Perguntas que vêm sendo questionadas por alguns educadores: 1.Até que ponto o desenvolvimento da habilidade da escrita pode ou está sendo afetado pelo uso do computador ou da Internet? Na avaliação de alguns técnicos e de exemplos pessoais, o computador está de certa forma influenciando na escrita e na ortografia de muitas pessoas, no sentido de piorar a caligrafia e no esquecimento da acentuação gráfica das palavras no momento de usar a caneta. 2.Pode-se usar o computador e a Internet para tornar o desenvolvimento da habilidade da escrita mais agradável ou mais eficiente? Sem dúvida que sim, devido a essa agradabilidade e eficiência é que cada vez mais e mais cresce o número de adeptos no uso do computador, colocando a máquina de escrever e a caneta em segundo plano. 3.É relevante ensinar na escola a usar um editor de texto? Não, pois o editor de texto é uma ferramenta fundamental para os estudantes na apresentação de entregas de trabalhos e também na eficiência e rapidez de sua finalização. O que não devemos é deixar de praticar também juntamente com o computador é a escrita com a caneta e o lápis, treinando também assim, a caligrafia e a ortografia, que são fundamentais para o estudante, principalmente em séries iniciais. 4.Qual a melhor forma de ensinar a usar um editor de texto? Para muitas pessoas, a melhor forma de aprender a usar um editor de texto é praticando, mexendo e treinando, assim, aos poucos ganham prática e começam a ter intimidade com a máquina de uma forma geral. Claro que varia de pessoa para pessoa, pois algumas pessoas preferem seguir um manual de instrução.