Justificativa (duração 15 dias)Este tema surgiu a partir do interesse dos alunos/as em conhecer os animais que habitam nossa região a fim de obterem outros saberes a respeito dos mesmos. Será utilizado diversos recursos, mas terá como prioridade o uso do computador a fim de adquirirem novos conhecimentos utilizando mais uma ferramenta para o ensino-aprendizagem.
FAIXA ETÁRIA- 9 a 10
Objetivos
ProcedimentosUtilizar a Internet para encontrar informações sobre os animais do R.S. Listar e inserir figuras dos animais encontrados Descrever um dos animais pesquisados, como vive, qual o local do região que predomina sua existência, reprodução, alimentação, qual a média de vida, qual a sua necessidade na cadeia alimentar, etc... É solicitado que os alunos em duplas ou trios utilizem os recursos impresssos ou da Internet para que pesquisem sobre os animais que são específicos da sua região, ou seja, no caso do R.S.
Através dos materiais recolhidos montar um mural;
Cada grupo deverá apresentar seu mura para as outras turmas da escola.Materiais
Avaliação: o processo de crescimento no conhecimento das crianças em relação ao assunto, o que aprenderam, suas discordâncias, como participaram.
- Computadores (escola e pessoal) com acesso à Internet,incluindo a www, ftp( para download um sotewares para ilustrar os trabalhos)
- processador de texto
- impressora
- trabalhar cooperativamente, trocando idéias e infromações, discutindo como fazer de forma organizada.
Categorias da Taxonomia de Bloom utilizadas:
Cognitiva: possibilita o enriquecimento/acréscimo de informações e a melhor compreensão do assunto e a afetiva: amplia as relações interpessoais com os colegas de turma e de outras escolas/lugares via Internet.
Magda Suzana da Cunha Castro