Objetivo: O objetivo desta atividade é que o aluno fixe conceitos de geometria, aprendendo e explorando o assunto, usando o computador como recurso.
O professor
se utilizará da INTERNET
e do software CABRI,
propondo aos alunos o desafio da procura, da pesquisa informatizada
e utilização de recursos computacionais no aprendizado da
matemática.
O aluno
tentará analisar as informações buscadas, compreendendo-as
e aplicando esse conhecimento no CABRI, e após trocar experiências
com o grande grupo.
Materiais:
Computadores com impressora, acessado
à INTERNET e com o dispositivo do software CABRI.
Procedimento:
No laboratório
de informática, o professor iniciará a aula sugerindo aos
alunos que procurem na INTERNET, endereços relacionados com
os conteúdos de geometria, que já havia sido explorados
em sala de aula. O professor deverá orientar os seus alunos nessa
pesquisa indicando os endereços relacionados:
www.cade.com.br
(sugestão: geometria, trigonometria, etc)
WWW.altavista.com.br
Inicialmente é proposto a atividade de busca na INTERNET e posterior troca de experiência com o grande grupo.
Como segunda atividade, o aluno aplicará esses conhecimentos, bem como os trazidos da sala de aula, resolvendo problemas propostos pelo professor no software CABRI.
O professor
orientará o aluno em todas as atividades.
O aluno,
utilizando-se das figuras geométricas, poderá
explorar suas propriedades.
Objetivos
Educacionais
Taxonomia
de Bloom
Domínio
Cognitivo
Conhecimento:
Supondo que o alunos já possua conhecimentos
de nformática, e que o professor tenha introduzido
o assunto de geometria em sala de aula; o estudante reproduzirá
os conhecimentos já aprendidos e acomodados.
Compreensão:
O estudante será capaz de usar informações
originais, recebidas em sala de aula e ampliá-las, reduzí-las,
modificando alguma informação original.
Estas
informações serão representadas de outra
forma (em ambiente informatizado).
Aplicação:
O estudante transporta uma informação
genérica para uma situação nova e específica.
Análise:
Fase caracterizada pela separaração
de uma informação em elementos componentes
e estabelecimento de relações entre eles; espera-se
que o aluno analise as propriedades das figuras geométricas.
Domínio
Afetivo
Receptividade
(também designado como acolhimento
e aquiescência): Espera-se que
o aluno aperceber-se da existência do valor da atividade proposta
pois o trabalho será efetuado em ambiente rico e agradável
(sala de informática da Escola).
Resposta:
Deseja-se que o aluno responda positivamente
à proposta, desejando experimentar a procura e a descoberta.
Valorização:
Espera-se que o aluno fique motivado pelo conteúdo,
interagindo com o grande grupo, trocando informações
e emoções.
Domínio
psicomotor
Percepção:
É fundamental que o aluno use toda sua atenção
nas atividades.
Posicionamento:
É necessário boa postura
diante do instrumento de trabalho (computador e software CABRI).
Execução
acompanhada: As atividades serão
acompanhadas pelo professor, orientando o aprendiz em as suas
dificuldades.
Elaborado por Cíntia Beal e Giovana Lenzi
em 11.06.99