P L A N O D E E N S I N O
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O COMPUTADOR E A INTERNET NA RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS NUMÉRICOS
Objetivos:
Geral: O aluno deverá estar apto a utilizar recursos
computacionais e a Internet na solução de problemas
que envolvam calculos numéricos.
Específicos:
1. Identificar os principais erros que afetam os resultados numéricos
fornecidos por máquinas
digitais.
2. Resolver equações por métodos numéricos
iterativos.
3. Conhecer as propriedades básicas dos polinômios e determinar
as raízes das equações polinomiais.
4. Resolver sistemas de equações lineares por métodos
diretos e iterativos.
5. Resolver sistemas não lineares por métodos iterativos.
6. Conhecer e utilizar a técnica de interpolação polinomial
para a aproximação de funções.
7. Conhecer e usar o método dos mínimos quadrados para o
ajustamento polinomial e funções não tabeladas.
8. Efetuar integração por meio de métodos numéricos.
9. Resolver equações e sistemas de equações
diferenciais ordinárias através de métodos numéricos.
10. Elaborar algoritmos correspondentes aos métodos numéricos
abordados e implementá-los em computador.
11. Utilizar Sistemas de Computação Algébrica (SCA).
Segundo
a Taxonomia de Bloom:
Desenvolver os níveis cognitivo, afetivo e psicomotor, conforme
a Taxonomia de Bloom:
1. Cognitivo: pesquisa/através do contato com recursos didáticos
variados.
2. Afetivo: sentimentos do aluno com relação aos aspectos
da ciência exata buscando variadas formas
da resolução dos problemas.
3. Psicomotor: Através da elaboração de algoritmos
, do uso dos recursos da calculadora e operacão/digitação
no computador.
Procedimentos didáticos:
APR=Aula
prática
OTR = Outros
Tópicos do Procedimento Didático | Carga horária |
Geração de sistemas de numeração. Conversões entre sistemas. Representação em ponto flutuante. Tipos, causas e conseqüências dos erros. AEX/LAB | 6 horas |
Localização de raízes de f(x)=0. Métodos de partição: Bissecção e Falsa- Posição. Métodos iterativos: Newton e Secante. Propriedades de polinômios. Resolução de equações polinomiais pelos métodos de Birge-Vieta e Müller. AEX/LAB | 16 horas |
Resolução de Sistemas Lineares via computador. Métodos Diretos: Gauss e Decomposição L-U. Condicionamento de Sistemas. Métodos iterativos: Gauss-Seidel, Sobre e Sub-relaxação. AEX/OTR | 12 horas |
Resolução de sistemas não lineares: Método de Newton. AEX/OTR | 4 horas |
Existência e unicidade do polinômio interpolador. Interpolação por Lagrange, Newton e Spline Cúbica. AEX/LAB | 6 horas |
Ajuste de curvas pelo método dos Mínimos Quadrados a funções polinomiais e não polinomiais. AEX/OTR | 6 horas |
Integração numérica. Fórmulas abertas e fechadas. Fórmulas de Newton-Côtes e Gauss-Legendre. AEX | 8 horas |
Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias. Métodos baseados em série de Taylor: Euler e Runge-Kutta de 4a ordem. Métodos Preditores Corretores: Adams-Moulton e Adams- Bashforth. AEX/LAB | 14 horas |
Avaliação da aprendizagem:
Os objetivos específicos da disciplina serão avaliados
através de Provas Escritas e Trabalhos definidos pelo professor
de cada turma. O número e as datas das avaliações
serão definidos no início do semestre pelo professor em cada
uma das turmas.
Sistema de avaliação:
Critério para Aprovação: Média entre as
notas das Provas Escritas e dos Trabalhos. Cada professor definirá
os pesos que serão utilizados.
Recuperação:
A recuperação no final do semestre será efetuada
com o fim de oportunizar ao aluno a demonstração de crescimento
nos objetivos especificos ao que o curso se propõe.
Página produzida por:
Marcelo Meira do Nascimento
Nelson Costa da Silva
Sandi Maria de Almeida Gomes