ALUNAS:ELAINE BITENCOURT E FABIANA HUNGER
 
 
 

            PLANEJAMENTO DE UMA AULA DE CIÊNCIAS
                    PROJETO ANIMAIS

    O projeto é para uma turma de quarta série na disciplina de ciências.A atividade será uma saída de campo seguida por pesquisas e discussão por intermédio da Internet.Objetivos são desenvolver habilidades que envolvam os objetivos educacionais de Bloom (cognitivos, afetivos e psicomotores).
  1. Visita a uma reserva ecológica, para observar as diferentes espécies de animais que estão em extinção. Através da observação e das informações, procurar discutir o motivo da extinção de animais, e toda a problemática que esse tema envolve.Observar suas características, hábitos, habitat natural, alimentação e quando a ação do homem prejudica a sua sobrevivência.( Desenvolvendo e trabalhando com o domínio afetivo)
  2. Ainda durante a visita, relacionar tudo o que puder saber sobre um determinado animal(escolhidos em grupo), inclusive dúvidas e hipóteses para posterior pesquisa. ( Trabalhando com o cognitivo)
  3. Com o auxílio de guias e do professor realizar uma caminhada ecológica, observando a reserva e seus habitantes.
  4. Na volta a escola, em uma aula posterior, os grupos irão pesquisar na Internet, em diferentes sites, todo o material que conseguirem á respeito do animal escolhido. Haverá uma discussão nos grupos sobre as hipóteses levantadas, se foram confirmadas ou não.
  5. Com a pesquisa concluída, os alunos farão uma discussão via computador ( lista de discussões, chats), para que todos tenham a oportunidade de colocar sua opinião e o que pesquisou sobre seu animal. ( O trabalho no computador pode ser considerado, além do cognitivo o psicomotor)
  6. Para finalizar, pode-se coletar todos os materiais e montar um mural para toda a escola.

 Obs: Durante as atividades os alunos estarão desenvolvendo o domínio cognitivo, no momento em que estão compreendendo, observando, interagindo, questionando, representando sempre uma aprendizagem.