Etapas:
- Apresentação do projeto;
- Conversa informal sobre o tema;
- Elaboração de um roteiro de observação;
- Passeios ao Museu da Comunicação
e/ou ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC;
-Assistir a documentário sobre informática
na sala de aula;
- Registros das observações
realizadas nestes locais;
- Apresentação coletiva das
observações;
- Discussão sobre os dados coletados;
- Construção coletiva de um computador
“fictício”, em papel cartaz, com teclado e mouse;
- Exposição do mesmo na sala
de aula;
- Aprendendo a pesquisar em um dicionário;
- Construindo um dicionário próprio;
- Descobrindo as diferenças de escrita
e pronúncia de palavras em inglês, utilizadas no computador;
- Abertura oficial do mesmo: ‘Navegando
no ciberespaço da internet’...
- Pesquisando nos ‘sites’ disponíveis:
Texto sobre o “Mito da caverna” de Platão;
- Pequena história sobre os primórdios
da humanidade (da arte das cavernas à revolução tecnológica
dos nossos dias), Livro: “Internet: o que é, o que oferece, como
conectar-se” ,de Érico Guizo.
- Mostra de fotos, esquemas e ilustrações;
- Reescrita da história;
- Desenhos e confecção de
um mural;
- Trabalho com mapas e globos terrestres;
- Histórias matemáticas;
- Elaboração coletiva de
textos sobre o tema;
Desdobramentos:
Atividades:
- Elaboração coletiva de roteiros
de observação e entrevistas;
- Análise de folders de propagandas
de provedores, computadores e softwares;
-Análise de sessões específicas
de jornais , tais como: notícias, sessões de empregos que
exigem conhecimento computacional; comentários críticos,
publicidade e humor;
- Trabalho com jogos disponíveis
no computador, tais como: baralhos, dama, dominó, memória,
etc, envolvendo adição, subtração, noções
de multiplicação;
- Construção de mini-laptops
com sucata;
- Trabalho de pesquisa nos ‘sites’- diversos
tipos de textos (charadinhas, adivinhas, acrósticos, parlendas,
músicas );
- Escrita de um Email para o vírus
/palavras e significados;
- ditados contextualizados;
- Bingos de letras e de palavras;
- atividades que envolvam o campo semântico
(cruzadinhas);
- ortografia diferentes aspectos do sistema
ortográfico e/ou alfabéticos);
- Trabalho de reconstrução
dos textos ‘bagunçados’ pelo vírus brincalhão;
- Trabalho com diversos fantoches.
- redações;
- ilustrações, recorte e
colagem dos personagens principais dos textos trabalhados, confecção
de esculturas em argila.
Temáticas pesquisadas:
- Relações e Transformações
:
- Revolução Tecnológica;
- Preservação do Meio
Ambiente/ Meio urbano e meio rural/Lixo - coleta seletiva;
- Brasil: 500 anos de história
oficial;
- Pluraridade Cultural/Folclore;
- Ética;
- Violência.
“As coisas acontecem porque alguém
procura a razão, o motivo; simplesmente acontecem e se aprende delas.
(...) O educador se transforma em alquimista da realidade: transforma a
paixão por descobrir, por seguir um fio trançado de surpresas,
e passa a reduzir sua atividade de exploração e criação
no limite de alguns conteúdos prefixados (...) sem obrigação
de vinculação com as matérias curriculares (...)”.
(Fernando Hernandes).
Referências Bibliográficas:
ALVES, Rubem. As Contas de Vidro e o Fio de Nylon. Art Poetica, 1997.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Editora Artes Médicas, São Paulo 1998.
KAUFMAN, Ana Maria. Escola, Leitura e produção de Textos. Ana Maria Kaufman e Maria Helena Rodrigues; Trad. Inajara Rodriguez - Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio o de La Education. Trad. de R. Urbano, Madrid, Jorro.