LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO
QUE A INFÂNCIA CARACTERIZA-SE POR SER UMA FASE ONDE AS CRIANÇAS
QUEREM TOCAR, EXPERIMENTAR TUDO E QUALQUER COISA, DE UMA MANEIRA MUITAS
VEZES INGÊNUA, NÃO SE PREOCUPANDO COM OS REAIS PERIGOS
DE UMA OU OUTRA ATITUDE, MAX COMES TO EART É UM ÓTIMO SOFTWEAR
INFANTIL.
MAX COMES
TO EART É UM SOFTWEAR QUE POSSIBILITA A CRIANÇA A PENSAR
SOBRE ALGUMAS SITUAÇÕES COTIDIANAS E OBJETOS QUE SÃO
USADOS NO NOSSO DIA-A-DIA E QUE APARENTEMENTE NÃO APRESENTAM UM
PERIGO EM UM PRIMEIRO MOMENTO, MAS QUE SE FOREM ANALISADOS A FUNDO, MUITAS
VEZES PODEM LEVAR UMA CRIANÇA A MORTE.
EM VISTA DISTO,
O/A PROFESSOR/A, AO USAR ESTE SOFTWEAR EM SALA DE AULA, PODERÁ DESENVOLVER
UM PROJETO ONDE A CRIANÇA PODERÁ TRABALHAR NOÇÕES
BÁSICAS PARA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL, NO QUE SE REFERE A
ALGUMAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO QUE SÃO PERIGOSAS,
ASSIM COMO ALGUNS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS ADORAM MANIPULAR POR CONTA
DA CURIOSIDADE.
NESTE SENTIDO
NO PLANEJAMENTO ABAIXO SÃO APRESENTADAS ALGUMAS SUGESTÕES
DE TRABALHO PARA SEREM ELABORADOS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM
O SOFTWEAR MAX COMES TO EART.
OBJETIVOS
-
Reconhecer que temos
que ficar atentos/as para os perigos que muitas vezes estão, em
um primeiro momento, implícitos em objetos de uso do cotidiano e
em pequenas ações.
-
Descrever algumas situações
do cotidiano que podem parecer inofensivas a uma primeira análise
mas não o são.
-
Construir uma pequena
esquete escolhendo uma das situações que foi mais significativa
no softwear MAX - COMES TO EARTH.
-
Relacionar situações
que são apresentadas no softwear MAX - COMES TO EARTH
e relacionadas com as situações vividas di cotidiano
-
Projetar uma exposição
de desenhos feitos pelas crianças no Paint Shop Pro mostrando como
podemos evitar situações que sejam nocivas a vida.
IDADE
De quatro a oito
anos.
PROCEDIMENTOS
Em um primeiro momento
as crianças irão interagir livremente com o softweaer explorando
todas as possibilidades de jogos que são apresentadas.
Logo em seguida
será feito um debate a partir de desenhos confeccionados pelas crianças
sobre as situações mais corriqueiras que as mesmas acham
que ocorrem com elas e que são perigosas assim como as que acontecem
com o MAX.
Neste sentido, logo
após o debate, as crianças montaram uma esquete que revele
algumas situações perigosas e suas possíveis soluções
dadas pelas mesmas, sendo que esta atividade terá um caráter
avaliativo do ponto de vista do que as crianças compreenderam.