Impacto
do Behaviorismo na Educação
Os professores tem alguma crença ou teoria sobre aprendizagem,
que é o elemento motor de sua estratégia de ensino. Professores
que concordam com as seguintes afirmativas, são coerentes com os
psicólogos que seguem a teoria comportamentalista:
-
Estudantes necessitam de notas, estrelas douradas e outros incentivos para
aprender e cumprir as tarefas escolares
-
Estudantes deveriam receber notas de acordo com padrões uniformes
de resultados alcançados que o professor estabeleceu para a classe
-
Curriculum deve ser organizado por temas que são cuidadosamente
organizado em seqüências
Professores que aceitam a pespectiva comportamentalista assumem que o comportamento
dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente
e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência,
qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico
de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação
de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um
ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.
Os comportamentoos não desejados do estudante na aula, podem
ser modificados usando-se princípios de modificação
de comportamento. Algumas recomendações para eliminar comportamentos
não desejados na aula são:
-
Reforçar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente
substitua os padrões do comportamento indesejado
-
Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforço
que mantém aquele comportamento
-
Usando a técnica da saciação que é o procedimento
que encoraja uma pessoa a engajar-se num comportamento problema repetidamente
até que se canse dele
-
Mudando as condições de estímulo que influenciam aquele
comportamento
-
Usando punição para enfraquecer aquele comportamento
Uma importante aplicação do condicionamento operante introduzido
por Skinner no campo da instrução, é a instrução
programada. Nesta técnica, o assunto é subdividido em pequenas
etapas, compreensíveis, cada uma seguida por uma questão
que o estudante pode quase sempre responder facilmente. O objetivo é
reforçar o processo de aprendizagem através de uma resposta
imediata e a recompensa de que está fazendo certo o trabalho.
Exemplo
de instrução programada