PLANEJAMENTO
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Toda vez que for convidado a fazer uma apresentação oral,
comece estudando o tema. Recolha todo
material que tiver sobre ele, leia, estude, medite, troque idéias
com outros especialistas, etc.
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Estabeleça os objetivos da sua
fala, defina com precisão, e com suas palavras o que você
realmente quer que seus ouvintes obtenham com a sua apresentação.
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Identifique a platéia, busque
informações sobre a faixa etária, escolaridade, interesses,
informações que tem sobre o assunto, e depois disto adapte
o seu discurso ao nível cultural dos participantes.
O bom comunicador respeita o nível da platéia, ficando
um pouco acima no que se refere ao conteúdo do tema. O orador deve
sempre acrescentar, somar novas informações a seus ouvintes.
(não deve ser um CUCO de repetição).
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Administre bem o tempo disponível.
Em qualquer apresentação oral, o apresentador dispõem
de um tempo previamente definido. Esta deve sempre ter aproximadamente
3 etapas que são:
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A - Introdução,
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B - Apresentação do Tema e
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C - Conclusão:
A sugestão que se faz é que se divida o tempo disponível
por 4, deixando ¼ do tempo para a Introdução;
2/4 do mesmo para a Apresentação do tema, e os últimos
¼ para a Conclusão.
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Escreva a comunicação.
Escrever é o primeiro passo para sedimentar e organizar os
pensamentos. Redigir tudo que se quer transmitir, transforma o texto
num roteiro prático, ajuda a organizar e a promover a autoconfiança.
Ao escrever, lembre-se:
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I - Introdução (os primeiros ¼ de tempo)
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Inicie sua fala com as apresentações: De si próprio,
do Tema e dos objetivos.
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Aproveite este momento para cativar, motivar a platéia para a sua
comunicação.
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II - Apresentação do Conteúdo - (os 2/4 de tempo
seguintes),
Ao expor o assunto, o orador deve enriquece-lo com histórias,
se possível com fatos da própria experiência.
Isto chama-se concretizar os fatos.
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III - Conclusão - reserve a ultima parte da apresentação
(1/4 do tempo), para concluir, uma história, uma frase, uma mensagem
fecham bem uma apresentação.
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Em seguida, planeje os recursos
materiais, mas lembre-se recursos
são recursos
e não substitutos do orador (ou do professor).
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Um recurso é um auxiliar para facilitar a fala do comunicador e
a compreensão e fixação da platéia. É
muito desagradável e antipedagógico e anti qualquer regra
da boa comunicação oral, uma apresentação que
do inicio ao fim, o apresentador apague as luzes e fique lendo seus "slides",
ou suas transparências, ou outro recurso que usar.
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Antes de usar de um recurso material um bom orador estuda as regras de
como deve ser utilizado este equipamento. É o mínimo que
se pode fazer.
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Outra sugestão, assista aulas, palestras, etc... de outros
apresentadores e veja como ele usou os recursos e se foi agradável
e eficiente o que ele fez. Se você sentiu sono ou tédio, com
certeza os outros também. Não repita a que viu e não
gostou.
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Outra informação importante, é que após 20
minutos de apresentação de uma aula, conferência,
palestra, etc... se o apresentador mantiver a mesma técnica e o
mesmo estilo de recursos, a atenção da platéia cai
vertiginosamente. Também o entusiasmo do apresentador rapidamente
decresce. Portanto, pare a cada 15, ou 20 minutos, mude os recursos, senão
a qualidade da apresentação fica muito a desejar.