Geometria  no  Computador

 


 

 Objetivo:    O objetivo desta atividade é  que  o aluno fixe conceitos de geometria, aprendendo e explorando o assunto, usando  o  computador como recurso.

O professor se utilizará da INTERNET e do software CABRI,  propondo  aos alunos o desafio da  procura, da pesquisa informatizada e utilização de recursos computacionais no aprendizado da matemática.
 
O aluno tentará analisar as informações buscadas, compreendendo-as e aplicando esse  conhecimento no CABRI, e após trocar experiências com o grande grupo.
 
Materiais: Computadores com impressora, acessado à INTERNET e com o dispositivo do software CABRI.
 
Procedimento: No laboratório de informática, o professor iniciará a aula sugerindo aos alunos  que procurem na INTERNET, endereços relacionados com os conteúdos de geometria, que já havia sido  explorados  em sala de aula. O professor deverá orientar os seus alunos nessa pesquisa indicando os endereços relacionados:
www.cade.com.br (sugestão: geometria, trigonometria,  etc)
WWW.altavista.com.br

Inicialmente é proposto a atividade de busca na INTERNET  e posterior  troca de experiência com o grande grupo.

Como segunda atividade,   o aluno  aplicará  esses  conhecimentos, bem como os trazidos da sala de aula, resolvendo problemas propostos  pelo professor  no software CABRI.

O professor orientará o aluno em todas as atividades.
O aluno,  utilizando-se  das  figuras  geométricas, poderá explorar  suas propriedades.
 
 

Objetivos Educacionais
Taxonomia de Bloom


Domínio Cognitivo
Conhecimento:  Supondo que o alunos já possua conhecimentos de  nformática,  e que o professor  tenha introduzido o assunto de geometria  em sala de aula;  o estudante reproduzirá  os conhecimentos já  aprendidos e  acomodados.
Compreensão:  O estudante será  capaz de usar  informações  originais, recebidas em sala de aula  e ampliá-las, reduzí-las, modificando alguma  informação original.
Estas informações serão  representadas  de outra forma (em ambiente  informatizado).
Aplicação: O  estudante transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.
Análise: Fase caracterizada pela  separaração de  uma informação em elementos   componentes e estabelecimento de   relações entre eles; espera-se que o aluno analise as propriedades das figuras geométricas.
 

Domínio Afetivo
Receptividade (também designado como acolhimento e      aquiescência):  Espera-se que o aluno aperceber-se da existência do valor da atividade proposta pois o trabalho será efetuado em ambiente rico e agradável (sala de informática da Escola).
Resposta: Deseja-se  que o aluno responda positivamente à proposta, desejando experimentar a procura e a descoberta.
Valorização:  Espera-se  que  o aluno fique motivado pelo conteúdo, interagindo com  o  grande  grupo, trocando informações e emoções.

 

Domínio psicomotor
Percepção:  É fundamental que o aluno use toda sua  atenção nas atividades.
Posicionamento: É necessário  boa postura  diante do instrumento de trabalho (computador e software CABRI).
Execução acompanhada: As atividades serão acompanhadas pelo professor, orientando o aprendiz em  as suas   dificuldades.
                  
 

Elaborado por Cíntia Beal e Giovana Lenzi
em 11.06.99