TÍTULO: OLIMPÍADAS DE SIDNEY
ALUNA: ANA HEREJK RIBEIRO 


O CONSTRUTIVISMO E O COMPUTADOR - AULA PROGRAMADA

ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA

SÉRIE: 7º

TEMA: AS OLIMPÍADAS DE SIDNEY

MATERIAL UTILIZADO:
COMPUTADOR (C/ ACESSO À INTERNET, CDROOM, MICROSOFT OFFICE)

OBJETIVOS:
LEVANTAR DADOS GEOGRÁFICOS SOBRE A CIDADE DE SIDNEY NA AUSTRÁLIA E DESCOBRIR AS MELHORES FORMAS DE  PESQUISAR ATRAVÉS DO COMPUTADOR)

METODOLOGIA:
DIVIDIR A TURMA EM DOIS GRUPOS, QUE DEVERÁ PROCURAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES EM UM PERÍODO DE 50 MINUTOS. OS 50 MINUTOS SEGUINTES DEVERÃO SER UTILIZADOS PARA UM BREVE COMENTÁRIO NO EDITOR DE TEXTOS WORD. AO FINAL DO TEMPO OS  GRUPOS DEVEM COLOCAR PARA OS OUTROS QUAIS SÃO OS MELHORES SITES PARA A PESQUISA NA OPINIÃO DELES E O QUE ENCONTRARAM SOBRE O TEMA PROPOSTO.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
ACESSAR SITES DE BUSCA, BIBLIOTECAS VIRTUAIS, ENCICLOPÉDIA EM CDROOM, SITE OFICIAL DAS OLIMPÍADAS 2000, ETC.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A AULA PROPOSTA:
SENDO BASEADA EM PRINCÍPIOS CONSTRUTIVISTAS, A AULA DEVE PRIMAR PELA AUTONOMIA DOS ALUNOS NA PESQUISA, A DESCOBERTA DE SITES E A FORMA DE ELABORAR UM PARECER SOBRE ISTO DEVE SER UM LIVRE CONSTRUÇÃO DOS ALUNOS.
 

                AUTONOMIA
 

                 Como afirma Kamii, seguidora de Piaget, "A essência da autonomia é que as crianças se
                 tornam capazes de tomar decisões por elas mesmas. Autonomia não é a mesma coisa que
                 liberdade completa. Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para
                 decidir qual deve ser o melhor caminho da ação. Não pode haver moralidade quando alguém
                 considera somente o seu ponto de vista. Se também consideramos o ponto de vista das
                 outras pessoas, veremos que não somos livres para mentir, quebrar promessas ou agir
                 irrefletidamente". (Kamii, 1986:72)