Plano de ensino
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Escola de 1º e 2º graus Santa Dorotéia.
SÉRIE: 3ª
TURMA: A
PROFESSORA: Carolina2. NOME DO PROJETO:
"Mergulhando no fundo do mar..."
3. JUSTIFICATIVA:Visa-se com este projeto um maior conhecimento do fundo do mar, saciando a curiosidade, dos alunos, referentes a este assunto. Faz-se, necessário devido ao interesse dos alunos em relação à fauna e flora dos mares.
Desta forma, o presente projeto justifíca-se pela oportunidade de um conhecimento profundo do interior dos mares, bem como, o desenvolvimento da consciência ecológica de preservação dos mesmos.
4. OBJETIVO GERAL:Que o aluno seja capaz de conhecer o interior dos mares, valorizando e preservando as belezas e utilidades proporcionadas pelos mesmos.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Que o aluno seja capaz de:
- Pesquisar sobre o que encontramos no fundo do mar;
- Identificar as plantas existentes nos mares;
- Distingüir os animais marítimos;
- Constatar os benefícios e as belezas oferecidas pelos mesmos;
- Debater sobre a situação atual em que se encontram os mares;
- Apontar alternativas de solução para uma maior preservação dos mares.
6. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:6.1. SUBSÍDIOS:
- filmes;
- documentários;
- Internet;
- Museu CECLIMAR;
- laboratório.6.2. ATIVIDADES:
- Atividade de abertura do projeto: filme "A Pequena Sereia";
- Proposta de confecção de um submarino;
- Produção textual e dramatização: "Se a 3ª A fizesse um passeio de submarino no fundo do mar, o que iria encontrar lá ?";
- Exposição de pequenos documentários;
- Relato individual sobre os mesmos;
- Estudo grupal feito em revistas especializadas, direcionado aos seguintes tópicos, a fauna e a flora do mar;
- Pesquisa na Internet;
- Montagam de uma sanfona didática com os trabalhos dos grupos ( ilustrações, espécies existentes,...);
-Ida ao laboratório para a exploração do seguinte tópico "respiração dentro e fora da água" , partindo do lançamento das seguintes perguntas: "Por quê o homem não consegue respirar debaixo d´água?, O que acontecerá com um peixe fora d´ água ?"
- Visita ao museu CECLIMAR;
- Montagem de relatório coletivo do passeio;
- Estudo em trios, de material coletado na Internet, sobre os seguintes assuntos: a qualidade das águas dos mares, formas de preservação, o homem como agente poluente, o mar/ fonte de riquezas ( alimentos, lazer, pérolas, navegação,...);
- Montagem de um varal didático, com a confecção e apresentação de cartazes de cada trio, referentes aos assuntos pesquisados;
- Em grupos, confecção dos seguintes ítens para organização da exposição: ¹divulgação da mesma, atrvés de cartazes e outros recursos, ²decoração e organização do ambiente da exposição, ³confecção das lembracinhas ;
- Proposta de reconstituição do fundo do mar através da construção de um aquário. Todos os alunos irão participar coletando materiais ( conchas, areia, plantas aquáticas, caramujos, pedrinhas, peixinhos,...);
- Organização da atividade culminante do projeto: a EXPOMAR, onde serão expostos todos os trabalhos realizados ao longo do projeto.
7. AVALIAÇÃO:O projeto será considerado satisfatório se toda a turma demonstrar interesse, empenhando-se na execução das atividades propostas.
A avaliação ocorrerá constantemente, pela observação da professora em todas as atividades realizadas.Ir para a próxima página Retornar à página inicial