OBJETIVOS:
- Atingir crianças
em idade de escolarização;
- Relacionar o conhecimento
prévio da criança sobre o assunto, com as novas informações,
reestruturando o seu conhecimento;
-Despertar o interesse
das crianças quanto ao meio ambiente;
-Desenvolver os
níveis cognitivo, afetivo e psicomotor, conforme a Taxonomia de
Bloom:
*Cognitivo:
pesquisa, interpretação de leituras;
*Afetivo:
sentimentos da criança em relação ao filme, como exemplo
quando o Flipper sofre uma agressão;
*Psicomotor:
Uso do mouse para efetuar algumas atividades, como os jogos; a construção
do painel, etc.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Aprofundar o conhecimento sobre a alimentação, habitat, personalidade,
costumes e fisiologia deste animal.
PROPOSTA DE TRABALHO:
- Conversarmos sobre
o projeto, questionando sobre o seu conhecimento prévio do assunto
( fazer cartaz);
- Assistirmos ao
filme Flipper, e após registrar em um papel as cenas que chamaram
mais atenção;
- Ler estórias
a respeito dos golfinhos (verídicas ou contos), a seguir fazer o
registro do estudo;
- Pequisar na Internet,
sobre o habitat, alimentação, reprodução, etc;
- Fazermos um arquivo
sobre o assunto, utilizando o computador podendo para isso construir
gráficos, tabelas, mapas conceituais, desenhos;
- Desenvolver jogos,
podendo utilizar o computador, para estimular o aprendizado, como quebra
- cabeça, tabuleiro, jogo da memória (relacionando suas características),
mímica, teatro;
- Desenhar um golfinho
em tamanho real no chão (matemática, medição);
- Fazermos um golfinho
com papel pardo e nomearmos as partes externas do golfinho (se for de interesse
da turma conhecer a fisiologia do golfinho)
MATERIAIS UTILIZADOS:
Livros de consulta:
- Atlas visuais:
O Corpo Humano e Animais; Zero Hora.
- Enciclopédia
Conhecer; Abril Cultura.
- Caminhos da Terra;
números 5 (ano 4), 10 (ano 4), 5 (ano 7); Ed. Abril.
- Enciclopédia
do estudante.
Livros de estórias,
contos ou histórias verídicas:
- História
verídica retirada de uma página na Internet (http://www.dolphins.com.br);
Áudio
visuais:
- Revistas e jornais;
- Flipper; CIC video;
- Internet.