Categorias da Taxonomia de Bloom utilizadas:
Objetivos Educacionais | Atividades Propostas |
* Identificar os sujeitos significativos
na história do Descobrimento do Brasil;
* Reconhecer os principais acontecimentos; * Interpretar os fatos da nossa história de forma crítica-reflexiva; * Analisar quais as conseqüências decorrentes da apropriação/colonização do Brasil; * Estabelecer trocas - idéias e material - entre o grupo; * Vivenciar e expressar seu conhecimento em atividade corporal prática. |
* Planejamento em grande
grupo de dúvidas e curiosidades a serem pesquisadas sobre
o tema;
* Consulta em diferentes fontes para levantamento de dados sobre o assunto; * Exposição à turma das informações coletadas; * Pesquisa na Internet visando a complementação e troca de dados via e-mail; * Organização de uma peça teatral que destaque um dos aspectos considerados mais importantes pelos alunos, por exemplo, a chegada ou a tomada da terra; * Apresentação para as demais turmas da escola buscando o fechamento da atividade. |
Avaliação:
Serão avaliados tais pontos:
comprometimento com a pesquisa, interesse e participação
nas atividades, levantamento de críticas com relação
à história, envolvimento na dramatização (busca
de materiais, roupas características etc).
Bianca S. Guisso, Raquel L. da Silva
e Rita de Cássia E. Lemos.