Plano de aula
Elaborado pelas alunas: Adriana Moreira Gimenes Ferreira, Eliane da Rosa Thiesen, Magda Suzana da Cunha Castro.
 


 
 
 
Faixa etária:  7 a 8 anos.
 

Objetivos: Utilizar um cdroom com jogos  para despertar o gosto pela matemática; resgatar o lúdico na sala de aula e ao mesmo tempo, oportunizar uma aprendizagem mais prazerosa no terreno da aritmética,  utilizando -se para isso variadas brincadeiras interativas envolvendo maior e menor, quantidades, adição e subtração.

Metodologia: Aulas interativas e dialogadas.

Recursos:  Folhas brancas, envelopes de cartolinas contendo  dinheiro chinês, quadro verde, giz  ,cdroom "Adoro Matemática", computador, impressora.

Desenvolvimento:

Etapas: -
                - Conversa inicial com a turma sobre os diferentes lugares do mundo que gostaríamos de conhecer;
                - Escolha de um local especial dentre os varios citados para uma viagem mágica no tunel do tempo;
                - O local escolhido vai servir de cenário para as nossas aventuras matemáticas;
                - Digamos que as crianças tenham optado por conhecer alguma civilização antiga, por exemplo, o Egito, neste caso, a motivação prévia envolverá questionamentos sobre o modo de vida dos egipcios, seus hábitos, suas curiosidades, etc;
                - Criação de  histórias  matemáticas  coletiva sobre a temática abordada;
                - Distribuição dos "dinheiros chineses", por grupos,   que servirão de auxílio para a resolução dos problemas matemáticos, que envolverão quantidades, e as operações de adição e subtração;
                - Apresentação dos resultados obtidos nos grupos, bem como as estratégias utilizadas pelos mesmos;
                - Convite aos alunos para dirigirem-se ao Laboratório de informática, para participarem de um jogo interativo chamado "Adoro Matemática", contendo diversos passeios a alguns  lugares do mundo, utilizando muitas brincadeiras e variadas informações sobre os locais, aliando a isto, a proposição de situações problemas, em diferentes níveis de dificuldades, contemplando as operações de adição e subtração;
                - Registro da opinião dos alunos sobre o jogo escolhido.

Objetivos de Bloom: Os objetivos educacionais trabalhados , segundo a taxionomia de Bloom, contemplam os aspectos cognitivos, destacando, evidentemente, o conhecimento, a compreensão, a análise e a síntese, bem como, o aspecto afetivo e social.