Etapas:

 - Apresentação do projeto;
- Conversa informal sobre o tema;
- Elaboração de um roteiro de observação;
- Passeios ao Museu da Comunicação e/ou ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC;
 -Assistir a documentário sobre informática na sala de aula;
 - Registros das observações realizadas nestes locais;
 - Apresentação coletiva das observações;
 - Discussão sobre os dados coletados;
- Construção coletiva de um computador “fictício”, em papel cartaz, com teclado e mouse;
 - Exposição do mesmo na sala de aula;
 - Aprendendo a pesquisar em um dicionário;
 - Construindo um dicionário próprio;
- Descobrindo as diferenças de escrita e pronúncia de palavras em inglês, utilizadas no computador;
 - Abertura oficial do mesmo: ‘Navegando no ciberespaço da internet’...
- Pesquisando nos ‘sites’ disponíveis: Texto sobre o “Mito da caverna” de Platão;
- Pequena história sobre os primórdios da humanidade (da arte das cavernas à revolução tecnológica dos nossos dias), Livro: “Internet: o que é, o que oferece, como conectar-se” ,de Érico Guizo.
 - Mostra de fotos, esquemas e ilustrações;
 - Reescrita da história;
 - Desenhos e confecção de um mural;
- Trabalho com mapas e globos terrestres;
- Histórias matemáticas;
 - Elaboração coletiva de textos sobre o tema;

Desdobramentos:

 Atividades:

 - Elaboração coletiva de roteiros de observação e entrevistas;
 - Análise de folders de propagandas de provedores, computadores e softwares;
 -Análise de sessões específicas de jornais , tais como: notícias, sessões de empregos que exigem conhecimento computacional; comentários críticos, publicidade e humor;
 -  Trabalho com jogos disponíveis no computador, tais como: baralhos, dama, dominó, memória, etc, envolvendo adição, subtração, noções de multiplicação;
 - Construção de mini-laptops com sucata;
 - Trabalho de pesquisa nos ‘sites’- diversos tipos de textos (charadinhas, adivinhas, acrósticos, parlendas, músicas );
 - Escrita de um Email  para o vírus /palavras e significados;
 - ditados contextualizados;
 - Bingos de letras e de palavras;
 - atividades que envolvam o campo semântico (cruzadinhas);
 - ortografia diferentes aspectos do sistema ortográfico e/ou alfabéticos);
 - Trabalho de reconstrução dos textos ‘bagunçados’ pelo vírus brincalhão;
 - Trabalho com diversos fantoches.
 - redações;
 - ilustrações, recorte e colagem dos personagens principais dos textos trabalhados, confecção de esculturas em argila.
 

Temáticas pesquisadas:

   - Relações e Transformações :
   - Revolução Tecnológica;
   - Preservação do Meio Ambiente/ Meio urbano e meio rural/Lixo - coleta seletiva;
   - Brasil: 500 anos de história oficial;
   - Pluraridade Cultural/Folclore;
   - Ética;
   - Violência.

 “As coisas acontecem porque alguém procura a razão, o motivo; simplesmente acontecem e se aprende delas. (...) O educador se transforma em alquimista da realidade: transforma a paixão por descobrir, por seguir um fio trançado de surpresas, e passa a reduzir sua atividade de exploração e criação no limite de alguns conteúdos prefixados (...) sem obrigação de vinculação com as matérias curriculares (...)”.
  (Fernando Hernandes).


 





Referências Bibliográficas:

 ALVES, Rubem. As Contas de Vidro e o Fio de Nylon. Art Poetica,    1997.

 HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação.    Editora Artes Médicas, São Paulo 1998.

 KAUFMAN, Ana Maria. Escola, Leitura e produção de Textos. Ana    Maria Kaufman e Maria Helena Rodrigues; Trad. Inajara    Rodriguez -  Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio o de La Education. Trad. de R.    Urbano, Madrid, Jorro.