Faixa etária: 7 a 8 anos.Plano de aula
Elaborado pelas alunas: Adriana Moreira Gimenes Ferreira, Eliane da Rosa Thiesen, Magda Suzana da Cunha Castro.
Objetivos: Utilizar um cdroom com jogos para despertar o gosto pela matemática; resgatar o lúdico na sala de aula e ao mesmo tempo, oportunizar uma aprendizagem mais prazerosa no terreno da aritmética, utilizando -se para isso variadas brincadeiras interativas envolvendo maior e menor, quantidades, adição e subtração.
Metodologia: Aulas interativas e dialogadas.
Recursos: Folhas brancas, envelopes de cartolinas contendo dinheiro chinês, quadro verde, giz ,cdroom "Adoro Matemática", computador, impressora.
Desenvolvimento:
Etapas: -
- Conversa inicial com a turma sobre os diferentes lugares do mundo que
gostaríamos de conhecer;
- Escolha de um local especial dentre os varios citados para uma viagem
mágica no tunel do tempo;
- O local escolhido vai servir de cenário para as nossas aventuras
matemáticas;
- Digamos que as crianças tenham optado por conhecer alguma civilização
antiga, por exemplo, o Egito, neste caso, a motivação prévia
envolverá questionamentos sobre o modo de vida dos egipcios, seus
hábitos, suas curiosidades, etc;
- Criação de histórias matemáticas
coletiva sobre a temática abordada;
- Distribuição dos "dinheiros chineses", por grupos,
que servirão de auxílio para a resolução dos
problemas matemáticos, que envolverão quantidades, e as operações
de adição e subtração;
- Apresentação dos resultados obtidos nos grupos, bem como
as estratégias utilizadas pelos mesmos;
- Convite aos alunos para dirigirem-se ao Laboratório de informática,
para participarem de um jogo interativo chamado "Adoro Matemática",
contendo diversos passeios a alguns lugares do mundo, utilizando
muitas brincadeiras e variadas informações sobre os locais,
aliando a isto, a proposição de situações problemas,
em diferentes níveis de dificuldades, contemplando as operações
de adição e subtração;
- Registro da opinião dos alunos sobre o jogo escolhido.
Objetivos de Bloom: Os
objetivos educacionais trabalhados , segundo a taxionomia de Bloom, contemplam
os aspectos cognitivos, destacando, evidentemente, o conhecimento, a compreensão,
a análise e a síntese, bem como, o aspecto afetivo e social.