CLASSIFICAÇÃO DE ANIMAIS VERTEBRADOS

Patrícia Souza Marchand

É requisitado aos alunos que trabalhem em grupo, pesquisem em recursos impressos ou da Internet, que produzam textos ilustrados, usando um software de ilustração.

Nível: 9 - 10

Objetivos:

Materiais:

Procedimentos:

1. Os estudantes devem classificar os animais e trazer alguma ilustração para cada classe de animal vertebrado.
2. Divida a turma em grupos de 4 estudantes. Faça uma lista com as classes que eles trouxeram (como abaixo) no quadro negro.

3. Explique que a intenção desse projeto é que eles identifiquem as categorias de animais vertebrados e relacionem com os animais que conheçam e apresentem as características das classes. Por exemplo:

"O cachorro seria um mamífero e o jacaré seria o que ? E depois disto pedir que expliquem porque o cachorro seria uma mamífero e assim com os outros exemplos de animais apresentados por eles."

Cada grupo deve selecionar uma classe de animais vertebrados e buscar o maior número de informações que conseguir, utilizando textos, materiais da biblioteca e os recursos da Internet.

4. Depois que os estudantes tiverem reunido informações suficientes, peça aos grupos que façam texto único com todas as suas anotações . Os grupos de preferência, devem trazer suas pesquisas e compor seu texto em sala de aula e depois utilizando o processador de texto (veja em sugestões) transcrever o texto para depois distribuir para os colegas .

Objetivos de bloom:

Atividade cognitiva, utilizando avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.