Estudos das Aves Brasileiras
Faixa Etária dos Alunos: 9-10 anos
Objetivo:
Podemos notar que neste planejamento são contemplados os
objetivos, que segundo Bloom ,são classificados como cognitivos,
afetivos e psicomotores. Ao buscar a informação e refletir
sobre ela, os alunos estão desenvolvendo habilidades cognitivas,
bem como estão se envolvendo afetivamente, estabelecendo relações
de valores. É óbvio que também estão desenvolvendo
habilidades psicomotoras ao manusear materiais e utilizar o computador.
Procuramos também contemplar neste planejamento
todos os níveis de domínio cognitivo pensado por Bloom. Quando
solicitamos que os alunos pesquisem na Internet e elaborem suas hipóteses,
estamos desenvolvendo seu conhecimento e ampliando seu campo cognitivo.
Através da elaboração de um resumo e do estabelecimento
de relações com os problemas ligados a preservação
e a extinção estamos procurando desenvolver a compreensão
e a reflexão. Nosso planejamento procura proporcionar ao aluno
que partindo da realidade das aves brasileiras e suas características,
possa estabelecer relações com novos conteúdos
e problemas ambientais e sociais. No mundo em que vivemos , repleto de
informações, a pessoa precisa ter competência para
selecionar , analisar e sintetizar aquilo que realmente lhe interessa.
Pensando neste nível desenvolvido por Bloom é que planejamos
atividades de pesquisa, construção de mapas e resumos e exposição
oral daquilo que foi pesquisado e tido como importante. Quanto a avaliação,
por ser considerado por Bloom um dos níveis de maior complexidade
cognitiva é que pensamos, neste planejamento, em avaliar de forma
permanente, no decorrer de todo o processo , valorizando a participação
e o empenho de cada aluno.