Alunas: Lisandra Machado Rodriguês  e
                                                Maria Cristina de C. P. Menezes

Estudos das Aves Brasileiras

Faixa Etária dos Alunos: 9-10 anos                                                          

Objetivo:

Metodologia:
  • Material:

  • Podemos notar que neste planejamento são contemplados os objetivos, que segundo Bloom ,são classificados como cognitivos, afetivos e psicomotores.  Ao buscar a informação e refletir sobre ela, os alunos estão desenvolvendo habilidades cognitivas, bem como estão se envolvendo afetivamente, estabelecendo relações de valores. É óbvio que também estão desenvolvendo habilidades psicomotoras ao manusear materiais e utilizar o computador.
     Procuramos também contemplar neste planejamento  todos os níveis de domínio cognitivo pensado por Bloom. Quando  solicitamos que os alunos pesquisem na Internet  e elaborem suas hipóteses, estamos desenvolvendo seu conhecimento e ampliando seu campo cognitivo. Através da elaboração de um resumo e do estabelecimento de relações com os problemas ligados a preservação e a extinção estamos procurando desenvolver a compreensão e a reflexão.  Nosso planejamento procura proporcionar ao aluno que partindo da realidade das aves brasileiras e suas características, possa estabelecer relações  com novos conteúdos e problemas ambientais e sociais. No mundo em que vivemos , repleto de informações, a pessoa precisa ter competência para selecionar , analisar e sintetizar aquilo que realmente lhe interessa.  Pensando neste nível desenvolvido por Bloom é que planejamos atividades de pesquisa, construção de mapas e resumos e exposição oral daquilo que foi pesquisado e tido como importante. Quanto a avaliação, por ser considerado por Bloom um dos níveis de maior complexidade cognitiva é que pensamos, neste planejamento, em avaliar de forma permanente, no decorrer de todo o processo , valorizando a participação e o empenho de cada aluno.