O Descobrimento do Brasil

Proposta para a 3ª Série:
    Os alunos deverão pesquisar em diversas fontes (livros, jornais, revistas, documentários...) dados sobre o Descobrimento do Brasil - as intenções portuguesas, a viagem, as intempéries, a chegada na nova terra, o encontro com os nativos, a tomada da terra e das riquezas, etc. Num segundo momento, estes dados serão enriquecidos através de consultas na Internet para uma posterior dramatização do tema.

Categorias da Taxonomia de Bloom utilizadas:


 
Objetivos Educacionais Atividades Propostas
* Identificar os sujeitos significativos     na história do Descobrimento do Brasil;
* Reconhecer  os principais acontecimentos;
* Interpretar os fatos da nossa história de forma crítica-reflexiva;
* Analisar quais as conseqüências decorrentes da apropriação/colonização do Brasil;
Estabelecer trocas - idéias e material - entre o grupo;
Vivenciar e expressar seu conhecimento em atividade corporal prática.
*   Planejamento em grande grupo de dúvidas e curiosidades  a serem pesquisadas sobre o tema;
Consulta em diferentes fontes para levantamento de dados sobre o assunto;
Exposição à turma das informações coletadas;
Pesquisa na Internet visando a complementação e troca de dados via e-mail;
Organização de uma peça teatral que destaque um dos aspectos considerados mais importantes pelos alunos, por exemplo, a chegada ou a tomada da terra;
Apresentação para as demais turmas da escola buscando o fechamento da atividade.

Avaliação:
Serão avaliados tais pontos: comprometimento com a pesquisa, interesse e participação nas atividades, levantamento de críticas com relação à história, envolvimento na dramatização (busca de materiais, roupas características etc).

 
 

Bianca S. Guisso, Raquel L. da Silva e Rita de Cássia E. Lemos.