UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
EDU 3375 – O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
ALUNOS: ELAINE BITENCOURT, FABIANA HUNGER
                   DOUGLAS ORTIZ HAMERMÜLLER
 
 

     PROJETO: CORPO
CONSTRUÇÃO BIOLÓGICA E CULTURAL
 



 
 
 
 








CORPO: CONSTRUÇÃO BIOLÓGICA E CULTURAL
 

   Projeto destinado a 4ª série do Ensino Fundamental, com duração aproximada de duas aulas.

 A presente proposta é interdisciplinar, abrangendo as áreas de ciências, geografia, artes e história.

Objetivo: Propiciar aos alunos o conhecimento de alguns costumes ( como se vestem, alimentação, questões de gênero e como são tratadas as diferenças), das diferentes etnias, suas características e variadas culturas, evidenciando o que há de comum  e as diferenças ( aspectos biológicos e culturais). Os alunos pesquisarão na Internet em diferentes sites, supervisionados pela professora, material didático e mídia em geral.
 

PROPOSTA DE ATIVIDADE
 

1° Dia de Atividades: Destinado a exploração do tema, que foi previamente orientado para que os alunos pesquisassem e  observassem em programas de TV, comerciais, novelas, revistas, jornais, livros didáticos, Internet, etc; como estão representadas as diferenças na nossa sociedade (negro, branco, índio), bem como o lugar que ocupam. Será explorado através de diálogo com a turma, os conhecimentos dos alunos sobre o tema.
    Durante a aula os alunos serão divididos em grupos, sendo que cada grupo se encarrega de trabalhar com uma etnia, destacando a situação da mulher e da criança que aparecem nas diferentes culturas. Neste dia será feita uma exploração de idéias e também consulta bibliográfica  específica, vídeos informativos, filmes, consulta a rede .

2° Dia de Atividades: Cada grupo deverá apresentar para o grande grupo o resultado do trabalho, através de discussão  nas salas de bate papo. Onde poderão debater sobre os diferentes temas pesquisados.
    Durante as apresentações a professora fará as intervenções necessárias, chamando a atenção para a inter-relação entre corpo biológico e cultural, destacando as igualdades e diferenças entre as etnias.

CONCLUSÃO DO TRABALHO: Será construído em conjunto, um painel informativo destacando semelhanças e diferenças entre as etnias, bem como a situação da mulher e da criança nas diferentes culturas, este será afixado em aula.

Sugestão: Sugere-se que os alunos organizem uma exposição dos trabalhos para os colegas da escola.

Materiais Utilizados:
- Consulta a sites
- Papel pardo
- Tinta
- Pincéis
- Cola, tesoura
- Jornais, revistas
- Pincel atômico
- Construção de legendas