Luiz
Eugenio da Mota Machado 4122/99-3 (turma A)
Renata
Reginato Moura 2524/95-6 (turma C)
Construtivismo
No contrutivismo, a noção central é a de que a compreensão
e aprendizagem são processos ativos, construtivos, generativos e
de auto-reorganização.
A teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética
de Jean Piaget, é a mais conhecida concepção construtivista
da formação da inteligência.
Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu
nascimento, constrói o
conhecimento.
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações
físicas ou mentais sobre
objetos
que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação
ou, acomodação e
assimilação
dessas ações e, assim, em construção de esquemas
ou conhecimento. Em
outras
palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o
estímulo, ela tenta fazer
uma
acomodação e após, uma assimilação e
o equilíbrio é, então, alcançado.
Uma sala de aula
construtivista apresenta-se da seguinte forma:
O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase
nos conceitos gerais
Busca pelas questões levantadas pelos alunos é altamente
valorizada.
As atividades baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais
manipuláveis.
Os estudantes são vistos como pensadores com teorias emergentes
sobre o mundo.
Os professores geralmente comportam-se de maneira interativa, mediante
o ambiente para
estudar.
O professor busca os pontos de vista dos estudantes para entender seus
conceitos presentes para uso nas lições subsequentes.
Avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino
e ocorre através da observação do
professor
sobre o trabalho dos estudantes.
Estudantes trabalham fundamentalmente em grupos.