PROJETO
DE NÚMEROS E LETRAS
O jogo
Letras e Número poderá ser aplicado a crianças
de dois a cinco anos.
Objetivos:
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Quanto
às Letras: Aprender os seus nomes, suas representações
gráficas e sua utilização em palavras simples de maneira
prática e divertida, além de permitir que a criança
associe o desenho da letra com o nome dela e o som que ela representa,
facilitando seu aprendizado.
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Quanto
aos Números: Conhecer os números permitindo às crianças
uma introdução ao aprendizado básico de números,
suas representações gráficas e quantificações
de uma maneira simples e divertida, além de fazer com que a criança
associe o desenho do número com a quantidade que ele representa,
facilitando seu aprendizado e tornando natural pensar em números
e quantidades.
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Quanto
às brincadeiras: Tornar mais prazerosa a aprendizagem de letras
e números, além de trabalhar a memória, percepção,
etc.
Análise
do jogo a partir da Taxionomia de Bloom:
Que letra é?
Este
jogo tem o objetivo de estimular a criança a pensar e fornecer uma
resposta, fixando desta maneira, o seu conhecimento das letras e a associação
com a sua representação gráfica, utilizando
o cognitivo. Além disso trabalha a psicomotricidade utilizando mouse.
Números:
Conhecendo os Números.
Este
jogo tem o objetivo de permitir às crianças uma introdução
ao aprendizado básico de números, suas representações
gráficas e quantificações, relacionando o desenho
do número com a quantidade que ele representa. A criança
utiliza nesta atividade a cognição e a psicomotricidade.
Quantos
tem?
Este
jogo tem por objetivo estimular a criança a contar as figuras e
fornecer uma resposta, ajudando-a compreender e assimilar os conceitos
que envolvem números e quantidades, utilizando aqui novamente o
cognitivo e o psicomotor.
Brincadeiras:
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Jogo da
memória: achar os pares das letras e números.
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Desenhando
e Pintando: é uma atividade livre de desenho, podendo a criança
utilizar a tela como uma folha de papel, desenhando o que desejar.
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Quebra-cabeça:
é para montar corretamente uma gravura a partir das cartas, com
pedaços da mesma, espalhadas no tabuleiro.
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Dominó:
aguça a capacidade espacial e de orientação da criança
com a obrigatoriedade de encaixar as pedras do dominó não
somente com a combinação dos símbolos como, também,
com a posição correta. Os números, desta vez, estão
representados por pontos. A quantidade de pontos representa o número.
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As Diferenças:
além de introduzir a criança a contagem dos números
básicos, aguça a capacidade visual e percepção
de diferenças quase imperceptíveis.
Todos
as brincadeiras trabalham os aspectos cognitivos e psicomotores.
Aline Durán e Alberto Porto Alegre