Projeto


Autora: Adriana Moreira Gimenes Ferreira
Título:Brincando com o conhecimento na era da informática
Subprojeto:Navegando no mundo com o gerenciador de sonhos - 2ª parada: Brasil
Série:3º ano do 1º ciclo
Data de início: Outubro/00
Duração prevista: Um trimestre
 
 

“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.”
( Antoine de Saint-Exupéry)

Justificativas:

     A importância desse trabalho consiste na possibilidade de se oportunizar ao aluno um outro olhar sobre o conhecimento, através de uma forma lúdica, reinventando-o, utilizando para isto um computador virtual, de forma a possibilitar a não aceitação do que é dado como “natural” pela mídia, bem como de minimizar seus efeitos na construção das subjetividades envolvidas; na multiplicidade de atividades possíveis de serem construídas ao longo do processo, privilegiando a interdisciplinaridade; nos diversos pontos de vista que podem ser articulados, e também na criação de situações que propiciem o desenvolvimento da criatividade, solidariedade, espírito crítico, etc.
 

“O objetivo que nos devemos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o espírito.”
(J.J. Rousseau)
Objetivos:

     O objetivo principal deste trabalho é instrumentalizar as crianças para que, de forma lúdica, elas passem a refletir criticamente sobre as informações veiculadas pelos diversos tipos de mídia em relação aos apelos que a mesma faz para conquistar estes espectadores mirins e que, portanto, elas possam ser capazes de ‘desfazer’, brincando no fantasioso mundo virtual, o mais possível, as concepções subjacentes a esses apelos e ‘refazê-los’, de modo próprio, contemplando suas próprias definições, teorias e expectativas reais, e não, impostas, reconfigurando valores e questionando as premissas primeiras.
    Esse projeto também objetiva avaliar, conforme as categorias de bloom, a capacidade cognitiva do aluno no momento de realizar as atividades propostas, através da elaboração dos seus conhecimentos acerca do assunto e a capacidade afetiva que trabalha com o sentimento, emoção ou grau de aceitação ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesse, atitudes e/ou valores .
 

Materiais:

    Vídeos, máquina de fotografar, papel pardo, jornais, revistas, livros, folders de propagandas, cd’s, folhas brancas, mapas- mundi, fantoches, cartolinas,  computador, quadro-verde,  caixas de papelão,  giz.
 
 
 

“O mundo pertence aos otimistas, os pessimistas são meros expectadores.”
(Eisenhover)
Etapas:

- Reapresentação do projeto;
- Conversa informal sobre o tema;
- Apresentação do subprojeto: “Navegando pelo mundo com o gerenciador de sonhos - 2ª parada: Brasil";
- Abertura do 1º site na internet: “O processo eleitoral no Brasil/2000";
- Pesquisa sobre o  cronograma oficial das Eleições/2000, envolvendo os respectivos candidatos e os seus partidos;
- Localização no mapa-mundi de nosso país, de nosso Estado e de nossa cidade;
- Pesquisa sobre as propostas apresentadas pelos principais candidatos;
- Exercícios envolvendo cálculos matemáticos  com o número de candidatos e o número de propostas de cada partido;
- Discussão sobre a importância do voto consciente, do ato de votar como exercício de cidadania e da democracia;
- Assistir a um debate, em vídeo, entre os principais candidatos a prefeitura de Porto Alegre;
- Observação das propagandas políticas veiculadas pela televisão dos variados candidatos, tanto para prefeito como para o cargo de vereador;
- Estudo das atribuições dos dois diferentes cargos e seus deveres para com a sociedade que representam;
- Leitura de variados artigos em jornais e revistas sobre as Eleições;
- Confecção de um painel semanal com as principais  reportagens deste período;
- Discussões em grupos;
- Entrevista com os familiares e vizinhos sobre os principais problemas que a comunidade enfrenta;
- Elaboração coletiva (por grupos) de prováveis soluções para os mesmos;
- Produções de textos, artigos, manchetes, etc;
- Apresentação coletiva destas produções;
- Pesquisa coletiva, na internet,  sobre as Eleições anteriores, os principais prefeitos de Porto Alegre do passado e suas realizações, e as prováveis estrelas de hoje, bem como a história da inserção das mulheres na política;
- Mostra de fotos, esquemas e ilustrações sobre a pesquisa realizada;
- Desenhos e confecção de um mural;
- Acompanhamento sistemático das Eleições pelos diversos meios de comunicação - comparação entre eles;
- Histórias matemáticas;
- Hora do conto:
- Reescrita da história e criação de outros finais;
- Elaboração do cronograma oficial das mini-eleições da turma;
- Criação dos partidos, das siglas e de suas plataformas políticas (por grupos);
- Escolha de um membro do grupo para ser candidato a prefeito da "cidade imaginária" e os demais componentes para o cargo de vereadores;
- Distribuição de folders com propagandas dos partidos elaborados pelas crianças e passados no computador em outras turmas da escola;
- Gravação de um vídeo contendo as propagandas políticas de cada partido, para ser veiculado em outras turmas;
- Pesquisa de IBOPE, nas outras turmas para uma estimativa dos principais candidatos a Prefeito;
- Construção de uma urna eletrônica de papelão pela turma;
- Confecção da carteira de identidade e do título de eleitor de cada criança;
- Confecção dos crachás com o nome da criança e o cargo que ela ocupará no dia da votação, a saber: Mesários, escrutinadores/especialistas em eletrônica, Fiscais de partido e Repórteres de vários meios de comunicação;
- Convite a outra turma para "ser o povo", no dia da votação;
- Simulação de um dia de eleições na sala de aula (filmagem), com as outras turmas sendo convidadas para votar em nossa sala de aula;
- Contagem dos votos e observação para saber se haverá segundo turno ou não, em caso positivo, todo o processo se repetirá, incluindo a refilmagem das duas novas propagandas políticas dos partidos concorrentes e suas possíveis alianças, que serão veiculadas nas outras turmas antes do dia estabelecido para a nova votação, evidentemente;
- Registro dos sentimentos das crianças envolvidas no processo;
- Festa para o candidato vencedor e seu partido, aproveitando também para encerrar o semestre.
 

Desdobramentos:

 Atividades:

 - Análise de folders de propagandas;
 - Análise de sessões específicas de jornais , tais como: notícias econômicas, política, páginas policiais; comentários críticos, publicidade e humor;
 - Trabalho com jogos, tais como: baralhos, dama, dominó, memória, dinheiro chinês, tangram, etc, envolvendo adição, subtração, noções de multiplicação;
 - Trabalho de pesquisa nos ‘sites’- diversos tipos de textos (charadinhas, adivinhas, acrósticos, parlendas, músicas e poesias );
 - Escrita de um Email  para o futuro prefeito de Porto Alegre;
 - Ditados contextualizados;
 - Bingos de letras, de sílabas e de palavras;
 - Atividades que envolvam o campo semântico (cruzadinhas);
 - Ortografia - diferentes aspectos do sistema ortográfico;
 - Trabalho de reconstrução dos textos ‘bagunçados’ pelo vírus brincalhão;
 - Teatro envolvendo a simulação do processo eleitoral em sala de aula;
 - Trabalho com diversos fantoches;
 - Confecção de vídeos com as propagandas políticas de cada partido;
 - Confecção das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul;
 - Estudo sobre os projetos dos diferentes partidos e sobre a importância que os mesmos dão para as questões ambientais;
 - Redações.

Temáticas pesquisadas:

 Relações e Transformações :

  - Brasil - Eleições/2000;
  - Democracia: Exercício de cidadania;
  - Preservação do Meio Ambiente/Hidrografia, relevo/ Propostas políticas;
  - Ética ;
   -Paz.
 
 

 “As coisas acontecem porque alguém procura a razão, o motivo; simplesmente acontecem e se aprende delas. (...) O educador se transforma em alquimista da realidade: transforma a paixão por descobrir, por seguir um fio trançado de surpresas, e passa a reduzir sua atividade de exploração e criação no limite de alguns conteúdos prefixados (...) sem obrigação de vinculação com as matérias curriculares (...)”.
  (Fernando Hernandes).

 

Referências Bibliográficas:

 ALVES, Rubem. As Contas de Vidro e o Fio de Nylon. Art Poetica, 1997.

 HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Editora    Artes Médicas, São Paulo 1998.

 KAUFMAN, Ana Maria. Escola, Leitura e produção de Textos. Ana    Maria Kaufman e Maria Helena Rodrigues; Trad. Inajara    Rodriguez -  Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio o de La Education. Trad. de R. Urbano, Madrid, Jorro.