Luiz Eugenio da Mota Machado  4122/99-3 (turma A)
Renata Reginato Moura 2524/95-6 (turma C)
Construtivismo  
     No contrutivismo, a noção central é a de que a compreensão e aprendizagem são processos ativos, construtivos, generativos e de auto-reorganização.
    A teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética de Jean Piaget, é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência.
    Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o
conhecimento.
    A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre
objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e
assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em
outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer
uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.
    Uma sala de aula construtivista apresenta-se da seguinte forma:
   O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase nos conceitos gerais
   Busca pelas questões levantadas pelos alunos é altamente valorizada.
   As atividades baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais manipuláveis.
   Os estudantes são vistos como pensadores com teorias emergentes sobre o mundo.
   Os professores geralmente comportam-se de maneira interativa, mediante o ambiente para
estudar.
   O professor busca os pontos de vista dos estudantes para entender seus conceitos presentes para uso nas lições subsequentes.
   Avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino e ocorre através da observação do
professor sobre o trabalho dos estudantes.
   Estudantes trabalham fundamentalmente em grupos.