Será solicitado aos alunos que busquem na Internet informações sobre o meio ambiente, enfatizando a procura de dados sobre recursos naturais. Este trabalho será realizado em duplas.
NÍVEL: Séries Iniciais
DOMÍNIOS: Cognitivo ( Conhecimento,
Compreensão, Análise e Avaliação)
Afetivo (Receptividade e Organização)
1º Utilizar
a Internet para buscar informações sobre o tema Recursos
Naturais;
2° Acrescentar
às informações encontradas na Internet o material
retirado de revistas e jornais;
3º Analisar
o material encontrado, criando um banco de dados;
4º Avaliar
a ação do homem sobre a natureza, criando uma página
sobre o assunto;
5º Utilizar
e-mail para troca de informações entre as duplas.
Computador com
conexão à Internet, incluindo utilização e-mail.
Editor de texto,
programas de bancos de dados, scanner e impressora.
Revistas e jornais
em circulação.
Cola, tesoura,
papel pardo, fita adesiva, etc.
1) Com antecedência,
solicitar aos alunos que procurem em jornais e revistas gravuras e artigos
sobre meio ambiente;
2) Procurar
também na Internet informações sobre o tema.
3) Ao juntar
as informações encontradas, os alunos farão uma análise
crítica sobre a ação do homem sobre a natureza.
4) Colocar as
informações encontradas em um banco de dados.
5) Criar uma
página a partir da análise das informações.
Nesta fase será utilizado o scanner para o aproveitamento dos materiais.
6) O e-mail
será utilizado para a dinamização das atividades anteriores,
incentivando a troca de informações e experiências
entre colegas.
7) Montagem
de mural para exposição na escola.
8) Iniciar uma
campanha de preservação ambiental na escola com possibilidade
de estendê-la à comunidade.
No momento em
que as crianças perceberem a ação do homem sobre a
natureza, irão compreender que esta ação coloca em
risco a "renovação" dos recursos naturais renováveis.
Quando da elaboração
do material de divulgação e da montagem dos dados para a
página e para o mural da escola, estará sendo oportunizado
um tempo e um espaço de reflexão sobre a necessidade de nos
tornarmos parceiros da natureza, no sentido prático e consciente
de preservá-la, preservando-nos.
A partir do
momento em que se utiliza a tecnologia de um computador (o qual possui
chips que liberam CFC (Clorofluorcarbono) na natureza prejudicando a camada
de Ozônio) criado em uma era de devastação da natureza,
nada mais justo que utilizá-lo como instrumento de divulgação
e conscientização dos riscos que corremos sem nos darmos
conta de tal fato.
Esta página foi composta por:
Gisele Cortinovi
Maria Bernardete Chaves Ramos