Projeto água

Propostas de aula
 
 Público-alvo: crianças de 5 a 7 anos

 Objetivo: Mostrar aos alunos a importância da água no mundo em que vivemos.
 
Metodologia: Solicitar aos alunos que pesquisem nos sites de busca (altavista.com.br) materiais relacionados com a água (revistas, jornais, vídeos, fotos, livros, cartazes e etc.). Após a coleta do material ver um vídeo e analisar a utilidade da água, confirmando ou não as expectativas das crianças e registrando tudo que está sendo discutido. A partir daí, propor a confecção de um álbum produzido pela turma com os materiais retirados da internet  e outros portadores de texto.
Solicitar aos alunos a elaboração de um desenho para posterior relato oral aos colegas.
Com o auxílio da professora fazer uma visita se possível, a uma estação de tratamento de água e ver os diversos processos que essa passa para tornar-se limpa novamente.
 
Resultados esperados: valorizar a preservação da água, mostrando sua importância vital para o ser humano, os animais, vegetais, etc.
                                                                                                    
O computador como recurso didático: é uma forma para aguçar ainda mais o interesse pelo tema proposto, bem como esclarecer pontos obscuros. Esta ferramenta servirá de grande utilidade para que os alunos tenham um maior contato visual com tudo o que se tem disponível na rede (internet) sobre a água.

Usamos o computador como uma forma de ilustrar o projeto sobre a água, e de certa maneira mostrar como este assunto pode ser trabalhado nas diversas áreas de conhecimento, com o intuito de possibilitar uma melhor visualisação dos acontecimentos em torno do tema proposto.
Avaliação: o processo de crescimento de conhecimento das crianças em relação ao assunto, o que aprenderam, suas discordâncias, como participaram.

Avaliação: o processo de crescimento no conhecimento das crianças em relação ao assunto, o que aprenderam, suas discordâncias, como participaram.
 

Categorias da Taxonomia de Bloom utilizadas:

     Cognitiva: possibilita o enriquecimento/acréscimo de informações e a
     melhor compreensão do assunto.
                         Afetiva: amplia as relações interpessoais com os colegas de turma e de
     outras escolas/lugares via Internet.
 
 
Ana Celita Braun -  matrícula 0186/98-3
Dina Fernanda Lanzarini Leal -  matrícula 0846/98-9
Mary Lúcia Pedroso Konrath -  matrícula 2177/98-5