Plano de ensino aprendizagem: imagem
Os 500 anos do Brasil

    O objetivo desde trabalho é aproximar o aluno na história do Brasil não só como um modismo passageiro, mas
numa tentativa de mostrar a importância das várias etnias ao longo dos anos no Brasil, além de aproximar o aluno da informática, como sendo uma tecnologia necessária na vida do estudante e do pesquisador, bem como de muitas pessoas que gostam de navegar pela Internet . Este trabalho se encaixaria na categoria cognitiva da Taxonomia de Bloom, as quais apresentei atividades para atingir  os objetivos específicos aqui ditos e os específicos para esta categoria.
    Para tanto, exploraria o conhecimento prévio que os alunos já teriam sobre o assunto, após iríamos pesquisar
tanto na biblioteca da escola, como nos livros que os alunos tiverem em casa, bem como revista e jornais. Poderia ser feito visitas a museus entre outros locais, afim de coletar mais dados sobre o assunto.  Após os alunos terem uma base sobre o
assunto, nos voltaríamos para uma pesquisa mais ampliada, que seria na Internet, vendo o que se diz sobre o
assunto aqui no Brasil e o que se fala no exterior.
 imagem  Após este trabalho de pesquisa, faríamos um debate, onde reuniríamos e colocaríamos todos os dados
pesquisados sobre a história do Brasil nestes 500 anos para o grande grupo, sendo que cada aluno faria um resumo
para si para que mais tarde ele fizesse um texto bem elaborado.  Após iríamos fazer uma comparação sobre o
desenvolvimento que o Brasil sofreu ao longo dos tempos, e debater sobre o que mais pode se desenvolver, quais as
novidades que poderão surgir ao longo dos anos que viram, como será a televisão no ano 2099(já que hoje se tem
televisores de paredes bem fininhos), e o que o computador estará fazendo(visto que hoje se pode se comunicar
com pessoas de vários países do mundo em alguns minutos, além de se poder estudar sobre vários assuntos sem
sair de casa, entre outras coisas), e como será que serão as aulas no futuro? Assim a partir dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos e também do conhecimento adquirido nas aulas, o aluno compreenderá melhor o assunto para que possa ampliálo de acordo com sua pesquiza e dedicação, e assim estabelecer relações como o que aconteceu até aqui e o que poderá acontecer daqui a alguns anos. Além de recuperar na memória dos alunos algumas crenças, histórias que fazem parte de nosso folclore. Poderia ser feito, como uma das formas de avaliar, um teatro sobre alguma destas histórias, como exemplo cito a do Boi-bumbá com algumas ilustrações do festival de junho.
    Para finalizar, os alunos iriam aprender a fazer página no computador, e após colocariam seus textos lá.
    Alguns endereços que o aluno poderia procurar na Internet:
http://www.e-net.com.br/historia/
http://www.historia do brasil.com.br/frame_d.htm

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BOI-BUMBÁ
        Essa história, com uma ou outra variação, começa com o desejo de uma
mulher grávida. No Brasil e, particularmente, na Amazônia ninguém gosta
de deixar de satisfazer a vontade de uma gestante, pelo medo que 
aconteça alguma coisa à criança. O Boi-bumbá relata o caso de uma
mulher que cisma de comer a carne do boi preferido do patrão. O marido
dela, capataz da fazenda, não tem dúvida em matá-lo. Mas quando o
patrão descobre o que aconteceu manda o empregado dar um jeito de ressuscitar
o seu animal.Um pajé, o Xamã dos índios, uma espécie de feiticeiro, consegue o
milagre e todos dançam alegremente em volta do boi. Se é verdade ou mentira,
ninguém discute. O fato é que hoje o Boi-bumbá é uma das mais fortes
tradições de Parintins, no Estado do Amazonas. No mês de junho ocorrem
representações públicas dessa crença popular. A dança marcada por um
ritmo forte, anima vários grupos que representam com suas fantasias
diversas personagens deste drama popular.
 
                                               

 NOME: Gislaine Fraga Ribeiro