ANIMAIS
É requisitado aos alunos, que trabalhem em grupo;
pesquisem na internet e em outros materiais de que disponham (tais como
revistas, livros, jornais) e façam uma história sobre o animal
de sua preferência.
Nível: 9-10 anos.
Objetivos:
-
Conseguir classificar os animais em mamíferos, aves,
répteis ou peixes;
-
Estarem capacitados para redigir uma redação
sobre o tema: animais;
-
Trabalharem cooperativamente com os colegas.
Materiais:
-
Computador conectado à internet;
-
Material didático: livros, revistas, jornais.
Procedimentos:
-
Visita ao Zoológico: nessa visita, os alunos se dividirão
em pequenos grupos, e devem escolher um animal em especial, no qual devem
aprofundar sua observação;
-
Redigir uma redação a partir do que viram no
zoológico: habitat do animal, alimentação, hábitos...
-
Ilustrar a redação, com recortes ou desenhos
alusivos ao animal.
No plano de ensino desenvolvido,
utilizamos os seguintes objetivos da Taxonomia de Bloom:
-
Cognitiva: os alunos desenvolvem a parte cognitiva, ao observarem,
pesquisarem e escreverem suas histórias sobre os animais.
-
Afetiva: é trabalhada, ao realizarem atividades em
grupo, desenvolvendo a cooperação e respeito as individualidades.
-
Psicomotora: com o uso de recortes, colagens e desenhos,
trabalha-se a psicomotricidade fina da criança.
Realizado por Carolina e Ronize.