Projeto água e meio ambiente
 

Propostas de aula
 
 Público-alvo: jovens e adultos

 Objetivo:Mostrar aos alunos a importância da água no mundo em que vivemos, como um recurso que a natureza nos oferece e que deve ser utilizado conscientemente. Sua importância não é só para o homem (uma visão antropocêntrica) mas para a humanidade e animais, vegetais do Universo.
  
Metodologia: Solicitar aos alunos que pesquisem nos sites de busca (altavista.com.br) materiais relacionados com a água e o meio ambiente (revistas, jornais, vídeos, fotos, livros, cartazes e etc.). Após a coleta do material ver um vídeo e analisar a utilidade da água, confirmando ou não as expectativas dos jovens e adultos e pedindo que eles registrem em forma de texto tudo que está sendo discutido. Pedir que os alunos exponham suas experiências com a água e o meio ambiente (onde eu vivo tem água encanada e tratada? etc...) A professora trará materiais do DMAE sobre o assunto e pedirá que eles também procurem no respectivo órgão. A partir daí, será proposto a confecção de um painel ou livro produzido pela turma com os materiais retirados da internet  e outros portadores de texto.
Solicitar aos alunos a elaboração de um desenho para posterior relato oral aos colegas.
Combinar junto com os alunos  uma visita se possível, a uma estação de tratamento de água e ver os diversos processos que essa passa para tornar-se limpa novamente.
  
Resultados esperados: valorizar a preservação da água, mostrando sua importância vital para o ser humano, os animais,vegetais, etc e a sua relação com o meio ambiente.
 
O computador como parte da ação pedagógica do professor: é uma forma de instigar o interesse pelo assunto trabalhado, bem como valorizar as experiências trazidas pelos alunos. Esta ferramenta servirá de grande utilidade para que os alunos tenham um maior contato visual
com tudo o que se tem disponível na rede (internet) sobre a água e o meio ambiente. Este tema pode ser trabalhado nas diversas áreas do conhecimento. Sendo o ponto de partida para novas buscas.
 

Avaliação: O que os jovens e adultos conhecem sobre  o tema e como foi o seu  processo de aprendizado das novas informações. Seus questionamentos e sua participação nas atividades propostas bem como a valorização do material trazido pelos alunos.

De acordo com a Taxonomia de Bloom, os objetivos trabalhos serão:

Cognitiva: possibilita o enriquecimento/acréscimo de informações e a melhor compreensão do assunto.
Afetiva: amplia as relações interpessoais com os colegas de turma. 
Psicomotora: Trabalhando a coordenação motora no momento em que manipula o mouse e o teclado.
 

               Maria Rosana Santana Porto     Matrícula: 2133/96-4