar o ensino da utilização do editor
de texto, pois no mercado de trabalho quem sabe lidar com editor de textos leva vantágens
sobre quem não tem conhecimento. Não existe lugar melhor do que a escola ou o trabalho,
para se aprender a lidar com o editor de texto, pois você terá várias atividades para
executar e desta forma irá aprender inúmeros comandos de acordo com a necessidade da atividade.
Data: 06/11/98 Hora: 21:59 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Paula Veronica Mello, Marangela Agnolin, Maria Fatima R.de Oliveira
Endereco :
opiniao : Ao escrever, a criança ou até mesmo o adulto, desenvolve, além de atividades cognitivas,
atividades motoras.Ao utilizar somente o computador, as pessoas perdem habilidades como manuseios de lápis,
canetas, etc. Como o computador ainda não é utilizado em todos os lugares, é necessário que desenvolvam
também as habilidades motoras.
Além disso, o computador ainda não é um material de ensino de fácil acesso a todas as pessoas, por isso, pode fazer dcom que
algumas pessoas desenvolvam habilidades melhores que outras.
Com relação à habilidade da escrita, esta pode se tornar muito mais agradável com o uso do computador,
porque a escrita torna-se mais fácil, pois o usuário pode criar, revisar e modificar o texto
já pronto, de modo fácil e rápido. Pode-se, por exemplo, trocar palavras ou frases, sem que haja necessidade de redigitação.
Há muitos discursos e opiniões quanto ao ensino do editor de texto na escola. O uso deste, é importante
devido à grande exigência do mercado que está tornando o computador um meio de trabalho essencial para o desenvolvimento.
É cada vez mais comum vermos pessoas que utilizam somente o computador como forma de escrever um texto.
A melhor forma de ensinar a usar um editor de texto, é proporcionando
ao usuário momentos em que ele possa manipular textos, modificando, corrigindo, etc.
O usuário precisa experimentar a sensação de trabalhar com o editor, para saber, além de como usá-lo, qual a forma que mais lhe agrada.
Data: 06/11/98 Hora: 22:01 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Vander Edison A. Pedroso - Carlos Alexandre Selbach
Endereco :
opiniao : Talvez a habilidade da escrita manual possa estar sendo afetada, porem, o ato de escrever, é saber agrupar as letras corretamente
para que formem palavras. Isso você faz com o editor de texto, ele até corrige nossos erros, facilitando para quem escreve bastante.
A agilidade que hoje temos para pesquisar sobre qualquer assunto pela internet facilita muiuto pois em pocucos minutos você pode
ter tudo o que precisa sem ter que sair de onde está.Sem contar o tempo que você perderia copiando dos livros.
Acho que deveria fazer parte do curriculo escolar o ensino da utilização do editor de texto, pois no mercado de trabalho quem sabe
lidar com editor de textos leva vantagens sobre quem não tem conhecimento. Não existe lugar melhor do que a escola ou o
trabalho, para se aprender a lidar com o editor de texto, pois você terá várias atividades para executar e desta forma irá aprender
inúmeros comandos de acordo com a necessidade da atividade.
Data: 06/11/98 Hora: 22:02 Máquina: 143.54.41.19
Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : Considerações Sobre o uso educacional de editor de texto
opiniao : 1."Até que ponto desenvolvimento da habilidade da escrita pode ou está sendo
afetada pelo uso do computador ou da Internet?
A habilidade escrita está agregando um componete importante no no mundo atual, a interação visual. Na própria Internet ve-se muitos
sites que abusam do componete visual deixando o conteúdo (habilidade escrita)
em segundo plano, ao meu ver, quando se consegue o meio termo (integração equilibrada
entre o visual e o escrito, tem-se um melhor resultado.
2.Pode-se usar o computador e a Internet para tornar o desenvolvimento da
habilidade da escrita mais agradável ou mais eficiente?
Sem dúvida, utilizando-se a capacidade de "hiper-texto" e "hiper-links" um texto
pode tornar-se muito mais agradável e interessante.
3.É relevante ensinar na escola a usar um editor de texto?
Sem dúvida, além do que muitos editores de texto possuem capacidade de correção ortográfica
o que garante a correta utilização do idima escrito.
4.Qual a melhor forma de ensinar a usar um editor de texto?
Data: 06/11/98 Hora: 22:09 Máquina: 143.54.41.17
Nome : Merces Diana e Nádia Teixeira
Endereco : O Computador ajudando a desenvolver a habilidade da escrita
opiniao : Considerações acerca da questões propostas.
A informática é mais um instrumento para o desenvolvimento da escrita, sendo uma forma diferenciada e dinâmica de desafiar os alunos a produzirem textos. Se usado adequadamente constitui-se num recurso que possibilita a incersão da ciança num outro ambiente letrado, porém se constituir-se no principal recurso pedagógico utilizado para a alfabetização poderá ser nocivo pois a escrita manual é necessária no processo de apropriação da lecto-escrita tanto no aspecto de aprimorar o traçado das letras, qto ao que refere-se à compreensão de regras gramaticais, que no uso do computador são automaticamente apresentadas pela máquina. O uso do computador na educação abre um novo leque de possibilidades para o educando que pode pesquisar, corresponder-se com diferentes pessoas em diferentes locais e utilizar todos os outros recursos oferecido pela máquina ( sonoros, animação, etc), tornando o ato de escrever mais fácil e prazeiroso. O manuseio do edsitor de texto é considerado básico qdo tratando-se do uso da informática na educação e seu aprendizado se dará por ensaio e erro, ou seja, o aluno interagindo com a máquina e aprendendo na prática subsidiado pelas informações oferecidas pelo professor.
Data: 06/11/98 Hora: 22:20 Máquina: 143.54.41.16
Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa e Luciane Lara Da Rosa
Endereco : O computador e a internet no desenvolvimento da escrita
opiniao : O computador e a internet podem auxiliar no desenvolvimento da habilidade da escrita,porém é importante que sejam levadas em conta a idade e a própria habilidade do aluno no manuseio do computador.O computador deve ser utilizado como um recurso a mais no processo de leitura e escrita,pois é importante a diversificação dos recursos,tornando-se assim,um atrativo ao aluno que também necessita de outras formas para construir sua linguagem escrita.O editor de texto vem a ser relevante na medida em que se torna um meio para o desenvolvimento da recriação e desenvolvimento da criatividade do educando,pois proporcioná-lhe diferentes possibilidades de escrita. Para que o editor de texto seja utilizado e ensinado de forma eficiente,é preciso que se tenha um proficional capacitado devendo este propiciar diferentes situações para que os alunos possam manusear e até descobrir diferentes formas de usá-lo.
Data: 06/11/98 Hora: 22:20 Máquina: 143.54.41.16
Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa e Luciane Lara Da Rosa
Endereco : O computador e a internet no desenvolvimento da escrita
opiniao : O computador e a internet podem auxiliar no desenvolvimento da habilidade da escrita,porém é importante que sejam levadas em conta a idade e a própria habilidade do aluno no manuseio do computador.O computador deve ser utilizado como um recurso a mais no processo de leitura e escrita,pois é importante a diversificação dos recursos,tornando-se assim,um atrativo ao aluno que também necessita de outras formas para construir sua linguagem escrita.O editor de texto vem a ser relevante na medida em que se torna um meio para o desenvolvimento da recriação e desenvolvimento da criatividade do educando,pois proporcioná-lhe diferentes possibilidades de escrita. Para que o editor de texto seja utilizado e ensinado de forma eficiente,é preciso que se tenha um proficional capacitado devendo este propiciar diferentes situações para que os alunos possam manusear e até descobrir diferentes formas de usá-lo.
Data: 06/11/98 Hora: 22:22 Máquina: 143.54.41.16
Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa e Luciane Lara Da Rosa
Endereco : O computador e a internet no desenvolvimento da escrita
opiniao : O computador e a internet podem auxiliar no desenvolvimento da habilidade da escrita,porém é importante que sejam levadas em conta a idade e a própria habilidade do aluno no manuseio do computador.O computador deve ser utilizado como um recurso a mais no processo de leitura e escrita,pois é importante a diversificação dos recursos,tornando-se assim,um atrativo ao aluno que também necessita de outras formas para construir sua linguagem escrita.O editor de texto vem a ser relevante na medida em que se torna um meio para o desenvolvimento da recriação e desenvolvimento da criatividade do educando,pois proporcioná-lhe diferentes possibilidades de escrita. Para que o editor de texto seja utilizado e ensinado de forma eficiente,é preciso que se tenha um proficional capacitado devendo este propiciar diferentes situações para que os alunos possam manusear e até descobrir diferentes formas de usá-lo.
Data: 06/11/98 Hora: 22:59 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br
Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira e Eduardo Brandão Fornari
Endereco :
opiniao : As crianças são atraídas pelo computador. Elas são curiosas, criativas e com certeza conseguirão aprender a mexer no editor de texto com muita facilidade. Nossa preocupação é quanto ao conteúdo da escrita.
Mesmo que o computador tenha correção ortográfica, isto não é suficiente, se o usuário não tiver um conhecimento de gramática ( concordância, regência, etc ) a tendência é escrever de forma incorreta.
O computador pode tornar a habilidade da escrita mais agradável.
É importante ensinar na escola como usar o editor de texto, desde que nesta escola tenha um computador.
A melhor forma é deixar o aluno livre para explorar o editor de texto. Solicitando ao mesmo tarefas ( digitar, colar, recortar e etc ) a serem realizadas no editor de texto.
Data: 11/11/98 Hora: 11:57 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 11/11/98 Hora: 13:11 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome : Liliane Terres
Endereco :
opiniao : Depois das leituras dos textos publicados por autores que tem pesqui-
zado sobre o uso do computador nas atividades escolares e também nas
universidades, creio que a influência dele sobre as mesmas é sempre
benéfica. Os editores de texto tem ajudado os usuários a se relacionar
melhor com a nossa própria limguagem.É claro que dentro deste contexto
podemos reconhecer também as limitações que temos quanto ao modo de
escrever e consequentemente de falar.Mas não se pode negar que dentro
de muito pouco tempo, seremos impelidos a lidar com o computador e com
tudo que ele nos fornece.Sendo assim, o uso dos editores de texto e
da Internet será cada vez mais frequente,e aquele que não acompanhar
esse desenvolvimento,terá não só uma barreira quanto à sua comunicação
verbal ou escrita, mas sobre tudo uma barreira que o separará sobretudo
de quase todo o resto do mundo.
Data: 11/11/98 Hora: 13:13 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome : Liliane Terres
Endereco :
opiniao : Depois das leituras dos textos publicados por autores que tem pesqui-
zado sobre o uso do computador nas atividades escolares e também nas
universidades, creio que a influência dele sobre as mesmas é sempre
benéfica. Os editores de texto tem ajudado os usuários a se relacionar
melhor com a nossa própria limguagem.É claro que dentro deste contexto
podemos reconhecer também as limitações que temos quanto ao modo de
escrever e consequentemente de falar.Mas não se pode negar que dentro
de muito pouco tempo, seremos impelidos a lidar com o computador e com
tudo que ele nos fornece.Sendo assim, o uso dos editores de texto e
da Internet será cada vez mais frequente,e aquele que não acompanhar
esse desenvolvimento,terá não só uma barreira quanto à sua comunicação
verbal ou escrita, mas sobre tudo uma barreira que o separará sobretudo
de quase todo o resto do mundo.
Data: 11/11/98 Hora: 13:17 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome : Liliane Terres
Endereco :
opiniao :
Data: 11/11/98 Hora: 13:35 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome : Liliane Terres
Endereco :
opiniao : Depois de consultar os artigos já publicados sobre o uso dos editores
de texto nas escola e nas universidades, pode-se concluir que as
influências do computador sobre o desenvolvimento da escrita são mais
benéficos que prejudiciais.Vejo que o uso do computador em sala de
aula pode despertar cedo o interesse das crianças pelo mesmo e por tudo
que ele oferece.Creio que tanto no caso dos editores de texto como
no uso da Internet, a habilidade de escrever é desenvolvida de forma
agradável e eficiente.Mas em ambos os casos se torna clara qualquer
deficiência que a pessoa já possua tanto na comunicação verbal quanto na escrita.
deste modo, se desde o período escolar as crianças aprenderem a ler e
escrever com a ajuda do computador, mais bem habilitados serão os adultos
no futuro, quando o computador já terá ocupado um espaço mais
definitivo na vida cotidiana do homem e então todas as barreiras
que encontrarmos tanto na linguagem escrita quanto na verbal, não
apenas nos causará dificuldades quanto à redigir bons textos, mas
sobretudo nos separará do resto do mundo.
Data: 11/11/98 Hora: 13:36 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome : Liliane Terres
Endereco :
opiniao : Depois de consultar os artigos já publicados sobre o uso dos editores
de texto nas escola e nas universidades, pode-se concluir que as
influências do computador sobre o desenvolvimento da escrita são mais
benéficos que prejudiciais.Vejo que o uso do computador em sala de
aula pode despertar cedo o interesse das crianças pelo mesmo e por tudo
que ele oferece.Creio que tanto no caso dos editores de texto como
no uso da Internet, a habilidade de escrever é desenvolvida de forma
agradável e eficiente.Mas em ambos os casos se torna clara qualquer
deficiência que a pessoa já possua tanto na comunicação verbal quanto na escrita.
deste modo, se desde o período escolar as crianças aprenderem a ler e
escrever com a ajuda do computador, mais bem habilitados serão os adultos
no futuro, quando o computador já terá ocupado um espaço mais
definitivo na vida cotidiana do homem e então todas as barreiras
que encontrarmos tanto na linguagem escrita quanto na verbal, não
apenas nos causará dificuldades quanto à redigir bons textos, mas
sobretudo nos separará do resto do mundo.
Data: 13/11/98 Hora: 16:50 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : cristiane Oliveira Rocha
Endereco : RELATÓRIO SOBRE O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET PARA A ESCRITA
opiniao : O desenvolvimento da habilidade da escrita não é uma tarefa unicamente da escola. Em nossa época, a escola tem sido repensada, pois precisa estar sintonizada com as mudanças que acontecem no mundo. Sendo assim, nossa realidade está repleta de máquinas, computadores e desemprego... que exigem um preparo cada vez maior de jovens e crianças. Portanto, dada a importância que o uso do computador tem tido, podemos dizer que a Internet, enquanto meio de comunicação, permite o ensinamento mútuo de crianças ao rdor do mundo, também servindo como um estímulo para este aprendizado por enfatizar o caráter comunicativo da escrita.
Tomando-se como ponto de partida que a comunicação exercida pela Internet serve como um estímulo para a escrita, conseqüentemente as pessoas que estão escrevendo no computador percebem a importância de escrever bem para que possam ser entendidas por outras pessoas. Essa tarefa é bem mais interessante do que simples monólogos escritos que não despertam interesse nos alunos que os escrevem. Assim, não há dúvidas que o uso da Internet torna a escrita algo realmente agradável.
O ensino do uso de um editor de textos na escola é relevante. Apesar de muitas pessoas aprenderem a usar sozinhas, através da prática, na escola um trabalho mais sistemático sobre o seu uso também é necessário. Muitos recursos podem ser aproveitados com maior freqüência e que passam desapercebidos quando a pessoa realiza sua interação particular. Além disso, o uso de um editor de textos é extremamente importante e, considerando a informatização crescente de nosso meio social, esta aprendizagem é essencial para que a escola atenda à nova realidade social.
Enfim, acredito que a melhor forma de se ensinar a usar um editor de textos seja através da prática. Somente a partir da interação com o editor de textos, das dificuldades e facilidades encontradas nesse contato, é que a aprendizagem acontecerá.
Data: 13/11/98 Hora: 16:57 Máquina: corvette.mat.ufrgs.br
Nome : Tatiana P. de Almeida
Endereco : O uso educacional de editor de textos
opiniao : É claro que devemos utilizar editor de textos, porém, jamais podemos
esquecer da importância da habilidade da escrita para o indivíduo.
Dependendo de como o computador for usado em sala de aula, ele afetará
ou não a habilidade da escrita. O computador deve ser visto como mais uma
ferramenta no processo de aprendizagem, tendo em vista que as crianças
tem muita facilidade em usar esses instrumentos.
Hoje, é importante aprender a usar esse tipo de recurso, e a melhor
maneira de ensinar é dando condições para o seu manuseio e frequente
contato, sendo de extrema importância o acompanhamento de um profissional
durante a aprendizagem, e que as "tarefas" sejam apropriadas ao
período de desenvolvimento do aluno.
Data: 13/11/98 Hora: 17:12 Máquina: corvette.mat.ufrgs.br
Nome : Tatiana P. Almeida
Endereco : O uso do editor de textos no processo educacional
opiniao : É claro, que devemos ensinar nossos alunos a utilizar as ferramentas de um
computador, assim como, um editor de textos; porém, não podemos esquecer da
importância da habilidade da escrita para o indivíduo.
Dependendo de como o computador for usado, ele afetará, ou não, a habilidade
da escrita. O computador deve ser visto como mais uma ferramenta no processo
de aprendizagem, tendo em vista que as crianças tem muita facilidade em
aprender a usar esses instrumentos.
Hoje em dia, é importante aprender a usar esse tipo de recurso, e a melhor maneira
de ensinar é dando condições para o seu manuseio e frequente contato, sendo
importante o acompanhamento de um profissional durante o período de aprendizagem;
bem como, tomar cuidado para que as "tarefas" sejam apropriadas ao nível de
aprendizagem dos alunos.
Data: 18/12/98 Hora: 03:41 Máquina: prt12u02.ez-poa.com.br
Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : Habilidade da Escrita X Informática
opiniao : Penso que a Internet e o uso dos computadores na educação podem ser benéficos no que diz respeito à habilidade da escrita. Os estudantes de nossa época pouco se interessam em atividades que tenham por objetivo ler e escrever; preferem ver as coisas prontas. Um exemplo simples desta "cultura" é que os jovens concentram-se ao assistir um filme mas não têm paciência de ler um livro. Me questiono o porquê desta preferência se em ambas as situações a pessoa envolve seu pensamento em uma estória.
Acho que o uso do computador abre uma opção a mais para a leitura e conseqüentemente para a escrita visto que através da Internet as pessoas têm acesso a uma gama imensa de informações de todo gênero. Os processadores de texto atuais são extremamente acessíveis e fáceis de manipular, então, é um convite para a escrita.
É de extrema relevância que as escolas ensinem o uso dos editores de texto pois atualmente é a melhor ferramenta de escrita que possuímos, pela sua interatividade, versatilidade e utilidades variadas. É inadmissível nos dias de hoje que poucas pessoas tenham acesso a este tipo de tecnologia; mas em minha opinião, daqui a alguns anos o computador será tão popular e acessível quanto a televisão.
Acho que a melhor forma de se ensinar a usar um editor de textos é fazendo com que a pessoa manipule suas funções e vá descobrindo aos poucos a utilidade de cada uma. A maioria das pessoas que conheço não fizeram curso algum para aprender a digitar seus textos, mas aprenderam por si mesmas ou com o auxílio de outras.