Solicitar
aos alunos que em grupos, utilizem a internet como ferramenta de pesquisa
para a temática central aqui apresentada: A
Conservação do Solo
Foto: Mar Morto (Israel).
O plano de aula proposto,
envolve as três Taxonomias de Objetivos Educacionais de Bloom: A
Cognitiva, pois o aluno irá conhecer
e compreender, reproduzindo assim aquilo que aprendeu; A
Afetiva, relacionando os fatos ali estudados
com o dia a dia das pessoas envolvidas naquele estudo, desenvolvendo o
sentimento dos mesmos; e a Psicomotora,
que possibilitará aos alunos praticarem e desenvolverem a
sua cordenação motora ao usarem o mouse do computador para
suas tarefas.
Objetivos:
entender que a agricultura interfere no equilíbrio
da natureza. Logo, deve ser feita com técnica e cuidado.
compreender o mecanismo cíclico que ocorre
em uma comunidade natural e ser capaz de comparar com o que ocorre com
a agricultura.
entender que uma boa técnica de adubação
deve imitar o que ocorre na natureza.
constatar que ocorre erosão quando uma comunidade
está desequilibrada ou em eventos meteorológicos dramáticos.
entender que solo coberto é solo protegido
da erosão.
Materiais:
-
computadores conectados à Internet.
-
lista com as principais regiões do RS e seu
respectivo tipo de solo, mostrando também, como acontece a técnica
agrícola nessas regiões; endereços dos sites de busca:
www.altavista.com.br
- www.cade.com.br
Procedimento:
-
primeiro, explicar como o homem modifica o solo e
quando o solo fica esgotado;
-
observar também técnicas de adubação
imitando a natureza (orgânica);
-
explicar como ocorre a erosão;
-
dividir a turma em pequenos grupos e com auxílio
da inernet, solicitar uma pesquisa sobre: tipos de solos em determinadas
áreas do mundo e suas conseqüências junto a suas regiões,(deserto,
areais, florestas densas e mistas). Se possível com fotos;
-
após, os grupos relatariam ao grande grupo
os tipos de solos encontrados e onde se situam no globo, expondo também
as causas e conseqüências da conservação ou não
destes solos.
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