É requisitado que os alunos realizem trabalhos em grupos, individuais, pesquisas na Internet e participem de um passeio a uma estação de tratamento da água.
Objetivos específicos:
a) Pesquisar
na Internet diferentes textos que falem sobre a água (suas características,
utilidades e importâncias para os seres vivos), para , assim,
aprender a utilizar a Internet e aumentar seus conhecimentos referentes
à água;
b) Compartilhar no grande grupo as descobertas feitas,
para desenvolver a expressão oral e, da mesma forma, aumentar
seus conhecimentos referentes à água;
c) Visitar uma estação de tratamento
de água, para aumentar seus conhecimentos referentes ao processo
de tratamento da água (para torná-la potável);
d) Elaborar um desenho que retrate cada um dos processos
de tratamento da água, para desenvolver a coordenação
motora e fixar melhor oque aprendeu;
f)Elaborar um texto no Microsoft Word expressando oque
aprendeu sobre o tema para aperfeiçoar a ortografia e gramática.
g)Elaborar uma página na Internet dando sugestões
de como preservar a água potável do planeta para aprender
a operar o Netscape Composer e perceber que pode fazer sua parte
na preservação do ambiente;
h)Elaborar um cartão ,com aquarela, que tenha
uma mensagem bonita e dá-lo a um colega para motivar as relações
socias da turma e desenvolver a afetividade.
Estratégias:
-Os alunos deverão acessar
a Internet e pesquisar no ALTAVISTA (endereço:www.altavista.com)
textos que falem sobre a água ( suas características, utilidades
e importância para os seres vivos). Poderão imprimir
textos que julgam muito importantes e que devem ser trazidos ao grande
grupo;
-Conversa a respeito das descobertas
feitas;
-Passeio a uma estação
de tratamento da água. Lá deverão observar cada um
dos passos do processo de tratamento da água e ouvir as explicações
do funcionário que lá trabalha;
-Em grupos de 4 elementos deverão
elaborar um desenho, em papel pardo, que expresse o processo de tratamento
da água visto no passeio ;
-Cada aluno deverá elaborar
um texto falando das principais descobertas feitas durante todo o estudo
da água (no Microsoft Word);
-Cada aluno deverá elaborar,
no mínimo, uma sugestão de como preservar a água potável
do planeta empregando o Netscape Composer.
-Confecção
de um cartão, utilizando aquarela, e elaboração de
uma mensagem bonita.Tais cartões serão trocados entre os
alunos.
Recursos:
-Computador pessoal com acesso
à Internet e Microsoft Word;
-Papel pardo;
-Tintas diversas, pincéis
etc.
Avaliação:
Serão avaliados a participação,
empenho e dedicação nas atividades propostas, tal como a
qualidade dos desenhos e dos textos produzidos.
__________________________________________________________________________________
De acordo com a taxonomia de Bloom:
-Todos os objetivos citados acima,
exceto o "h", enquadram-se dentro da categoria cognitiva.
-O objetivo "d" enquadra-se na
categoria psicomotora.
-O objetivo "h" enquadra-se na categoria afetiva.
Autor: Eliseu