Este é um plano de ensino retirado da Web no endereço do Centro Nónio -  F.C.U.L.   Escolas e Projetos.

Julio Cezar Zoche - 1841/97-9 - Turma A.


ESCOLA: 1º CEB nº 49
NOME DO PROJETO: "A Criança e o Mundo Animal"
COORDENADOR: Hermínia de Jesus Oliveira Nabiça
 

OBJETIVOS:
 
  1. Incentivar atitudes de preservação do Patrimônio Natural e de respeito  pelas várias formas de vida.
  2. Promover o contato direto das crianças com o mundo animal.
  3. Auxiliar a criança a compreender e a conhecer o mundo animal através da observação direta e reflexão.
  4. Desenvolver nos alunos uma atitude de permanente pesquisa,  observação e experimentação da realidade envolvente, numa perspectiva  interdisciplinar.
  5. Recolher e organizar informaticamente os dados recolhidos.
  6. Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.
 
 Taxonomia de Bloom:
 

Atividades:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A caracterização da Taxonomia de Bloom para os objetivos deste plano são as seguintes:
 
 
 
Objetivo 1: Estimula o domínio afetivo  da valorização.   
Objetivos 2, 3 e 4: Esta presente nestes objetivos e pode ser trabalhado, os domínios cognitivo, afetivo e até psicomotor, tendo em vista que o contato direto com o mundo dos animais obriga, dentro do psicomotor, uma produção de habilidade para trafegar nos locais onde vivem estes animais e saber se posicionar para atingir uma percepção global da atividade.   
Objetivo 5: Pode-se perceber aqui a utilização da síntese do domínio cognitivo, onde o estudante reúne elementos de informação para compor algo novo.   
Objetivo 6: O aluno, vendo seu trabalho valorizado e publicado em um artigo na Internet, desenvolve a auto estima e valorização do trabalho. 
Avaliação 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As atividades para atingir os objetivos propostos são as seguintes:
 
 
  • Observação direta de animais no seu meio natural e em cativeiro.
  • Investigação.
  • Organizar e classificar os registros feitos.
  • Reconhecer , a partir dos dados adquiridos, qual o "meio ideal" para a  vida de cada espécie.
  • Registrar toda a informação recolhida através dos meios sistemas  informáticos existentes: Base de Dados, Processamento de texto, Desenhos Gráficos.
  • Troca de experiências intra e extra-escolares e outras instituições nacionais e/ou estrangeiras através de jornal escolar, folhetos desdobráveis, exposições e da Internet.
  • Elaborar um folheto informativo a distribuir à população. 
  • Promover ações culturais tendo em vista a divulgação de todo o trabalho realizado ao longo do Projeto: exposições, dramatizações.