Impacto do Behaviorismo na Tecnologia Educacional
Os princípios do behaviorismo influenciaram o desenvolvimento
de várias estratégias de utilização do computador
da educação. Uma importante aplicação do condicionamento
operante introduzido por Skinner no campo da instrução, é
a instrução programada. Nesta técnica, o assunto
é subdividido em pequenas etapas, compreensíveis, cada uma
seguida por uma questão que o estudante pode quase sempre responder
facilmente. O objetivo é reforçar o processo de aprendizagem
através de uma resposta imediata e a recompensa de que está
fazendo certo o trabalho.
Existem duas estratégias de projeto para esta abordagem:
-
instrução programada linear - todos os estudantes
seguem a mesma sequência de etapas
-
instrução programada ramificada - as respostas dos
estudantes definem o é apresentado a seguir.
A rápida proliferação dos microcomputadores criou
condições para seu uso como máquina de ensinar e muitas
linguagens e autoração de sistemas de CAI (Computer Aided
Instruction) foram desenvolvidas. Também foram desenvolvidos sistemas
integrados que apoiam e facilitam a construção de CBT-Computer
Based Trainning. Tais sistemas costumam ser denominados courseware
e via de regra tem um módulo para editoração do material
instrucional e outro mádulo para exibição do material
instrucional. Alguns tem possibilidadede conversão do material instrucional
para exibição via navegador Internet.
Exemplo
de instrução programada linear criada com etapas curtas
e questões com resposta objetiva. A correção das respostas
é feita através de Javascript .