Impacto do Behaviorismo na Educação

Os professores tem alguma crença ou teoria sobre aprendizagem, que é o elemento motor de sua estratégia de ensino. Professores que concordam com as seguintes afirmativas, são coerentes com os psicólogos que seguem a teoria comportamentalista:

Professores que aceitam a pespectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.

Os comportamentoos não desejados do estudante na aula, podem ser modificados usando-se princípios de modificação de comportamento. Algumas recomendações para eliminar comportamentos não desejados na aula são:

Uma importante aplicação do condicionamento operante introduzido por Skinner no campo da instrução, é a instrução programada. Nesta técnica, o assunto é subdividido em pequenas etapas, compreensíveis, cada uma seguida por uma questão que o estudante pode quase sempre responder facilmente. O objetivo é reforçar o processo de aprendizagem através de uma resposta imediata e a recompensa de que está fazendo certo o trabalho.

Exemplo de instrução programada