NOÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Apresentação
Que envolvam as inter-relações entre as funções;
Que envolvam a redução ao primeiro quadrante;
Operações com arcos e equações trigonométricas;
Relações em triângulos retângulos e triângulos quaisquer
Objetivo Geral
Metodologia
Aula dialogada
Aula expositiva
Estudo dirigido (orientação ao aluno)
Questionamento
Trabalho em grupo.
Avaliação
Recursos utilizados:
Transferidos
Régua
Caneta esferográfica transparente (sem carga)
Barbante
Cola plástica
Papel milimetrado
Teodolito ( utilizado em topografia )
Atualmente a trigonometria não se limita apenas a estudar os triângulos. Sua aplicação se estende a outros campos da matemática, como a análise, e a outros campos da atividade humana, como a eletricidade, a mecânica, a acústica, a musica, a topografia, a engenharia civil, etc.
CONCLUSÃO / ANALISE / COMENTÁRIO:
Por Luiz Mota (4122/99-3 - turma A )
Acredito ter sido o companheiro muito feliz na elaboração de sua aula, pois além de introduzir em sala de aula o conhecimento através de teoria (exposição dialoga), complementou essas informações como a prática na construção de um equipamento rudimentar, porém, ainda de grande importância nos nossos dias. Isso leva os alunos a participarem, pois quebra a rotina e eleva o nível da aula.
Penso que foram utilizados as três categorias da taxonomia de Bloom, pois os conhecimento novos requer lembranças de conhecimentos passados (cognitivo), a relação da vida cotidiana com o assunto emotiva a turma, mexendo com os interesses de cada um (Afetivo) e a construção e utilização de um astrolábio requer habilidade motora (psicomotora). Entretanto a mais utilizada das três é a cognitiva que além de tomar maior parte do tempo é a, neste caso, de maior interesse do educador.