NOÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

 

Apresentação

Que envolvam as inter-relações entre as funções;

Que envolvam a redução ao primeiro quadrante;

Operações com arcos e equações trigonométricas;

Relações em triângulos retângulos e triângulos quaisquer

 

Objetivo Geral

 

Metodologia

Aula dialogada

Aula expositiva

Estudo dirigido (orientação ao aluno)

Questionamento

Trabalho em grupo.

 

Avaliação

 

Recursos utilizados:

Transferidos

Régua

Caneta esferográfica transparente (sem carga)

Barbante

Cola plástica

Papel milimetrado

Teodolito ( utilizado em topografia )

 

Atualmente a trigonometria não se limita apenas a estudar os triângulos. Sua aplicação se estende a outros campos da matemática, como a análise, e a outros campos da atividade humana, como a eletricidade, a mecânica, a acústica, a musica, a topografia, a engenharia civil, etc.

 

 

 

 

CONCLUSÃO / ANALISE / COMENTÁRIO:

Por Luiz Mota (4122/99-3 - turma A )

 

 

Acredito ter sido o companheiro muito feliz na elaboração de sua aula, pois além de introduzir em sala de aula o conhecimento através de teoria (exposição dialoga), complementou essas informações como a prática na construção de um equipamento rudimentar, porém, ainda de grande importância nos nossos dias. Isso leva os alunos a participarem, pois quebra a rotina e eleva o nível da aula.

Penso que foram utilizados as três categorias da taxonomia de Bloom, pois os conhecimento novos requer lembranças de conhecimentos passados (cognitivo), a relação da vida cotidiana com o assunto emotiva a turma, mexendo com os interesses de cada um (Afetivo) e a construção e utilização de um astrolábio requer habilidade motora (psicomotora). Entretanto a mais utilizada das três é a cognitiva que além de tomar maior parte do tempo é a, neste caso, de maior interesse do educador.