O
Meio Ambiente e a Mídia
Será passado um
video tape com alguns " anúncios publicitários onde fica
evidenciado como as imagens da natureza são capturadas pela cultura
para que possam fazer parte de um sistema simbólico."(Amaral, 1997:89)
A professora orientará as crianças na direção
de um olhar crítico sobre essas estratégias publicitárias,
percebendo a natureza como objeto, "sujeita à exploração
e a dominação humana em nome do desenvolvimento tecnológico
e cultural de uma sociedade." (op.cit.:96)
CONHECIMENTO:
# Relatar anúncios publicitários já vistos.
COMPREENSÃO:
# Interpretar os anúncios publicitários
de forma a inferir as intenções de quem os produziu.
APLICAÇÃO:
# Elaborar propagandas que se utilize da natureza
não como objeto de exploração de consumo.
ANÁLISE:
# Analisar as imagens apresentadas nestes anúncios.
SÍNTESE:
# Relatar, brevemente, as formas utilizadas para a elaboração
dos anúncios criados para o site.
AVALIAÇÃO:
# Identificar através de "mapas conceituais" o que ficou
compreendido sobre o tema tratado.
# Video tape;
# Computador ( Softwares diversos, scanner, sites
sobre o meio ambiente, etc.)
# Material Gráfico.
1 - Assistir a um video
tape com alguns anúncios publicitários estando atento as
diferentes maneiras do uso da natureza apresentadas pela mídia.
2 -
Após, os alunos irão refletir a relação
entre a natureza e o produto apresentado.
3 - Procurar alguns
sites na internet que tratam deste enfoque.
4 - Utilizar
o Netscape Composer criando links e logo depois utilizando o upload, aprendendo
a salvar seus arquivos.
5 -
Para enriquecer seus arquivos, os alunos poderão também utilizar
o Paint Sho Pro para elaborar propagandas.
# http://www.riogrande.com.br/ecologia/
# http://www.geocities,com/RainForest/Jungle/3434/ecologia.htm
# http://www2st.com.br/cepen/
# http://www.geocities,com/RainForest/8252/