Solicitar aos alunos que em grupos, utilizem a internet como ferramenta de pesquisa para a temática central aqui apresentada: A Conservação do Solo
Foto: Mar Morto (Israel).  

    O plano de aula proposto, envolve as três Taxonomias de Objetivos Educacionais de Bloom: A Cognitiva, pois o aluno irá conhecer e compreender, reproduzindo assim aquilo que aprendeu; A Afetiva, relacionando os fatos ali estudados com o dia a dia das pessoas envolvidas naquele estudo, desenvolvendo o sentimento dos mesmos; e a Psicomotora, que possibilitará aos alunos praticarem  e desenvolverem a sua cordenação motora ao usarem o mouse do computador para suas tarefas.


      Objetivos:
  • entender que a agricultura interfere no equilíbrio da natureza. Logo, deve ser feita com técnica e cuidado.
  • compreender o mecanismo cíclico que ocorre em uma comunidade natural e ser capaz de comparar com o que ocorre com a agricultura.
  • entender que uma boa técnica de adubação deve imitar o que ocorre na natureza.
  • constatar que ocorre erosão quando uma comunidade está desequilibrada ou em eventos meteorológicos dramáticos.
  • entender que solo coberto é solo protegido da erosão.

  •        Materiais:


             Procedimento:

    1. primeiro, explicar como o homem modifica o solo e quando o solo fica esgotado;
    2. observar também técnicas de adubação imitando a natureza (orgânica);
    3. explicar como ocorre a erosão;
    4. dividir a turma em pequenos grupos e com auxílio da inernet, solicitar uma pesquisa sobre: tipos de solos em determinadas áreas do mundo e suas conseqüências junto a suas regiões,(deserto, areais, florestas densas e mistas). Se possível com fotos;
    5. após, os grupos relatariam ao grande grupo os tipos de solos encontrados e onde se situam no globo, expondo também as causas e conseqüências da conservação ou não destes solos.
        Página Principal