2-Compreensão:
- Os instruendos devem comparar o texto dado pelo mestre e o
seu escolhido, sintetizando as informações confrontadas,
elaborando um trabalho resultante.
Objetivo principal:
- Fazer com que os alunos aprendam a utilizar a Internet, explorando
a bela cidade de Belém do Pará.
Materiais:
- Computador pessoal (PC) conectado a Internet
- livros de história e geografia.
- vídeo-cassete
- documentários em fitas de vídeo
Procedimentos :
1) Tópicos a explorar
a) Música regional do Pará:
A música paraense é muito variada. Entre as vários
tipos, têm rítmos semelhantes a música baiana, ao forró
cearense ,ao frevo pernambucano, ao romantismo e outros completamente próprios,
tais como: o carimbó, o brega, o siriá e a famosa lambada..
Carimbó
b) Culinária : A culinária
paraense tornou-se bastante rica com a mistura dos costumes europeus, africanos
e principalmente indígenas.Citamos por exemplo: tacacá,vendido
em qualquer esquina da cidade, o pato no tucupi, prato típico da
maior festa religiosa do Pará, tapioca, açaí, cupuaçu,
castanha do Pará.
Também são deliciosos os peixes: Tucunaré e baiacu.
Pato no tucupi
c) Artesanato: Temos as redes, esculturas
de barros, vendidas na praia de Icoraci.
Escultura
em barro
d) Tradições religiosas:
A religiosidade predominante da região é a católica,
do qual temos exemplos de devoção a Nossa Senhora do
Nazaré, grande festa do Círio de Nazaré, que a segunda
maior do país.
Círio
de Nazaré
e) Pontos turísticos:
Existem lugares lindos que devem ser conhecidos na cidade.Encontramos
o Bosque, localizado no centro da cidade, com várias espécies
de animais silvestres e plantas medicinais usadas pela população.
Para os banhistas: temos os balneários próximos da cidade;
Mosqueiros, Salvaterra, Icoraci, além de várias praias.
Quem vai em Belém do Pará e não for no Mercado
Central Ver- o- peso, deixará de conhecer o principal ponto turístico
da capital paraense.
Mercado
Ver -o- Peso
Objetivos educacionais:
- Fazer com que o aluno tenha um conhecimento geral da região
através dos ítens supracitados
-O professor deve fazer com que cada aluno explore um item (
buscando maiores informações)
-Depois que cada aluno tiver explorado seu tema, o professor
organizará os alunos em grupo para que mesmos demonstre os
trabalhos produzidos.
- Como apoio o professor poderá indicar o programa www.cade.com.br
(http: //www.sectam.pa.gov.br/start.htm).
Componentes: Ameófis de Paula
Vale, Jeorge Lima Carvalho e Geracino Landim