P L A N O     D E    E N S I N O
 INFORMÁTICA E  ESTATÍSTICA 

 
 

O COMPUTADOR E A INTERNET NA RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS NUMÉRICOS




 Objetivos:

             Geral: O aluno deverá estar apto a utilizar recursos computacionais e a Internet na solução de  problemas
                          que envolvam calculos numéricos.
 

             Específicos:
              1. Identificar os principais erros que afetam os resultados numéricos fornecidos por máquinas
                  digitais.
              2. Resolver equações por métodos numéricos iterativos.
              3. Conhecer as propriedades básicas dos polinômios e determinar as raízes das equações polinomiais.
              4. Resolver sistemas de equações lineares por métodos diretos e iterativos.
              5. Resolver sistemas não lineares por métodos iterativos.
              6. Conhecer e utilizar a técnica de interpolação polinomial para a aproximação de funções.
              7. Conhecer e usar o método dos mínimos quadrados para o ajustamento polinomial e  funções não tabeladas.
              8. Efetuar integração por meio de métodos numéricos.
              9. Resolver equações e sistemas de equações diferenciais ordinárias através de métodos numéricos.
            10. Elaborar algoritmos correspondentes aos métodos numéricos abordados e implementá-los em computador.
            11. Utilizar Sistemas de Computação Algébrica (SCA).
 

            Segundo a Taxonomia de Bloom:
                 Desenvolver os níveis cognitivo, afetivo e psicomotor, conforme a Taxonomia de Bloom:
                 1. Cognitivo: pesquisa/através do contato com recursos didáticos variados.
                 2. Afetivo: sentimentos do aluno com relação aos aspectos da ciência exata buscando variadas formas
                     da  resolução dos problemas.
                 3. Psicomotor: Através da elaboração de algoritmos , do uso dos recursos da calculadora e operacão/digitação
                    no computador.
 
 

 Procedimentos didáticos:

            AEX=Aula Expositiva

LAB=Aula de laboratório

            APR=Aula prática

OTR = Outros



 
 

  Tópicos do Procedimento Didático         Carga horária
Geração de sistemas de numeração. Conversões entre sistemas. Representação em ponto flutuante. Tipos, causas e conseqüências dos erros. AEX/LAB                    6  horas
Localização de raízes de f(x)=0. Métodos de partição: Bissecção e Falsa- Posição. Métodos iterativos: Newton e Secante. Propriedades de polinômios. Resolução de equações polinomiais pelos métodos de Birge-Vieta e Müller.  AEX/LAB                    16 horas
Resolução de Sistemas Lineares via computador. Métodos Diretos: Gauss e Decomposição L-U. Condicionamento de Sistemas. Métodos iterativos: Gauss-Seidel, Sobre e Sub-relaxação.  AEX/OTR                     12 horas
Resolução de sistemas não lineares: Método de Newton. AEX/OTR                      4 horas
Existência e unicidade do polinômio interpolador. Interpolação por Lagrange, Newton e Spline Cúbica.  AEX/LAB                      6 horas
Ajuste de curvas pelo método dos Mínimos Quadrados a funções polinomiais e não polinomiais.  AEX/OTR                     6 horas
Integração numérica. Fórmulas abertas e fechadas. Fórmulas de Newton-Côtes e Gauss-Legendre.  AEX                     8 horas 
Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias. Métodos baseados em série de Taylor: Euler e Runge-Kutta de 4a ordem. Métodos Preditores Corretores: Adams-Moulton e Adams- Bashforth.  AEX/LAB                    14 horas
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Avaliação da aprendizagem:

Os objetivos específicos da disciplina serão avaliados através de Provas Escritas e Trabalhos definidos pelo professor de cada turma. O número e as datas das avaliações serão definidos no início do semestre pelo professor em cada uma das turmas.
 

Sistema de avaliação:

Critério para Aprovação: Média entre as notas das Provas Escritas e dos Trabalhos. Cada professor definirá os pesos que serão utilizados.
 

Recuperação:

A recuperação no final do semestre será efetuada com o fim de oportunizar ao aluno a demonstração de crescimento nos objetivos especificos ao que o curso se propõe.
 
 

Página produzida por:
Marcelo Meira do Nascimento
Nelson Costa da Silva
Sandi Maria de Almeida Gomes