O objetivo desde trabalho é aproximar o aluno
na história do Brasil não só como um modismo passageiro,
mas
numa tentativa de mostrar a importância das várias etnias
ao longo dos anos no Brasil, além de aproximar o aluno da informática,
como sendo uma tecnologia necessária na vida do estudante e do pesquisador,
bem como de muitas pessoas que gostam de navegar pela Internet . Este trabalho
se encaixaria na categoria cognitiva da Taxonomia de Bloom, as quais apresentei
atividades para atingir os objetivos específicos aqui ditos
e os específicos para esta categoria.
Para tanto, exploraria o conhecimento prévio
que os alunos já teriam sobre o assunto, após iríamos
pesquisar
tanto na biblioteca da escola, como nos livros que os alunos tiverem
em casa, bem como revista e jornais. Poderia ser feito visitas a museus
entre outros locais, afim de coletar mais dados sobre o assunto.
Após os alunos terem uma base sobre o
assunto, nos voltaríamos para uma pesquisa mais ampliada, que
seria na Internet, vendo o que se diz sobre o
assunto aqui no Brasil e o que se fala no exterior.
Após este trabalho de pesquisa, faríamos um debate, onde
reuniríamos e colocaríamos todos os dados
pesquisados sobre a história do Brasil nestes 500 anos para
o grande grupo, sendo que cada aluno faria um resumo
para si para que mais tarde ele fizesse um texto bem elaborado.
Após iríamos fazer uma comparação sobre o
desenvolvimento que o Brasil sofreu ao longo dos tempos, e debater
sobre o que mais pode se desenvolver, quais as
novidades que poderão surgir ao longo dos anos que viram, como
será a televisão no ano 2099(já que hoje se tem
televisores de paredes bem fininhos), e o que o computador estará
fazendo(visto que hoje se pode se comunicar
com pessoas de vários países do mundo em alguns minutos,
além de se poder estudar sobre vários assuntos sem
sair de casa, entre outras coisas), e como será que serão
as aulas no futuro? Assim a partir dos conhecimentos prévios trazidos
pelos alunos e também do conhecimento adquirido nas aulas, o aluno
compreenderá melhor o assunto para que possa ampliálo de
acordo com sua pesquiza e dedicação, e assim estabelecer
relações como o que aconteceu até aqui e o que poderá
acontecer daqui a alguns anos. Além de recuperar na memória
dos alunos algumas crenças, histórias que fazem parte de
nosso folclore. Poderia ser feito, como uma das formas de avaliar, um teatro
sobre alguma destas histórias, como exemplo cito a do Boi-bumbá
com algumas ilustrações do festival de junho.
Para finalizar, os alunos iriam aprender a fazer
página no computador, e após colocariam seus textos lá.
Alguns endereços que o aluno poderia procurar
na Internet:
http://www.e-net.com.br/historia/
http://www.historia do brasil.com.br/frame_d.htm
BOI-BUMBÁ
Essa história, com
uma ou outra variação, começa com o desejo de uma
mulher grávida. No Brasil e, particularmente, na Amazônia
ninguém gosta
de deixar de satisfazer a vontade de uma gestante, pelo medo que
aconteça alguma coisa à criança. O Boi-bumbá
relata o caso de uma
mulher que cisma de comer a carne do boi preferido do patrão.
O marido
dela, capataz da fazenda, não tem dúvida em matá-lo.
Mas quando o
patrão descobre o que aconteceu manda o empregado dar um jeito
de ressuscitar
o seu animal.Um pajé, o Xamã dos índios, uma espécie
de feiticeiro, consegue o
milagre e todos dançam alegremente em volta do boi. Se é
verdade ou mentira,
ninguém discute. O fato é que hoje o Boi-bumbá
é uma das mais fortes
tradições de Parintins, no Estado do Amazonas. No mês
de junho ocorrem
representações públicas dessa crença popular.
A dança marcada por um
ritmo forte, anima vários grupos que representam com suas fantasias
diversas personagens deste drama popular.
NOME: Gislaine Fraga Ribeiro