AULA 07 - Por Elisangela e Janaína
MODELO DE PLANO DE AULA

 
      PLANO DE AULA - TEMA: TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO  PARA O CAPITALISMO
 
Tempo
Formas de Motivação
Tema da Aula
   Material/obs
10' Fazer uma enquete para saber quantos trabalham; em que trabalham; se gostam do que fazem; se estão satisfeitos com o salário e se tem noção do seu papel na sociedade capitalista. A forma como a sociedade medieval  se organizava e como estava dividido o trabalho e a riqueza. 
 
Fazer no quadro um  
demonstrativo das repostas    dos alunos.
10’  Fazer um relato a cerca do livro e do autor, dizendo da importância desta obra para o desenvolvimento do pensamento da sociedade ocidental Idem acima Texto do livro: HUBERMAN, L 
* História da Riqueza do Homem. 
- Devem ler marcando o que foi entendido. 
- Devem marcar as palavras desconhecidas
 30’ Estudo dirigido baseado no texto. 
 Pesquisa na internet sobre os temas sugeridos.
 
  Idem acima Completar o que foi pedido e corrigir este trabalho.
Utilização de computador.
20’  Falar a respeito das relações de poder entre os medievais e preparar a introdução para o aspecto econômico da Idade Média e a passagem para a Idade Moderna. Apresentar o conceito de capitalismo, relacionando-o com o deinamismo em contraposição a 
 economia medieval.
Utilizar texto dos livros: 
O USO DOS CONCEITOS  e DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.
15’ Estudo dirigido baseado nos textos
Pesquisa na internet sobre os temas sugeridos.
Idem acima Fixar os conceitos e realizar trocas de idéias sobre os temas sugeridos.
5’ Finalização com chamada
Sugestão Final: Passar o filme,  "O Exército Brancaleone".
 
                                      
        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    * HUBERMAN, Leo - História da Riqueza do Homem. p.11/12. 14ª ed. Zahar. RJ. 1978.
     * IDEM13 de março de 1995
     1 Acre é igual a 100m quadrados.
     * IBIDEM

 
OBJETIVOS EDUCACIONAIS:   
           Os objetivos deste plano de aula tem como principal enfoque relembrar e reproduzir algo que foi aprendido anteriormente, fazer estudos dirigidos com pesquisas em textos previamente selecionados e fazer relações com diferentes conceitos estudados.
CATEGORIA NA TAXOMANIA:
            A categoria que caracteriza os objetivos educacionais acima apresentados é a cognitiva.
 
ATIVIDADES PROPOSTAS: