Objetivo: Mostrar aos alunos a importância da água
no mundo em que vivemos.
Metodologia: Solicitar aos alunos que pesquisem nos sites de
busca (altavista.com.br) materiais relacionados com a água (revistas,
jornais, vídeos, fotos, livros, cartazes e etc.). Após a
coleta do material ver um vídeo e analisar a utilidade da água,
confirmando ou não as expectativas das crianças e registrando
tudo que está sendo discutido. A partir daí, propor a confecção
de um álbum produzido pela turma com os materiais retirados da internet
e outros portadores de texto.
Solicitar aos alunos a elaboração de um desenho para
posterior relato oral aos colegas.
Com o auxílio da professora fazer uma visita se possível,
a uma estação de tratamento de água e ver os diversos
processos que essa passa para tornar-se limpa novamente.
Resultados esperados: valorizar a preservação
da água, mostrando sua importância vital para o ser humano,
os animais, vegetais, etc.
O computador como recurso didático: é uma forma
para aguçar ainda mais o interesse pelo tema proposto, bem como
esclarecer pontos obscuros. Esta ferramenta servirá de grande utilidade
para que os alunos tenham um maior contato visual com tudo o que se tem
disponível na rede (internet) sobre a água.
Usamos o computador como uma forma de ilustrar o projeto sobre a água,
e de certa maneira mostrar como este assunto pode ser trabalhado nas diversas
áreas de conhecimento, com o intuito de possibilitar uma melhor
visualisação dos acontecimentos em torno do tema proposto.
Avaliação: o processo de crescimento de conhecimento
das crianças em relação ao assunto, o que aprenderam,
suas discordâncias, como participaram.
Avaliação: o processo de crescimento no conhecimento
das crianças em relação ao assunto, o que aprenderam,
suas discordâncias, como participaram.
Categorias da Taxonomia de Bloom utilizadas:
Cognitiva: possibilita o enriquecimento/acréscimo de informações e a
melhor compreensão do assunto.
Afetiva: amplia as relações interpessoais com os colegas de turma e de
outras escolas/lugares via Internet.
Ana Celita Braun - matrícula 0186/98-3
Dina Fernanda Lanzarini Leal - matrícula 0846/98-9
Mary Lúcia Pedroso Konrath - matrícula 2177/98-5