RECURSOS NATURAIS

    Será solicitado aos alunos que busquem na Internet informações sobre o meio ambiente, enfatizando a procura de dados sobre recursos naturais. Este trabalho será realizado em duplas.


NÍVEL: Séries Iniciais

DOMÍNIOS: Cognitivo ( Conhecimento, Compreensão, Análise e Avaliação)
                    Afetivo (Receptividade e Organização)


OBJETIVOS:

    1º Utilizar a Internet para buscar informações sobre o tema Recursos Naturais;
    2° Acrescentar às informações encontradas na Internet o material retirado de revistas e jornais;
    3º Analisar o material encontrado, criando um banco de dados;
    4º Avaliar a ação do homem sobre a natureza, criando uma página sobre o assunto;
    5º Utilizar e-mail para troca de informações entre as duplas.


MATERIAIS:

    Computador com conexão à Internet, incluindo utilização e-mail.
    Editor de texto, programas de bancos de dados, scanner e impressora.
    Revistas e jornais em circulação.
    Cola, tesoura, papel pardo, fita adesiva, etc.


PROCEDIMENTOS:

    1) Com antecedência, solicitar aos alunos que procurem em jornais e revistas gravuras e artigos sobre meio ambiente;
    2) Procurar também na Internet informações sobre o tema.
    3) Ao juntar as informações encontradas, os alunos farão uma análise crítica sobre a ação do homem sobre a natureza.
    4) Colocar as informações encontradas em um banco de dados.
    5) Criar uma página a partir da análise das informações. Nesta fase será utilizado o scanner para o aproveitamento dos materiais.
    6) O e-mail será utilizado para a dinamização das atividades anteriores, incentivando a troca de informações e experiências entre colegas.
    7) Montagem de mural para exposição na escola.
    8) Iniciar uma campanha de preservação ambiental na escola com possibilidade de estendê-la à comunidade.


SITES DE BUSCA:

altavista
yahoo
cadê


CONSIDERAÇÕES:

    No momento em que as crianças perceberem a ação do homem sobre a natureza, irão compreender que esta ação coloca em risco a "renovação" dos recursos naturais renováveis.
    Quando da elaboração do material de divulgação e da montagem dos dados para a página e para o mural da escola, estará sendo oportunizado um tempo e um espaço de reflexão sobre a necessidade de nos tornarmos parceiros da natureza, no sentido prático e consciente de preservá-la, preservando-nos.
    A partir do momento em que se utiliza a tecnologia de um computador (o qual possui chips que liberam CFC (Clorofluorcarbono) na natureza prejudicando a camada de Ozônio) criado em uma era de devastação da natureza, nada mais justo que utilizá-lo como instrumento de divulgação e conscientização dos riscos que corremos sem nos darmos conta de tal fato.



Depende de nós!

gisele@lies.edu.ufrgs.br
 

Esta página foi composta por:
Gisele Cortinovi
Maria Bernardete Chaves Ramos