TÍTULO: OLIMPÍADAS DE SIDNEY
ALUNA: ANA HEREJK RIBEIRO
O CONSTRUTIVISMO E O COMPUTADOR - AULA PROGRAMADA
ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA
SÉRIE: 7º
TEMA: AS OLIMPÍADAS DE SIDNEY
MATERIAL UTILIZADO:
COMPUTADOR (C/ ACESSO
À INTERNET, CDROOM, MICROSOFT OFFICE)
OBJETIVOS:
LEVANTAR DADOS GEOGRÁFICOS
SOBRE A CIDADE DE SIDNEY NA AUSTRÁLIA E DESCOBRIR AS MELHORES FORMAS
DE PESQUISAR ATRAVÉS DO COMPUTADOR)
METODOLOGIA:
DIVIDIR A TURMA EM
DOIS GRUPOS, QUE DEVERÁ PROCURAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES
EM UM PERÍODO DE 50 MINUTOS. OS 50 MINUTOS SEGUINTES DEVERÃO
SER UTILIZADOS PARA UM BREVE COMENTÁRIO NO EDITOR DE TEXTOS WORD.
AO FINAL DO TEMPO OS GRUPOS DEVEM COLOCAR PARA OS OUTROS QUAIS SÃO
OS MELHORES SITES PARA A PESQUISA NA OPINIÃO DELES E O QUE ENCONTRARAM
SOBRE O TEMA PROPOSTO.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
ACESSAR SITES DE BUSCA,
BIBLIOTECAS VIRTUAIS, ENCICLOPÉDIA EM CDROOM, SITE OFICIAL DAS OLIMPÍADAS
2000, ETC.
CONSIDERAÇÕES
SOBRE A AULA PROPOSTA:
SENDO BASEADA EM PRINCÍPIOS
CONSTRUTIVISTAS, A AULA DEVE PRIMAR PELA AUTONOMIA
DOS ALUNOS NA PESQUISA, A DESCOBERTA DE SITES E A FORMA DE ELABORAR
UM PARECER SOBRE ISTO DEVE SER UM LIVRE CONSTRUÇÃO DOS ALUNOS.
AUTONOMIA
Como afirma Kamii, seguidora de Piaget, "A essência da autonomia
é que as crianças se
tornam capazes de tomar decisões por elas mesmas. Autonomia não
é a mesma coisa que
liberdade completa. Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores
relevantes para
decidir qual deve ser o melhor caminho da ação. Não
pode haver moralidade quando alguém
considera somente o seu ponto de vista. Se também consideramos o
ponto de vista das
outras pessoas, veremos que não somos livres para mentir, quebrar
promessas ou agir
irrefletidamente". (Kamii, 1986:72)