Propostas de aula
Público-alvo:
jovens e adultos
Objetivo:Mostrar
aos alunos a importância da água no mundo em que vivemos,
como um recurso que a natureza nos oferece e que deve ser utilizado conscientemente.
Sua importância não é só para o homem (uma visão
antropocêntrica) mas para a humanidade e animais, vegetais do Universo.
Metodologia:
Solicitar aos alunos que pesquisem nos sites de busca (altavista.com.br)
materiais relacionados com a água e o meio ambiente (revistas, jornais,
vídeos, fotos, livros, cartazes e etc.). Após a coleta do
material ver um vídeo e analisar a utilidade da água, confirmando
ou não as expectativas dos jovens e adultos e pedindo que eles registrem
em forma de texto tudo que está sendo discutido. Pedir que os alunos
exponham suas experiências com a água e o meio ambiente (onde
eu vivo tem água encanada e tratada? etc...) A professora trará
materiais do DMAE sobre o assunto e pedirá que eles também
procurem no respectivo órgão. A partir daí, será
proposto a confecção de um painel ou livro produzido pela
turma com os materiais retirados da internet e outros portadores
de texto.
Solicitar aos alunos a elaboração de um
desenho para posterior relato oral aos colegas.
Combinar junto com os alunos uma visita se possível,
a uma estação de tratamento de água e ver os diversos
processos que essa passa para tornar-se limpa novamente.
Resultados esperados:
valorizar a preservação da água, mostrando sua importância
vital para o ser humano, os animais,vegetais, etc e a sua relação
com o meio ambiente.
O computador como parte da ação
pedagógica do professor: é uma
forma de instigar o interesse pelo assunto trabalhado, bem como valorizar
as experiências trazidas pelos alunos. Esta ferramenta servirá
de grande utilidade para que os alunos tenham um maior contato visual
com tudo o que se tem disponível na rede (internet)
sobre a água e o meio ambiente. Este tema pode ser trabalhado nas
diversas áreas do conhecimento. Sendo o ponto de partida para novas
buscas.
Avaliação: O que os jovens e adultos conhecem sobre o tema e como foi o seu processo de aprendizado das novas informações. Seus questionamentos e sua participação nas atividades propostas bem como a valorização do material trazido pelos alunos.
De acordo com a Taxonomia de Bloom, os objetivos trabalhos serão:
Cognitiva: possibilita o enriquecimento/acréscimo
de informações e a melhor compreensão do assunto.
Afetiva: amplia as relações interpessoais
com os colegas de turma.
Psicomotora: Trabalhando a coordenação
motora no momento em que manipula o mouse e o teclado.
Maria Rosana Santana Porto Matrícula: 2133/96-4