Data: 30/10/98 Hora: 21:07 Máquina: 143.54.41.164

Nome :
Endereco :
opiniao : teste 4


Data: 11/11/98 Hora: 15:25 Máquina: 143.54.41.60

Nome : Janaína Souza Neuls
Endereco : Relato das entrevistas
opiniao : 1. Qual o editor de texto que tu utilizas?
Entrevista 1: Word (não especificado)
Entrevista 2: Word 97
Entrevista 3: Word 7.0
2. Como aprendeste a utilizá-lo?
Entrevista 1: Explorando, não fiz curso.
Entrevista 2: Usando-o. Não fiz curso, mas a necessidade do meu emprego obrigou-me a aprender sozinha.
Entrevista 3: Curso do SENAC.
3. Quais as funções mais usadas no processador de texto?
Entrevista 1: Formatação das fontes, bordas e sombreamento.
Entrevista 2: Colar, copiar, formatar, configurar página, tabelas, inserir objetos e figuras, marcação e numeradores, teclas de atalho para diversos comandos, cabeçalho e rodapé, numeração de páginas e importação de textos da Internet com a devida adequação deles para um texto melhor e mais de acordo com as minhas necessidades.
Entrevista 3: Formatação de textos, copiar, recortar, colar, etc.


Data: 13/11/98 Hora: 00:42 Máquina: dl-pm3-07.poa.zaz.com.br

Nome : Liliane Nunes (2007/93-3)
Endereco : Relato das Entrevistas
opiniao : 1)Entrevistados:Daniel,17 - word 6.0; Letícia,18 - word 97;Cláudio,20 - word
2)Aprendi na prática e com as dicas de alguns amigos;
Eu fiz um curso no SENAC
Foi fazendo as aulas de inf01210-Introdução à Informática;
3)De um modo geral todos disseram que as funções mais usadas são:
recortar, colar,copiar,salvar documentos,formatar:fontes,bordas,
paragráfo,caracteres:negrito,sublinhado,centralizado...


Data: 13/11/98 Hora: 01:27 Máquina: prt11u27.ez-poa.com.br

Nome : Daniela Kommers
Endereco : Entrevistas e Observação
opiniao : Entrevistas
A - Ana Paula, 26 anos, bibliotecária
1. O editor de texto utilizado é o Word.
2. Aprendeu a utilizar o Word através de um curso no SENAC.
3. As funções mais usadas do processador de texto são Parágrafo, Fonte, Tamanho da Fonte, Sublinhado, Negrito, Salvar.
B - André, 12 anos, Sexta Série
1. O editor de texto utilizado é o Word.
2. Aprendeu a utilizar o Word sozinho, em casa, através da exploração do processador de texto. Posteriormente, aprendeu também a utilizá-lo por meio de aulas de Informática, ministradas no colégio. 3. As funções que mais utiliza são Fonte e Tamanho da Fonte.
C - Clarissa, 16 anos, Segunda Série do Segundo Grau
1. Utiliza o editor de texto Word 6.0 .
2. A princípio, aprendeu a utilizar o Word sozinha. Depois, fez um curso no SENAC, através do qual aprendeu algumas coisas novas.
3. As funções que mais utiliza são Salvar, Fonte, Tamanho da Fonte, Visualizar Impressão, Imprimir, Justificar, Negrito, Itálico, Sublinhado, Copiar, Recortar, Colar, Inserir Figura e Wordart.
D - Denise, 39 anos, bibliotecária
1. Utiliza os seguintes editores de texto: Word e Word Pad.
2. Aprendeu a usar os editores de texto por meio de um curso, na Escola Nacional, e através da prática no próprio trabalho.
3. As funções mais utilizadas são Fonte, Negrito, Recortar, Copiar e Colar.
E - Eduardo, 20 anos, seminarista
1. O editor de texto utilizado atualmente é o Word 6.0, mas, anteriormente, utilizava o Write.
2. Primeiramente, aprendeu a utilizar o Write. Depois, aprendeu a utilizar o Word 6.0 . Nos dois casos, tratou-se de uma autoaprendizagem.
3. As funções mais utilizadas são Fonte, Tamanho da Fonte e Parágrafo.
F - Gustavo, 9 anos, Quarta Série
1. Os editores de texto utilizados são o Word e o Word Pad.
2. A princípio, aprendeu a usar os editores de texto sozinho. Foi explorando, “escrevendo palavras”. Depois, pediu ajuda para o pai, o que possibilitou a aprendizagem de outras funções do Word. Além disso, começaram as aulas de Informática ministradas no colégio, as quais contribuíram para tal aprendizagem.
3. As funções que mais utiliza são Salvar, Tamanho da Fonte, Negrito, Itálico e Sublinhado.
G - Maria Gracinda, 45 anos, estudante e dona de casa
1. O editor de texto utilizado é o Word.
2. A aprendizagem aconteceu, primeiramente, através da ajuda dos colegas de trabalho e, mais tarde, por meio de um curso.
3. As funções mais utilizadas são Salvar, Parágrafo, Fonte, Tamanho da Fonte, Negrito e Sublinhado.
H - Paulo, 36 anos, diversos cursos de Informática
1. Utiliza o editor de texto Word 6.0 .
2. A aprendizagem de como utilizar o Word ocorreu através de um curso feito no SENAC. 3. As funções do processador de texto mais utilizadas são várias: Tamanho da Fonte, Tabulação, Marcadores e Numeração, Inserir Tabela, Cabeçalho e Rodapé, Negrito, Itálico, Sublinhado, Verificar Ortografia, Ferramenta Pincel, Copiar, Colar, Recortar, Auto Texto, Mala Direta, Envelopes e Etiquetas, Moldura, Inserir Planilha do Microsoft Excel, Inserir Figura, Wordart e Parágrafo. I - Talita, 20 anos, estudante de Pedagogia
1. Utiliza o editor de texto Word.
2. O início da aprendizagem se deu no colégio, por meio das aulas de Informática. No entanto, esta aprendizagem apenas tornou-se significativa depois de adquirir um computador, pois foi a partir desse momento que surgiu uma prática constante. Um outro canal de aprendizagem foi um curso realizado no SESC.
3. As funções mais utilizadas são Fonte, Tamanho da Fonte, Voltar, Salvar e Negrito.
J - Tiago, 14 anos, Oitava Série
1. O editor de texto utilizado é o Word 6.0 .
2. Aprendeu a utilizar o Word sozinho, em casa.
3. As funções mais utilizadas são Delete e Backspace.



Data: 13/11/98 Hora: 12:11 Máquina: 143.54.41.60

Nome : Janaína Souza Neuls
Endereco : Relato da observação
opiniao : A observação foi feita no dia 10 de novembro de 1998 na Faculdade de Educação (UFRGS) em turma da graduação.
Eu observei a turma da disciplina EDU 03388 - Tecnologia Educacional: ciência e técnica. No início da aula a professora dividiu a turma em dois grupos, um ficaria na sala de aula estudando o texto "Mitos e realidades na Tecnologia Educacional" de Carina Gabriela Lion, enquanto o outro iria para o LIES (Laboratório de Informática) para discutir o mesmo texto através da tele-conferência.
No LIES a professora sugeriu que as/os alunas/os ficassem em duplas, perguntou se alguém não sabia "mexer" no computador e em seguida explicou-lhes que utilizariam o programa NetMeeting e como ele funcionava, a tele-conferência não foi feita entre todas as duplas, assim sendo foram formados três grupos de discussão. Ao final da aula que durou aproximadamente quarenta e cinco minutos a professora perguntou se a discussão havia sido proveitosa, se havia alguma dúvida e por fim se eles/as haviam gostado da aula.



Data: 13/11/98 Hora: 16:45 Máquina: prt10u20.ez-poa.com.br

Nome : Daniela Kommers
Endereco : Entrevistas e Observação
opiniao : Observação de Aula de Informática
Local da Observação: Colégio Batista
Série da Turma Observada: Quarta
Os alunos que observei estavam na etapa final de um trabalho que já vinha sendo desenvolvido a algumas aulas. O trabalho constava no seguinte: os alunos, individualmente ou em duplas, deveriam escolher um assunto de seu interesse, a fim de realizar um hipertexto. Eles desenvolveriam um texto principal, versando sobre o assunto escolhido. A partir do texto principal, escolheriam 4 palavras para serem linkadas. Tais palavras remeteriam a outros pequenos textos, também desenvolvidos por eles. Os alunos denominaram seus hipertextos de Textos Instrucionais. Todo o trabalho seria feito no Word.
Uma menina escolheu como assunto a receita de um milk shake. Seu texto principal era a receita em si. Ela selecionou 4 palavras para serem linkadas, dentre as quais chocolate, leite e liqüidificador. Clicando em uma dessas palavras, surge um pequeno texto explicativo a respeito da mesma. Esse pequeno texto pode ser tanto uma definição da palavra, como uma nova informação sobre a mesma. No caso da palavra liqüidificador, surge uma pequena definição do aparelho.
Na aula que observei, os alunos deveriam concluir a realização dos links e fazer uma capa para o trabalho. Alguns ainda estavam envolvidos com o desenvolvimento do texto principal. Outros estavam praticamente terminando o trabalho.
Para fazer o trabalho e a capa do trabalho, os alunos utilizaram as mais diversas funções do Word. Pude observar como eles exploram intensamente as funções oferecidas e as possibilidades de variação. Fonte, Tamanho da Fonte, Cor da Fonte, Bordas e Sombreamento, Moldura, Figura e WordArt são algumas das funções altamente exploradas. A maioria gosta muito de variar a cor da fonte, especialmente com cores “vivas”. Além disso, gostam demais de ilustrar o trabalho com figuras, bem como de decorá-lo com molduras e bordas. Procuram utilizar fontes diferentes das habituais. No caso das capas, escolheram figuras que caracterizassem bem o assunto do texto.
Como os próprios alunos concluíram, seus trabalhos são verdadeiros textos instrucionais, pois possibilitam ao leitor conhecer um assunto e explorá-lo mais por meios dos links.



Data: 13/11/98 Hora: 16:56 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Cristiane Oliveira Rocha
Endereco : Relato das Entrevistas e Observação
opiniao : Entrevistas Entrevista 1 Nome: Karen Saldanha Idade: 16 anos P- Qual o editor de texto utilizado? R- "Word" P- Como aprendeu a usá-lo? R- "Na escola, porque eu sou do curso técnico em processamento de dados." P- Quais as funções mais usadas no editor de textos? R- "Fonte, negrito, justificar, visualizar e sublinhar". Entrevista 2 Nome: Michele Terres Idade: 16 anos P- Qual o editor de texto utilizado? R- "Word 97, mas antes usava Word 7.0." P- Como aprendeu a usá-lo? R- "Algumas coisas na escola, outras eu aprendi sozinha." P- Quais as funções mais usadas no editor de textos? R- "Formatação em geral, salvar, etc." Entrevista 3 Nome: Paola Pureza Idade: 16 anos P- Qual o editor de texto utilizado? R- "Word 97." P- Como aprendeu a usá-lo? R- "Sozinha na minha casa." P- Quais as funções mais usadas no editor de textos? R- "Fonte, negrito, corretor ortográfico, configuração da página, Itálico, Clipart." Entrevista 4 Nome: Caroline Rocha Idade: 16 anos P- Qual o editor de texto utilizado? R- "Word 97 e 7.0." P- Como aprendeu a usá-lo? R- "Em um cursinho de Windows e Word que fiz." P- Quais as funções mais usadas no editor de textos? R- "Negrito, Fonte, Justificar, Salvar, etc." Entrevista 5 Nome: Viviane Strubinsky Idade: 23 anos P- Qual o editor de texto utilizado? R- "Word 7.0." P- Como aprendeu a usá-lo? R- "Sozinha." P- Quais as funções mais usadas no editor de textos? R- "Digitação de textos em geral." Relato da Visita à Escola A Escola de 1º e 2º graus Martinho Lutero, localizada na cidade de Guaíba e pertencente a rede particular de ensino, oferece o curso de Técnico em Processamento de Dados para seus alunos do 2º grau. Neste curso, os alunos do 2º ano usam os computadores durante oito períodos semanais, o que corresponde a 8 horas. As aulas realizadas no computador são ministradas por um professor com formação em Processamento de Dados (nível superior) e Mestrado. Suas aulas são divididas da seguinte forma: n Processamento de Dados I: lógica de programação. n Processamento de Dados II: Windows e DOS. O trabalho realizado dentro destes conteúdos, ocorre da seguinte forma: os alunos dirigem-se ao LABIN (Laboratório de Informática) usando os computadores em duplas; as atividades propostas pelo professor são explicadas oralmente ou a partir da entrega de um papel explicando os procedimentos da aula; enquanto os alunos realizam seus trabalhos, o professor atende aos alunos que o chamam. No LABIN existem 24 computadores, sendo que apenas 5 tem multimídia e os computadores ligados à Internet são de uso exclusivos de professores e no número de 6.


Data: 13/11/98 Hora: 17:17 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : ANDRÉIA TORRES
Endereco : AULA 4
opiniao : ENTREVISTA 1.
NOME:JOÃO RICARDO
1)UTILIZA O WORD.
2)APRENDEU A USÁ-LO MANUSEANDO,NÃO TEM CURSO.
3)AS FUNÇÕES QUE MAIS UTILIZA SÃO:RECORTAR,COLAR,COPIAR E CENTRALIZAR.
ENTREVISTA 2.
NOME:HELENA
1)UTILIZA O WORD.
2)APRENDEU A USAR POR CONTA PRÓPRIA,POR NECESSIDADE.
3)AS FUNÇÕES MAIS USADAS SÃO:RECORTAR,COLAR,COPIAR,FORMATAR,SALVAR, IMPRIMIR.
ENTREVISTA 3.
NOME:REJANE
1)UTILIZA O WORD.
2)APRENDEU COM CURSO,DATA CENTER.
3)AS FUNÇÕES MAIS USADAS SÃO:COPIAR,RECORTAR,COLAR,INSERIR SÍMBOLOS, VISUALIZAR,SALVAR,IMPRIMIR.
VISITA A UM COLÉGIO.
COLÉGIO SANTA INES.
NOME:CRISTIANO SANTOS.
NO COLÉGIO,LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA É DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA À QUARTA SÉRIE.TRABALHAM COM WORD.DA QUINTA SÉRIE EM DIANTE É OPCIONAL.
APLICATIVOS USADOS:
1)FINE ARTIS-ESCREVE,DESENHA,CONTA HITÓRIAS...
2)CRIATIVE WRITTER-TEM MOVIMENTO.DESENHA,PINTA...
AS CRIANÇAS USAM UM ELEVADOR VIRTUAL PARA SE DESLOCAREM. PODEM IR PARA SALAS DE DESENHO,SALAS DE ESTUDO,ETC.
3)LOGO (QUINTA SÉRIE EM DIANTE)-APRENDEM UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.NESTE PROGRAMA SÃO UTILIZADOS COMANDOS BÁSICOS,ÂNGULOS, LADOS,COORDENADAS CARTESIANAS,ETC.
OUTROS USOS QUE OS ALUNOS FAZEM DO COMPUTADOR NA ESCOLA SÃO PESQUISAS.PESQUISAM EM LIVROS E NA INTERNET.EM HTML MONTAM SUAS PÁGINAS QUE FICARÃO DISPONÍVEIS À OUTRAS PESQUISAS.



Data: 13/11/98 Hora: 17:36 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : marcia stypulkowski, lady garcia luiz
Endereco : relato das entrevistas e da observação
opiniao : Foram entrevistadas três pessoas sobre qual o editor de texto que usam e todas responderam que usam o word 7.0. Duas destas pessoas informaram que aprenderam a usá-lo sozinhas, e apenas uma delas disse que fez curso de informática. As funções mais utilizadas para estas pessoas, em seus trabalhos diários, são as funções inerentes a digitação de textos e confecção de tabelas. Quanto ao uso de computadores em alguma escola ou universidade, verificou-se que usualmente o uso do computador é relacionado com o curso que o aluno realiza. Por exemplo, os alunos da matemática, usam o computador para desenvolver programas específicos da área, como programas de cálculos e desenho geométrico, e os alunos de outros cursos, por exemplo da química, usam programas para calcular reações químicas e outras atividades correlatas.


Data: 13/11/98 Hora: 17:39 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Maria Luciana Gil Nazario
Endereco : Entrevistas
opiniao : Entrevista 1 Nome: Ana Flávia Idade: 22 anos Profissão: professora 1. Qual o editor de texto mais utilizado? Word. 2. Como aprendeu a utilizá-lo? Aprendi a utilizá-lo pela necessidade. Passei trabalho e, por vezes, contei com a ajuda de amigos que entendiam um pouco mais do que eu. Hoje, consigo executar praticamente tudo o que preciso na realização dos meus trabalhos. 3. Quais as funções mais utilizadas no editor de texto? Digitação, recorte e colagem, alinhamento do texto, inserção de figuras, tipo e tamanho da fonte, desfazer e refazer uma ação. Entrevista 2 Nome: Cláudia Idade: 16 anos Profissão: estudante 1. Qual o editor de texto mais utilizado? Word. 2. Como aprendeu a utilizá-lo? Através de um curso feito em meu colégio e também fazendo experiências no meu próprio computador. 3. Quais as funções mais usadas no editor de texto? Alinhamento, inserção de figuras, recorte e colagem. Entrevista 3 Nome: Andrea Idade: 22 anos Profissão: estudante 1. Qual o editor de texto mais utilizado? Word. 2. Como aprendeu a utilizá-lo? Através de outras pessoas qaue me ensinaram e depois num curso de informática. 3. Quais as funções mais usadas no editor de texto? Alinhamento, margens, modificação da fonte, recursos de sublinhado, itálico e negrito, inserção de figuras, wordart, recorte e colagem.


Data: 13/11/98 Hora: 17:43 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : carolina Lanner Fossatti e Cecília Flores
Endereco : Entrevistas
opiniao : Perguntas: a) Qual o editor de textos mais usado? b) Como aprendeu a usar? c) Quais as funções mais usadas? d) Como venceu as dificuldades no uso? 1)Vivian Castro, 20 anos a) Word b) Curso no SENAI c) Salvar, imprimir, negrito, itálico, formatar letra... d) Com a ajuda de amigos que sabiam usar. 2) Felipe Machado, 22 anos a) Word b) Fiz curso de Windowns e Dos, os outros aplicativos aprendi a usar sozinho. c) Visualizar impressão, formatar página, fonte, letra, corretor ortográfico, imprimir, salvar, configurar cabeçalho e rodapé. d) De acordo cam a necessidade pedia auxílio ou ia na ajuda do programa. 3) Tânia Amaral, 19 anos a) Word b) Sozinha, a partir do momento que ia precisando c) Salvar, inserir figura, tabela, gráfico,ferramentas da barra... d) Com a ajuda fornecida pelo próprio aplicativo. Observação na Escola: A escola observada foi Nossa Senhora do Rosário, uma turma de 6ª série. Com base nas informações de alunos chegamos ao conhecimento que o uso do computador se dá uma semana sim e outra não. Os programas são: Everest, The Cruncher (planilha eletrônica facilitada) e também jogam. Interagem com o computador basicamente nas aulas de Matemática e Inglês. Foi nos relatado que o Word nunca foi utilizado, de forma que os professores não direcionam o ensino para o uso dos aplicativos.


Data: 13/11/98 Hora: 17:45 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Adriana Sehnem - 0031/90-3; Cátia Cristina Lima - 0609/97-7; Jaqueline da Silva Alves - 1448/94-7 e Juliana Almeida - 1807/97-9
Endereco : Relatório das Entrevistas e das Observações
opiniao : Visitamos as seguintes instituições: Restinga Transportes Coletivos, Microsul Informática e Data Control. Na Data Control entrevistamos dois instrutores (Rafael, Erlon), já na Restinga Transportes Coletivos foi entrevistada a Profª Cláudia Batista (alfabetização de adultos).
Foi possível constatar através das entrevistas que a maioria dos alunos que utilizam o computador possuem uma grande dificuldade em criar novas possibilidades de trabalho. Agem mecanicamente. Como nos disse um dos professores, eles não pensam, só repetem os exemplos aprendidos, fora destes sentem-se perdidos.
Estes alunos se encaminham praticamente para a área comercial, buscam perder o medo de mexer no computador e principalmente uma noção de como acessar, para que serve e como funciona. Não planejam construir nada, apenas utilizar os programas das empresas em que trabalham ou trabalharão.
Estas instituições de ensino têm como prioridade o lucro, não preocupam-se com a metodologia utilizada na transmissão de conhecimentos.
Segundo o instrutor Erlon a grande maioria de seus colegas aprendem a dar aulas de informática em sala de aula. Não possuem uma formação pedagógica básica, são pessoas que tem apenas um pouco mais de conhecimento na área. Sendo assim, os alunos saem dali reproduzindo o que aprenderam. Este professor (visivelmente preparado) procura despertar em seus alunos a curiosidade, partindo da parte histórica da computação, levando-os a refletir sobre os profissionais que irão ser.
Na empresa de Transportes, o editor de texto utilizado pela professora é o Word para Windows 95. A mesma tem como opinião: " o computador deve ser usado como recurso pedagógico, ou seja, um suporte para nortear os conteúdos e objetivos a serem atingidos. Não devemos nos desvincular do referencial teórico para que possamos exercer uma prática educacional consciente."
Dos 5 (cinco) entrevistados, todos utilizam o editor de texto Word, cada um faz uso de variados recursos. Entre eles destacamos: Produção de texto, formatação, desenhos, tabelas, reprodução de histórias, gráficos e demais recursos da tela do computador.
Esta atividade extraclasse possibilitou-nos uma visão mais ampla do uso do computador na educação, vimos também que muitos indivíduos ainda se encontram desnorteados em relação à informatização do mundo, sentindo-se pressionados pela sociedade desta época, gerando sentimentos de exclusão para quem não faz uso da máquina.



Data: 13/11/98 Hora: 17:49 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Isabel Farias Senna & Regina Inês Kothe de Oliveira.
Endereco : Relato da Observação.
opiniao : Observamos uma aula da disciplina Tecnologia na Educação: Ciência e
Técnica. A professora orientou os alunos para que, através do Netmeeting,
debatessem sobre a leitura de um texto anteriormente lido.
Percebemos que a aula não foi muito produtiva, uma vez que nem todos
os alunos estavam executando, exatamente, a atividade proposta, pois
estavam fugindo do devido assunto.



Data: 13/11/98 Hora: 17:56 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : marcia stypulkowski e lady garcia luiz
Endereco : relato das entrevistas e da observação
opiniao : Foram entrevistadas três pessoas sobre qual o editor de texto que usam e todas responderam que usam o word 7.0. Duas destas pessoas informaram que aprenderam a usá-lo sozinhas, mexendo no computador, mas não sabem algumas funções, e apenas uma delas disse que fez curso de informática. As funções mais utilizadas para estas pessoas, em seus trabalhos diários, são as funções inerentes a digitação de textos e confecção de tabelas (na digitação, usam os comandos da barra de ferra mentas(editar, formatar, exibir, arquivo, tabelas), também usam figuras.
Quanto ao uso de computadores em alguma escola ou universidade, verificou-se, na Ufrgs, que usualmente o uso do computador é relacionado com o curso que o aluno realiza. Por exemplo, os alunos da matemática, usam o computador para desenvolver programas específicos da área, como programas de cálculos e de desenho geométrico, e os alunos de outros cursos, por exemplo da química, usam programas para calcular reações químicas e outras atividades correlatas.
Em uma escola de 1o grau (particular), o uso do computador se restringe a parte de entretenimento (jogos e desenhos), na hora do recreio ou com hora marcada pela turma. Havia um instrutor que acompanhava os alunos.



Data: 13/11/98 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Isabel Farias Senna & Regina Inês Kothe de Oliveira.
Endereco : Relato das entrevistas.
opiniao : Questão 1.
Respostas:
Entrevista 1: Word 7.0
Entrevista 2: Word 7.0
Entrevista 3: Word 7.0
Entrevista 4: Word 7.0
Entrevista 5: Word 97
Entrevista 6: Word 97

Questão 2.
Entrevista 1: Aprendi na marra. Fiz no SENAC até o Windows 3.0 e na rotina de fazer trabalhos
necessitei do Word. Pedi umas dicas, mas levei muito na cara. Daí, com o tempo e com o uso, hoje
sinto-me confiante, uso várias ferramentas.
Entrevista 2: Sem fazer curso algum; mexendo e fuçando. Na medida que eu precisava, explorava até
encontrar. O meu pai, quando necessário, me dava umas dicas.
Entrevista 3:Aprendi sozinha. Nunca fiz curso a respeito. Quanto mais necessito usá-lo, mais aprendo.
Entrevista 4: Com a prática diária.
Entrevista 5: Aprendi utilizando seus recursos na prática, ou seja, editando textos de trabalhos e me
baseando em livros específicos.
Entrevista 6: Na prática e cursos.

Questão 3:
Entrevista 1: As funções mais usadas são: centralizar, paginar, fontes, WordArt e etc..
Entrevista 2: Formatação de fontes, bordas e sombreamento. Além, é claro, do WordArt.
Entrevista 3: Recortar, colar, justificar, centralizar, auto-correção, WordArt.
Entrevista 4: Centralizar, visualizar página, mudar cor da fonte, recortar e colar.
Entrevista 5: Auxiliar na editoração de textos, confecções de cartazes e panfletos,
mala direta, entre outros.
Entrevista 6: Corretor ortográfico, formatações, fontes, parágrafos, tabelas, editoração
de figuras, impressão.


Data: 13/11/98 Hora: 18:25 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : MARLI ALVONOZ
Endereco : RELATO DAS ENTREVISTAS E DA OBSERVAÇÃO
opiniao : Entrevistei três pessoas e todas usam editor de texto Word.Todas responderam que aprenderam a usar o editor sozinhos,isto é, descobriram os recursos do mesmo por curiosidade, necessidade ou uma dica ocasional.
As funções básicas mais utilizadas são: copiar, recortar, tabular, colar,salvar,imprimir,alinhar,formatar.



Data: 13/11/98 Hora: 18:34 Máquina: 143.54.41.17

Nome : Carla Flores
Endereco : Entrevistas com pessoas que utilizam-se de editor de texto e relato de uma aula de informática
opiniao : Entrevistei Maria Adelina, Marcia Losada e Rosemary , ambas disseram utilizar o word (6,7 e 97) como editor de texto, que aprenderam mais através da curiosidade e de experimentações e somente uma delas recen- temente fez um curso de informática. Com relação aos recursos mais usados disseram ser: negrito, centralizar, justificar, configurar página, imprimir, salvar e fonte. Sou professora estagiária de alfabetização de jovens e adultos e relato aqui uma aula que fizemos na quarta feira 11/11/98 aqui no LIES cujo objetivo era que digitassem suas histórias de vida, as quais farão parte um livro de "biografias". Alguns alunos e alunas já haviam lidados com computadores, outros porém não,por isso neste dia a aula se deu mais no conhecer o teclado, ou seja a localização das letras e a função de certas teclas como o espaçador, as setas de mecher o cursor, as de deletar, o tabulador... Poucos alunos mostraram resistência na utilização desta ferramenta, e no decorrer do trabalho foram dominando seus anseios e percebendo que esta máquina não é um bicho difícil de ser manipulado. Como já mencionei o grupo ao qual estou me referindo esta alfabe- tizando-se e por isso algumas de suas escritas não correspondem a escrita formal e quando assim digitadas apareciam sublinhadas de vermelho o que lhes indicava a necessidade de alguma "correção" o que possibilitou a eles/as a reflexão sobre a escrita de certas palavras. Ao final da aula alguns/as comentaram que haviam gostado muito e que desejariam ter mais aulas em que utilizassem o computador.


Data: 13/11/98 Hora: 18:39 Máquina: 143.54.41.18

Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA
Endereco : USO DO EDITOR DE TEXTO
opiniao : ENTREVISTA COM A PROFESSORA GISELE GUTJAHR GOES DO CURSO ROHDEN 1.QUAL O EDITOR DE TEXTO UTILIZADO? WORD 97 2-COMO APRENDERAM A USA-LO? REALIZANDO CURSOS NA DATACONTROL E NA PRATICA DIARIA. 3-QUAIS AS FUNCOES MAIS USADAS? DIGITACAO, SALVAR E ABRIR ARQUIVOS ,RECORTAR, COPIAR, COLAR E O VERIFICADOR DE ORTOGRAFIA. ENTREVISTA A PROFA LIANE WERNER -DEPTO DE ESTATISTICA-UFRGS 1-QUAL O EDITOR DE TEXTO UTILIZADO? WORD 97 2-COMO APRENDERAM A USA-LO? APRENDI "MEXENDO" E UTILIZANDO A AJUDA DO PROGRAMA. 3-QUAIS AS FUNCOES MAIS USADAS DO PROGRAMADOR DE TEXTO? FORMATAR FONTE, PARAGRAFO, ESTILO, VISUALIZAR IMPRESSAO, IMPRIMIR, INSERIR FIGURAS, INSERIR OBJETOS, RECORTAR, COLAR, COPIAR, SALVAR COMO HTML, FORMATACAO DE TABELA, SALVAR, ABRIR. UTILIZO MUITAS OUTRAS FUNCOES DO WORD. ENTREVISTA COM A PROFESSORA ANNA CAROLINA REGNER-DEPTO FILOSOFIA-UFRGS 1.QUAL O EDITOR DE TEXTO UTILIZADO? WORD 97 2-COMO APRENDERAM A USA-LO? APRENDI CONSULTANDO PROGRAMAS E PELA PRATICA DIARIA. 3-QUAIS AS FUNCOES MAIS USADAS DO PROCESSADOR DE TEXTO? IMPRIMIR, RECORTAR, COLAR, COPIAR, ABRIR, SALVAR E OUTRAS TANTAS FUNCOES.


Data: 13/11/98 Hora: 18:39 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : Patricia Bandeira da Rosa Luciane Andreia Ribeiro Leite
Endereco : Relato das Entrevista e da Observação
opiniao : Primeira Entrevista:
1) WORD.
2) Em um curso específico: SENAC e Data Control.
3) Formatação, parágrafos, visualização, tabelas, etc.
4) As dificuldades foram sanadas com amigos ou através dos materiais didáticos do curso.
Segunda Entrevista:
1) WORD.
2) Cursos básicos no SENAC.Foram repetidos várias vezes.
3) Utiliza todas as ferramentas: Letras, cor, correção ortográfica e etc.
4) Nunca teve grandes dificuldades, pelo contrário possui facilidade em utilizar o programa.É uma questão de manusear e ter contato com o computador aprendeu do seu jeito, no curso organizou as informações.
Terceira Entrevista:
1) WORD 2) Fazendo curso particular e an prática que é o mais importante.
3) Corretor ortográfico,tabela,tela inteira, desfazer e etc.
4) As dificuldades foram superadas através da curiosidade, investigação e prática.
RELATO DA OBSERVAÇÃO:
A observação foi realizada em uma pré-escola particular de Porto Alegre, que atende crianças de zero a dez anos.
As aulas de computação são realizadas uma vez por semana no período de cinquenta minutos por professores especializados. Os alunos trabalham nos computadores em duplas. Esta atividade é realizada com as crianças a partir dos três anos.
A turma observada era composta por alunos de seis a oito anos. Neste dia eles estavam montando um desenho para colocarem em uma camiseta, utilizando para isso o programa KID-PIX, aproveitando todos os recursos existentes.
Encerrada esta tarefa os alunos realizaram atividades livres utilizando um CDROM com jogos.
O contato co o editor de texto inici-se a apartir dos cinco anos. Para isso os professores se utilizam de um programa preparatório infantil cha mado FINE-ARTIST que direciona o trabalho com o WORD. Este programa propor ciona noções de diferentes tipos de letras, cores, desenhos e etc. Após este primeiro contato é apresentado aos alunos o editor de texto ( WORD ), sempre se realizando um comparativo com o programa anterior.
A orientação do professor é dada de maneira clara e objetiva, procurando relembrar aos alunos os comandos já trabalhados. As crianças possuem do mínio dos comandos básicos, como procurar recursos e utilizá-los de ma neira mais adequada. Fazem uso do mouse e de algumas funções do teclado.
As atividades são planejadas de acordo com os assuntos que estão sen do trabalhados em cada turma. Os alunos entre três e quatro anos utilizam atividades cujo o objetivo é mais direcionado ao contato com o mouse, como jogos, memória, histórias, além disso são utilizados programas educativos.
Constatamos a facilidade com que as crianças manuseiam o computador dominando os comandos básicos.



Data: 13/11/98 Hora: 18:46 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : MARLI ALVONOZ
Endereco : RELATO DAS ENTREVISTAS E DA OBSERVAÇÃO
opiniao : Entrevistei três pessoas e todas usam editor de texto Word.Todas responderam que aprenderam a usar o editor sozinhos,isto é, descobriram os recursos do mesmo por curiosidade, necessidade ou uma dica ocasional.
As funções básicas mais utilizadas são: copiar, recortar, tabular, colar,salvar,imprimir,alinhar,formatar.
Observei que no laboratório da Matemática da UFRGS, os alunos usam o computador dentro do contexto da disciplina em que estão cursando.É uma aplicação direcionada para o melhor aproveitamento, no qual o aluno tem oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teoricos,como por exemplo o Cabri e o Slogo.


Data: 13/11/98 Hora: 18:46 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : MARLI ALVONOZ
Endereco : RELATO DAS ENTREVISTAS E DA OBSERVAÇÃO
opiniao : Entrevistei três pessoas e todas usam editor de texto Word.Todas responderam que aprenderam a usar o editor sozinhos,isto é, descobriram os recursos do mesmo por curiosidade, necessidade ou uma dica ocasional.
As funções básicas mais utilizadas são: copiar, recortar, tabular, colar,salvar,imprimir,alinhar,formatar.
Observei que no laboratório da Matemática da UFRGS, os alunos usam o computador dentro do contexto da disciplina em que estão cursando.É uma aplicação direcionada para o melhor aproveitamento, no qual o aluno tem oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teoricos,como por exemplo o Cabri e o Slogo.



Data: 13/11/98 Hora: 20:10 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Anderson Luís do AMARAL dos Santos e Vinicius Cabral Almada
Endereco :
opiniao : Bete: Aprendi a lidar com o computador, com o auxílio do meu pai, que ensinou-me a utilizar o word, pois eu necessitava do mesmo, para realizar as minhas tarefas escolares, o programa que eu mais utilizo é o word. Eduardo: Quando ganhei o meu computador logo tratei de aprender a utiliza-lo. Em um primeiro, momento o computador foi minha diversão, pois eu apenas utilizava-o para jogar, pouco a pouco eu fui aprendendo a utiliza-lo para outros fins, principalmente para fazer os meus trabalhos, utilizo o word e o Excel. Michele: Aprendi a usar o computador, por necessidade, pois no colégio exigiam trabalhos apresentados em disquetes. Aprendi a usar o Excel, pois muitos dos trabalhos eram com planilhas, o word eu utilizo para fazer trabalhos com texto. A utilização do computador na educação O computador é um instrumento de grande valor para aqueles que utilizam-no, independente do modo como é utilizado, mas o principal objetivo dessa, é mostrar como é utilizado o computador na escola. Os professores utilizam o computador para ministrar aulas, pois com auxílio desse, conseguem elaborar aulas muito produtivas. Os educandários revezam-se para utilizar o laboratório de informática, pois o mesmo não é restrito a um único educador, logo, todos tem direito a usufrui-lo, independente da matéria por ele ministrada. Para que o professor utilize o laboratório de informática para explicar determinado assunto, é necessário que o mesmo possua um sofeter do programa a ser apresentado. Os computadores são ajustados para atender as necessidade, tanto dos professores, como a dos alunos. Essas máquinas contém: Windows 95 , Excel, Poir Point entre outros. O laboratório de informática não é restrito a série A ou B, mas as aulas de informáticas sim, isso por que o volume de alunos é muito elevado. Para que o laboratório conseguisse atender a todos, foi necessário estabelecer alguns horários, como por exemplo restringir as aulas de informática as 5° e 8° séries do 1°, e a 2° do 2°., para os demais alunos o laboratório fica a disposição. O programa word 95 é o mais utilizado pelos alunos, que utilizam para realizarem suas tarefas escolares. Em vista do texto acima apresentado, fica claro que, o computador é uma excelente ferramenta de trabalho na mão de professores e alunos, que utilizam-no para os mais variados tipos de trabalhos.


Data: 13/11/98 Hora: 20:23 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Anderson Luís do AMARAL do Samtos
Endereco :
opiniao : As questões foram respondidas na aula 5,e gravadas por engano,na mesma. Desculpe-me pelo engano.


Data: 13/11/98 Hora: 20:23 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Merces Diana
Endereco : Relato das Entrevistas
opiniao : Entrevistados - Carlos, Ivan, Gerson Idades - 46 , 17 , 25 Qual editor de texto que utilizam ? Word Como aprenderam a usá-lo? Curso Senac, Lendo e explorando,Curso Quais as funções usadas no processador de textos: No geral as respostas foram: apesar de existirem outros editores de textos, o Word é mais versátil, com inúmeras ferramentas, como por explo fontes e tamanhos diferentes, sombreado, negritos, inserir, colar, recortar,dicionário, facilitando e enriquecendo o trabalho. entre tantas outras. Como os alunos usam o computador: Geralmente os alunos tem um contato com a máquina, pois qdo chegam ao laboratório os computadores já estão abertos no programa que será utilizado na aula, na pré- escola geralmente trabalham com jogos e da 1º a 4º trabalham com alguns textos utilizando o word. Algumas ferramentas utilizadas pelos alunos- fontes, Negrito, impressão, inserir figuras, recortar, colar.


Data: 13/11/98 Hora: 20:29 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Merces Diana
Endereco : Relato das Entrevistas
opiniao : Entrevistados - Carlos, Ivan, Gerson Idades - 46 , 17 , 25 Qual editor de texto que utilizam ? Word Como aprenderam a usá-lo? Curso Senac, Lendo e explorando,Curso Quais as funções usadas no processador de textos: No geral as respostas foram: apesar de existirem outros editores de textos, o Word é mais versátil, com inúmeras ferramentas, como por explo fontes e tamanhos diferentes, sombreado, negritos, inserir, colar, recortar,dicionário,formatar páginas, visualizar, facilitando e enriquecendo o trabalho. entre tantas outras. Como os alunos usam o computador: Geralmente os alunos tem um contato com a máquina, pois qdo chegam ao laboratório os computadores já estão abertos no programa que será utilizado na aula, na pré- escola geralmente trabalham com jogos e da 1º a 4º trabalham com alguns textos utilizando o word. Algumas ferramentas utilizadas pelos alunos- fontes, Negrito, impressão, inserir figuras, recortar, colar. Mas todas as atividades são direcionadas. Os alunos não podem explorar os diferentes recursos que o computador oferece.


Data: 13/11/98 Hora: 20:47 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vander Edison A. Pedroso Mat: 3286/97-1
Endereco : Relato das Entrevistas
opiniao : PESSOAL ENTREVISTADOS 1º Entrevistado: Laerte Rodrigues Silva - Téc. Contábil 2º Entrevistado: Sérgio Luís Bombassaro - Ch. Dep. Pessoal 3º Entrevistado: Tatiana Martins de Meneses - Aux. Cotábil 1)Qual o editor de texto utilizado? 1º - Word 2º - Word 3º - Word 2)Como Aprendeu a usá-lo? 1º - Fiz curso no SENAC 2º - Aprendi no trabalho, depois tive curso na UFRGS 3º - Tive algumas noções na Escola Irmão Pedro e aprendi bastante no trabalho 3)Quais as funções mais usadas do processador de textos? 1º - Formatação da fonte, tabulação, revisor ortográfico, inserir objetos(desenhos, planilhas). 2º - Abrir, fechar, gravar arquivos, todas as formatações de fonte, formatação de paragrafo, tabulação, cabeçalho, roda-pé, etc. 3º - Uso só o básico: Formatação da fonte, como negrito, itálico, tipo de letra, tamanho; formatação de paragrafo, revisor, tabulação, cabeçalho. VISITA - ESCOLA MUNICIPAL DE 2º GRAU EMÍLIO MAYER Existe na escola uma sala com alguns computadores que sâo utilizado principalmente para aulas das diciplinas de Mecanografia II e III. Os alunos aprendem a utilizar: »Word e Power Point em Mecanografia II. »Ecxel e Acsses em Mecanografia III. »Existe também um computador onde professores e alunos navegam na Internet


Data: 13/11/98 Hora: 20:50 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Paula Veronica Mello; Marangela Agnolin;Maria Fátima R. de Oliveira
Endereco : Relatório das entrevistas
opiniao : Respostas do primeiro entrevistado: Adriano M. Soares
Questão 1:
O editor de texto utilizado é o word.

Questão 2:
Aprendi em um curso de informática e me aprimorei em casa.

Questão 3: Formatação de fonte, abrir e fechar arquivos, tabulação,
parágrafo, margem, etc.

Questão 1:
O meu editor de texto é o word.

Questão 2:
Aprendi sozinha, devido a necessidade em função do meu emprego.
Recorte, cola, formatação de parágrafos, tabulação, inserir objetos e
correção de ortografia.

Respostas do terceiro entrevistado:Margoth Zaricta

Questão 1:
Word

Questão 2
Com professor particular.

Questão 3:
Formatar, configurar páginas, cabeçalho e rodapé,
teclas de atalho, marcador de texto,e outros.
Observação da escola Santo Antônio 1º e 2º grau. Observamos uma aula de computação para uma turma de 8ª série. A aula foi ministrada por apenas uma professora sendo que a turma estava divida em duas. Nas aulas, os alunos aprendem coisas básica como abrir ou criar um programa, digitar e formatar um texto, aprendem também a utilizar tanto o Word quanto o Excel. Na sala havia 1 computador para cada dois alunos.


Data: 13/11/98 Hora: 20:52 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira e Eduardo Brandão Fornari
Endereco : Relatório sobre o Editor de Texto
opiniao : Entrevista Das pessoas entrevistadas para saber como aprenderam a usar o editor de texto. As três disseram que o editor mais utilizado é o Word. Todos aprenderam a usar o Word manuseando. As funções mais usadas: dois disseram fonte, tamanho da fonte e correção ortográfica, já a outra pessoa falou da fonte, colar, copiar, salvar, abrir arquivos e imprimir. As dificuldades iniciais foram vencidas reservando um tempo para experimentar seus recursos e a utilização do "ajuda" , quando não lembravam de algum recurso disponível. Editor de Texto no Ensino-Aprendizagem É importante encorajar desde cedo uma atitude equilibrada é crítica em relação ao editor de texto, pois não deve ser visto como assustador ou complexo. O aluno aprende mais quando ele pesquisa informações que lhe interessa, o editor de texto possui muitos recursos para ser explorado, que facilita este princípio ( pesquisa ). Sua utilidade imediata nas tarefas escolares possibilita que os alunos apresentem melhor seus trabalhos e agiliza a produção, permitindo que sobre mais tempo para o estudo dos conteúdos. Mas não deve esquecer que a sua melhora não substitui a inteligência humana. Educadores devem estar alertas para o fato que no editor de texto é muito fácil recortar, colar um texto ou outro tipo de documento para um trabalho escolar. Por isso seu conteúdo deve adequar-se ao ensino. É muito útil aos professores, pois facilita a criação de testes e exercícios. A produção feita com o editor de texto pode ser guardada em arquivos para ser aperfeiçoado e reutilizada depois. Visita ao Instituto de Matemática da PUC-RS O Instituto de Matemática da PUC-RS utiliza o computador voltado para o ensino de disciplinas matemáticas, tais como, Cálculo A, Cálculo B, Estruturas Algébricas, Geometria Analítica e Álgebra Linear, para o curso de Bacharelado em Informática dessa mesma universidade. O software utilizado é o MapleV, onde as aulas são ministradas em um laboratório de computação. As aulas são divididas da seguinte maneira: 80% de aulas teóricas em sala de aula e o restante no laboratório de computação. Os alunos das disciplinas citadas acima fazem uso da Internet para acessar referências bibliográficas, conceitos das provas e trabalhos, FTP para listas de exercícios e lâminas utilizadas em sala de aula e fazem uso do e-mail para contatar o professor. Para o acesso de conceitos na Internet é utilizado uma senha ( cada aluno tem uma senha ). Quantos aos conteúdos são revistos nas aulas de laboratório, onde isto se dá através de uma atividade prática. As aulas de laboratório fornece também uma introdução aos novos conceitos utilizados.


Data: 13/11/98 Hora: 20:52 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vander Edison A. Pedroso Mat: 3286/97-1
Endereco : Relato das Entrevistas
opiniao : PESSOAL ENTREVISTADOS

1º Entrevistado: Laerte Rodrigues Silva - Téc. Contábil

2º Entrevistado: Sérgio Luís Bombassaro - Ch. Dep. Pessoal

3º Entrevistado: Tatiana Martins de Meneses - Aux. Cotábil

1)Qual o editor de texto utilizado?

1º - Word

2º - Word

3º - Word

2)Como Aprendeu a usá-lo?

1º - Fiz curso no SENAC

2º - Aprendi no trabalho, depois tive curso na UFRGS

3º - Tive algumas noções na Escola Irmão Pedro e aprendi bastante no trabalho

3)Quais as funções mais usadas do processador de textos?

1º - Formatação da fonte, tabulação, revisor ortográfico, inserir objetos(desenhos, planilhas).

2º - Abrir, fechar, gravar arquivos, todas as formatações de fonte, formatação de paragrafo, tabulação, cabeçalho, roda-pé, etc.

3º - Uso só o básico: Formatação da fonte, como negrito, itálico, tipo de letra, tamanho; formatação de paragrafo, revisor, tabulação, cabeçalho.


VISITA - ESCOLA MUNICIPAL DE 2º GRAU EMÍLIO MAYER

Existe na escola uma sala com alguns computadores que sâo utilizado principalmente para aulas das diciplinas de Mecanografia II e III.
Os alunos aprendem a utilizar:

»Word e Power Point em Mecanografia II.

»Ecxel e Acsses em Mecanografia III.

»Existe também um computador onde professores e alunos navegam na Internet.




Data: 13/11/98 Hora: 20:55 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : JOÃO SILVA
Endereco : ENTREVISTA
opiniao : Relato das respostas referente a entrevista que realizei com pessoas que utilizam o computador no dia a dia: PERGUNTAS: 1ª) Qual o editor de texto utilizado ? As três pessoas entrevistadas me responderam que o Word. 2ª) Como aprenderam a usá-lo? 1ª Pessoa: Aprendeu sozinha, diante da necessidade que o ajudou a acelerar o conhecimento. 2ª Pessoa: Aprendeu na Faculdade. 3ªPessoa: Aprendeu através de curso patrocinado pelo trabalho 3ª) Qual as funções mais usadas do processador de Texto? Os três responderam que usavam as funções de copiar, configurar páginas, inserir objetos e figuras, salvar, recortar, colar. Quanto a visita a alguma Escola ou Universidade, na verdade estive em curso ministrado pela Instituição em que pertenço e que semestralmente realiza cursos em informática com a finalidade de capacitar seus integrantes a saberem manipular o computador na execução nas tarefas rotineiras. Portanto o curso começa distribuindo apostilamentos com ferramentas explicativas sobre o computador, dando a nomenclatura geral, como também as funções do teclado. O curso busca o básico em MS-DOS, WINDOWS, WORD. O alunado vai treinando editoração de texto, utilizando todos os recursos para uma melhor apresentação do mesmo.


Data: 13/11/98 Hora: 20:56 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : JOÃO SILVA
Endereco : ENTREVISTA
opiniao : Relato das respostas referente a entrevista que realizei com pessoas que utilizam o computador no dia a dia: PERGUNTAS: 1ª) Qual o editor de texto utilizado ? As três pessoas entrevistadas me responderam que o Word. 2ª) Como aprenderam a usá-lo? 1ª Pessoa: Aprendeu sozinha, diante da necessidade que o ajudou a acelerar o conhecimento. 2ª Pessoa: Aprendeu na Faculdade. 3ªPessoa: Aprendeu através de curso patrocinado pelo trabalho 3ª) Qual as funções mais usadas do processador de Texto? Os três responderam que usavam as funções de copiar, configurar páginas, inserir objetos e figuras, salvar, recortar, colar. Quanto a visita a alguma Escola ou Universidade, na verdade estive em curso ministrado pela Instituição em que pertenço e que semestralmente realiza cursos em informática com a finalidade de capacitar seus integrantes a saberem manipular o computador na execução nas tarefas rotineiras. Portanto o curso começa distribuindo apostilamentos com ferramentas explicativas sobre o computador, dando a nomenclatura geral, como também as funções do teclado. O curso busca o básico em MS-DOS, WINDOWS, WORD. O alunado vai treinando editoração de texto, utilizando todos os recursos para uma melhor apresentação do mesmo.


Data: 13/11/98 Hora: 21:00 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : JOÃO SILVA
Endereco : ENTREVISTA
opiniao : Relato das respostas referente a entrevista que realizei com pessoas que utilizam o computador no dia a dia: PERGUNTAS: 1ª) Qual o editor de texto utilizado ? As três pessoas entrevistadas me responderam que o Word. 2ª) Como aprenderam a usá-lo? 1ª Pessoa: Aprendeu sozinha, diante da necessidade que o ajudou a acelerar o conhecimento. 2ª Pessoa: Aprendeu na Faculdade. 3ªPessoa: Aprendeu através de curso patrocinado pelo trabalho 3ª) Qual as funções mais usadas do processador de Texto? Os três responderam que usavam as funções de copiar, configurar páginas, inserir objetos e figuras, salvar, recortar, colar. Quanto a visita a alguma Escola ou Universidade, na verdade estive em curso ministrado pela Instituição em que pertenço e que semestralmente realiza cursos em informática com a finalidade de capacitar seus integrantes a saberem manipular o computador na execução nas tarefas rotineiras. Portanto o curso começa distribuindo apostilamentos com ferramentas explicativas sobre o computador, dando a nomenclatura geral, como também as funções do teclado. O curso busca o básico em MS-DOS, WINDOWS, WORD. O alunado vai treinando editoração de texto, utilizando todos os recursos para uma melhor apresentação do mesmo.


Data: 13/11/98 Hora: 21:11 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciana carboni
Endereco : Relato das entrevistas e da observação
opiniao : Entrevistas;
Entrevistado (a)- 10 anos(m)
O editor de texto utilizado é o WORD, aprendeu a usá-lo sozinho e com o auxílio de seu irmão mais velho, as funções mais utilizadas são: salvar, sublinhar, negrito, itálico, formatar, visualizar impressão e imprimir.
Entrevistado (b)- 24 anos(m)
O editor de texto utilizado é o WORD, aprendeu a usá-lo sozinho e em aulas particulares em casa. Quanto as funções mais utilizadas, diz que procura utilizar todos os recursos disponíveis.
Entrevistado ( c ) - 20 anos(f)
O editor de texto utilizado é o WORD, inicialmente aprendeu sozinha depois, realizou um curso no SENAC, mas não o concluiu pois, comprou um colecionável publicado pela ZERO HORA, utiliza as funções: salvar, fonte, sublinhar, inserir, tabela, formatar, visualizar, imprimir, colar, copiar, etc.
Observação:
A escola observada é uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre. Nesta escola as aulas de informática são ministradas pelas próprias professoras da classe, estas, recebem um acompanhamento quinzenal de um técnico. Todos os alunos, desde o jardim até o ensino fundamental possuem aulas. Estas aulas ocorrem uma vez por semana em dois períodos cada um com 45min. A turma observada, trabalha em duplas, no programa FINE ARTIST, realizam colagem de etiquetas, desenhos livres, escrita de histórias e a impressão do trabalho. Os alunos entram no programa sozinhos, sendo que este programa constitui-se basicamente de ícones com recursos áudio - visuais



Data: 13/11/98 Hora: 21:15 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa e Luciane Lara Da Rosa
Endereco : Pesquisa de campo
opiniao : As pessoas entrevistadas usam em sua maioria o editor de textos MICROSOFT "WORD 97". Cursaram o curso "DATA CONTROL"em anos distintos.As funções mais usadas: -caixa de fontes;farmatação;correção ortográfica;ferramenta centralizar/justificar;molduras,cores fonte/preenchimento;parágrafo,etc.Na escola observada as crianças iniciam suas aulas de informática a partir do Jardim Nível A. Estas aulas são quinzenais,trabalham com jogos programados pelo professor do laboratório.Da primeira série em diante até o segundo grau,as aulas também efetuam-se de quinze em quinze dias,porém os alunos tem acesso ao laboratório em momentos extras,muitas vezes para digitarem trabalhos.Com o que observou-se o laboratório atende os diferentes interesses,sendo o computador uma ferramenta a mais no processo ensino aprendizagem e não uma máquina de ensinar.A proposta de trabalho preocupa-se em levar em conta o estilo de aprendizagem de cada aprendiz e não,simplesmente,generalizar o método de ensino usado.O professor tem o papel de observar e fazer uma análise do Software ou programa que irá utilizar com os seus alunos,levando em consideração:-disciplinas que abrange;conteúdos que podem ser trabalhados;possui auto-correção;é adequado a que faixa etária;é de fácil compreensão;possui movimentos;é atrativo(colorido,animação).


Data: 13/11/98 Hora: 21:15 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : ROSANE MARQUES
Endereco : AULA 04
opiniao : AULA 04 ENTREVISTA COM TRÊS PESSOAS: 01. Qual o editor de texto utilizado? Todos responderam que é o WORD/97 02. Como aprenderam a usá-lo? 1. através de curso no SENAC 2. Aprendeu sozinho 3. Curso de aperfeiçoamento no próprio local de trabalho 03. Qual as funções mais usadas do processador de texto? Utilizam as ferramentas de colar, copiar, inserir, formatar, salvar tabelas, etc. Assisti uma aula no SENAC, percebi que o professor utiliza manual e começa explicando as partes que formam o computador. Verifiquei o aluno executando uma tarefa de elaboração de texto, utilizando o Word e explorando as diversas ferramentas.


Data: 20/11/98 Hora: 11:22 Máquina: math15.mat.ufrgs.br

Nome : Cláudia Remião
Endereco : Investigando o uso do computador na educação
opiniao : RELATO DAS ENTREVISTAS: 1. Rita de Cássia Viegas dos Santos Idade: 26 anos Estudante Universitária
a. Word.
b. Na Universidade.
c. Formatar, tabelas, símbolos, fontes, tamanho das fontes,... 2. Alceu N. da Silva Júnior. Idade: 21 anos Estudente Universitário
a. Word 97.
b. Em casa.
c. Tabelas, inserir figuras, tabulação, segundo plano, símbolo, bordas e sombreamento, cabeçalho e rodapé, configuração,...
3. Ana Paula G. Remião Idade: 27 anos Professora de Língua Estrangeira
a. Word 6.0 e 7.0
b. Em casa.
c. Tabelas, borda e sombreamento, recortar, copiar, colar, fontes, símbolo, salvar, abrir,imprimir,...



Data: 20/11/98 Hora: 17:02 Máquina: math11.mat.ufrgs.br

Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : Relato das entrevistas
opiniao : LUCIANO, 14:
Utiliza o WORD97. Aprendeu a usá-lo depois que ganhou de presente um computador da sua avó. Não fez curso, aprendeu "mexendo".As funções mais utilizadas são quanto à formatação do texto.

CÍNTIA, 20:
Utiliza o WORD. Aprendeu a usá-lo, na necessidade de fazer trabalhos escolares. Quando tinha dúvidas, solicitava a ajuda de amigos. Não utiliza muitas funções, apenas as necessárias para redigir um texto.

LEILA, 37:
Utiliza o WORD. Para fazer trabalhos para a faculdade, sentiu necessidade de aprender a usar o computador. Fez um curso rápido. Utiliza muitas funções mas as mais utilizadas são as de tipo de letra e formatação de parágrafos.




Data: 20/11/98 Hora: 17:14 Máquina: math11.mat.ufrgs.br

Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : Visita à Escola
opiniao : Acompanhei o filho de um amigo meu, na aula de informática de seu colégio. O menino tem 9 anos. Achei interessante o método utilizado pelo colégio, para que seus alunos tenham o mais cedo possível, contato com o computador. Os alunos na verdade ficavam "se divertindo", enquanto usavam vários softwares de fácil utilização. Ficavam "se divertindo" porque adoram as aulas. Um dos softwares utilizado é o SLOGOW, o qual por coincidência é utilizado por uma disciplina da Matemática, da qual sou monitor.


Data: 20/11/98 Hora: 20:56 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : Relato das Entrevistas sobre Utilização de Editor de texto
opiniao : Pergunta 1 - Qual o Editor mais utilizado? a) Word for Windows 95 b) Word 97 c) Word for Windows 95 Pergunta 2 - Como aprenderam a utilizá-lo? a) Em um curso de reciclagem dentro da empresa. b) Auto aprendizagem em computador pessoal. c) Curso do Senac. Pergunta 3 - Qual as funções mais usadas? a) Correção ortográfica. b) Auto ajuda e Formatação de parágrafos. c) Tabelas, Correção ortográfica, mala-direta.


Data: 23/11/98 Hora: 15:58 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla Porto
Endereco : Relato das entrevistas
opiniao : 1.Qual o editor de texto mais usado?
Entrevista1- Word 97
Entrevista2- Word (não foi especificado)
Entrevista3- Word 7.0
2.Como aprederam a utiliza-lo?
Entrevista1- Praticando, houve a nescessidade de aprender, logo como já possuia um computador em casa, resolvi aprender sozinha.
Entrevista2- Num curso dentro da UFRGS.
Entrevista3- Com o auxílio de alguns amigos que já haviam feito um curso de informática.
3.Quais as funções mais usadas no processador de textos?
Entrevista1- Formatação, colar, copiar, inserir objetos,...
Entrevista2- Colar, copiar, tabelas, numeração de páginas, cabeçalho e rodapé, teclas de atalho para diversos comandos.
Entrevista3- Formatação, tabelas, inserir figuras e objetos, recorta, colar, copiar...



Data: 23/11/98 Hora: 16:02 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla Porto
Endereco : Relato das entrevistas
opiniao : 1.Qual o editor de texto mais usado?
Entrevista1- Word 97
Entrevista2- Word (não foi especificado)
Entrevista3- Word 7.0
2.Como aprederam a utiliza-lo?
Entrevista1- Praticando, houve a nescessidade de aprender, logo como já possuia um computador em casa, resolvi aprender sozinha.
Entrevista2- Num curso dentro da UFRGS.
Entrevista3- Com o auxílio de alguns amigos que já haviam feito um curso de informática.
3.Quais as funções mais usadas no processador de textos?
Entrevista1- Formatação, colar, copiar, inserir objetos,...
Entrevista2- Colar, copiar, tabelas, numeração de páginas, cabeçalho e rodapé, teclas de atalho para diversos comandos.
Entrevista3- Formatação, tabelas, inserir figuras e objetos, recorta, colar, copiar...



Data: 23/11/98 Hora: 16:25 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla Porto
Endereco : Relato da observação
opiniao : Acompanhei minha irmã numa aula de informática e aproveitei para assistir um pouco do trabalho feito com as outras séries já que somente na oitava série é que eles têm informática como dsciplina obrigatória. Até a sexta série mais ou menos eles trabalham com softwares bem coloridos com jogos e brincadeiras que envolvam a matéria que esta sendo vista naquele momento. Isso atrai mais os alunos, e o retorno é imediato já a concentração deles aumenta bastante, outro aspecto bem interessante é que quando eles passam para a oitava série parece que a informática se torna cansativa isso porque antes ela era vista como uma atividade que os tirava de dentro da sala de aula com o professor na frente deles explicando a matéria e eles ouvindo e anotando, pois aquilo iria cair na prova, e agora ela é vista como uma disciplina igual as outras onde as exigências são as mesmas, daí a informática passa a ser desestimulante para eles.


Data: 27/11/98 Hora: 16:47 Máquina: math12.mat.ufrgs.br

Nome : Tatiana P. Almeida
Endereco : Relatos das entrevistas:
opiniao : a)Qual o editor de textos utilizado? 1


Data: 27/11/98 Hora: 17:01 Máquina: math12.mat.ufrgs.br

Nome : Tatiana P. Almeida
Endereco : Relatos das entrevistas:
opiniao : a)Qual o editor de texto utilizado? Entrevista 1: Word-97 Entrevista 2: Word-98 Entrevista 3: Word-98 b)Como aprenderam a usá-lo? Entrevista 1: Devido aos trabalhos da faculdade, fui aprendendo a usar, aos poucos, com o auxílio dos colegas. Entrevista 2: O marido comprou um computador, então pude começar a aprender a usá-lo, através da exploração. Entrevista 3: A Escola onde cursava o terceiro ano, ofereceu um curso de computação aos alunos interessados, foi quando tive a oportunidade de aprender alguma coisa. c)Quais as funções mais usadas no processador de texto? Entrevista 1: Formatação de margens, parágrafo, tamanho de letras e paginação, revisor ortográfico, negrito e sublinhado. Entrevista 2: Inserir parágrafo, negrito, tipo e tamanho das letras. Entrevista 3: Embora no momento eu não tenha acesso a um computador, quando eu utilizei foram: Formatar (margens,parágrafo, letra), Inserir (paginação, figura),revisão ortográfica , sublinhar e negritar.


Data: 27/11/98 Hora: 17:12 Máquina: math12.mat.ufrgs.br

Nome : Tatiana P. Almeida
Endereco : Relato da Observação numa Escola
opiniao : Na Escola observada existem 2 laboratórios com 9 computadores ,cada. Nesta escola é oferecido o curso de Processamento de Dados, entre outros (Administração e Magistério), por esse motivo os laboratórios estão sempre lotados, necessitando de reserva antecipada tanto para alunos como para professores. Todas as turmas têm aulas de informática, no mínimo, uma vez por semana. Nos laboratórios tem sempre um monitor para auxiliar os alunos em dúvidas que possam surgir e resolver problemas técnicos. Os alunos utilizam os computadores para digitação de trabalhos, realização de tarefas de aula, correio eletrônico,... O pré-escolar também tem o seu horário para aprender a usar um computador, com tarefas direcionadas a idade deles(usando o Paint Brush).


Data: 27/11/98 Hora: 17:32 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Raquel Rodrigues
Endereco :
opiniao : Entrevistei 3 pessoas dentre elas Patrícia,Tatiane e Cinara.
Tatiane 21 anos - Diz que nunca fez curso de informática,e que
aprendeu mexendo e que ainda está aprendendo a medida que mexe
Comentou que utiliza: tabulação, justificar, centralizar,colar,
recortar, paginar,inserir,wordart.E o seu editor de texto é word.
Patrícia 23 anos -Diz que fez curso Data Control,mas aprendeu mesmo
manusiando sozinha quando precisava fazer algum trabalho.
Comentou que utiliza: negrito, justificar, tamanho de letra,centralizar,
sublinhar,colar, recortare wordart.E seu editor de texto é word
Junior 13 anos- Diz que ganhou seu computador a pouco tempo e que apren-
deu a usar com auxilio de seu pai e muitas coisas aprendeu sozinho,
"brincando,investigando".
comentou que utiliza: configurar, imprimir, centralizar, justificar,
sublinhar,tamanho de letras, e gosta muito de jogos.Seu editor é word.


Data: 27/11/98 Hora: 17:34 Máquina: 143.54.41.17

Nome : joyce elise siva e silva
Endereco : entrevistas
opiniao : QUAL O EDITOR DE TEXTO MAIS UTILIZADO? ENTREVISTADO1:WORD6.O ENTREVISTADO2:WORD97 ENTREVISTADO3:WORD
COMO APRENDESTE A UTILIZA-LO? ENTREVISTADO1: A FACULDADE ME EXIGIA QUE TODOS OS TRABALHOS SOLICITADOS FOSSEM ENTREGUES DIGITADOS. POR QUESTOES MAIS ECONÔMICASTIVE QUE APRENDER NA MARRA! NO COMPUTADOR DO MEU VIZINHO QUE ME EMPRESTAVA. ENTREVISTADO2:FIZ UM CURSO NO SENAC. ENTREVISTADO2:MEU COMPROU COMPUTADOR E EU FUI MECHENDO E APRENDENDO.
QUAI AS FUNÇOES MAIS UTILIZADAS? NO GERAL:SEGUNDO OS ENTREVISTADOS, AS FUNÇOES MAIS UTILIZADASSÃO FORMATAÇÃO DE FONTE COLAR, COPIAR,CONFIGURAR PÁGINA ,FONTES,BORDAS,CARACTERES.



Data: 27/11/98 Hora: 17:56 Máquina: 143.54.41.17

Nome : joyce elise silva e silva
Endereco : relatório de atividades
opiniao : eu observei a aula de tecnologia da educação: ciência e tecnologia que fora realizada no lies.Primeiramente a professora dividiu a turma em 2 grupos, um ficou na sala de aula lendo um texto e outro se dirigiu ao lies para discutir o mesmo texto ,porém , em tele-conferencia. Acho que esta metodologia utilizada pela professora foi produtiva para quem realmente levou o objetivo da atividadea serio. Para os alunos que leram o texto como foi o combinado e utilizaram o computador para discutirem foi muito rica a aula. Do mesmo modo que refletiram sobre o que estava sendo trabalhado em aula,puderam exercitar, o manuseio do computador ,estar me contato e adqrir gosto pelo micro.



Data: 08/12/98 Hora: 17:13 Máquina: 143.54.32.27

Nome : ALBERTO LUIZ M. COSSIO
Endereco : O USO DO COMPUTADOR
opiniao : ENTREVISTAS: A- Rosa Maria M. Cossio 1-Word. 2-Curso oferecido pela SEC, já que sou professora. 3-As funções como copiar, colar são muito úteis, além das outras como mudança de estilo das letras para itálico, negrito, etc...As tabulações são muito boas também. B-Celso Alves 1-Word e Edit. 2-No início por descoberta própria, utilizando e fazendo esperiências, a maioria do que sei foi assim, depois fiz um curso no SENAC e agora domino o Word e um pouco do Edit. 3-Acredito que utilizo bastante funções como copiar, colar, verificação ortográfica.Já o Edit é muito ultrapassado. C-Rodrigo Aguiar 1-Word. 2-curso na Fundação de Recursos Humanos. 3-Como utilizo somente para fazer trabalhos do colégio, utilizo as funções mais comuns. RELATO: A aula que acompanhei foi a de PROJ. E ENSINO EM REDAÇÃO MAT.I , MAT 01346. Os alunos tem como tarefa, escolher um tema do cotidiano, e ver as propriedades matemáticas que este assunto contém, foram escolhidos assuntos como , irrigação, jogos de azar, etc... Os alunos tiveram uma aula nos computadores do inst. de Matemática, pesquisaram sobre seus assuntos , vendo assim como é útil o papél da Internet e do computador em geral, já que todos devem digitar seus trabelhos e entregálo devidamente com as exigências da professora.Com isso os alunos se interessaram mais pela pesquisa em geral e o trabalho fica muito mais apresentável.


Data: 18/12/98 Hora: 04:04 Máquina: prt12u02.ez-poa.com.br

Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : Entrevistas
opiniao : 10 Entrevistado: Eyd Layne Machado
Pergunta 1: Utilizo o Word 7.0
Pergunta 2: No começo, eu utilizava a apostila de um curso onde tinha algumas noções básicas de Word e Excel. Meus primeiros passos foram no Word 6.0, com o auxílio da tal apostila. Aos poucos, não senti necessidade de utilizá-la pois passei a manipular o software simplesmente descobrindo as coisas por mim mesma, às vezes com o auxílio do Help e outras vezes testando as funções e verificando o que cada uma fazia. Hoje, passei do Word 6.0 para o Word 7.0 e não senti muita diferença para adaptar-me pois são muito semelhantes.
Pergunta 3: Funções de formatação, tabelas, auto-correção, inserir desenhos e outros objetos.

20 Entrevistado: Elizabel Peres da Silva
Pergunta 1: Word
Pergunta 2: Trabalho no Hospital da PUC e fiz um curso de Informática que foi oferecido para os funcionários. Aprendi a usar o Word e achei maravilhoso! Eu só sabia usar máquina de escrever e agora estou impressionada com a praticidade do Word.
Pergunta 3: Todas as funções. Depende do trabalho a ser realizado.

30 Entrevistado: Sérgio Burlamarque
Pergunta 1: Word 7.0
Pergunta 2: Aprendi olhando testando os botões e recorrendo ao Help quando necessário.
Pergunta 3: Uso muitas funções, desde ferramentas para digitar textos simples até a mala direta.



Data: 28/02/99 Hora: 16:49 Máquina: tc326.bhnet.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 24/05/99 Hora: 16:03 Máquina: 143.54.41.11

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 24/10/99 Hora: 21:00 Máquina: 200.199.95.33

Nome : Edvaldo Neneu
Endereco : Meios de Comunicação
opiniao : Aimportãncia do computador para o ensino educacional e outros meios de comunicação que leve ao aprendizado.


Data em que foi respondido: 03/06/00 - 16:08:05
Computador utilizado: a29.macbbs.com.br (200.246.7.129)
Nome: teste
Endereco: teste
Opiniao: Estou so conhecendo o trab.