PROJETO DE NÚMEROS E LETRAS
    O jogo Letras e Número poderá ser aplicado a crianças de dois a cinco anos.

    Objetivos:

    • Quanto às Letras: Aprender os seus nomes, suas representações gráficas e sua utilização em palavras simples de maneira prática e divertida, além de permitir que a criança associe o desenho da letra com o nome dela e o som que ela representa, facilitando seu aprendizado.
    • Quanto aos Números: Conhecer os números permitindo às crianças uma introdução ao aprendizado básico de números, suas representações gráficas e quantificações de uma maneira simples e divertida, além de fazer com que a criança associe o desenho do número com a quantidade que ele representa, facilitando seu aprendizado e tornando natural pensar em números e quantidades.
    • Quanto às brincadeiras: Tornar mais prazerosa a aprendizagem de letras e números, além de trabalhar a memória, percepção, etc.
     

    Análise do jogo a partir da Taxionomia de Bloom:
     

    • Letras:
    Que letra é?
     
    Este jogo tem o objetivo de estimular a criança a pensar e fornecer uma resposta, fixando desta maneira, o seu conhecimento das letras e a associação com a sua representação gráfica,  utilizando o cognitivo. Além disso trabalha a psicomotricidade utilizando mouse.
     

    Números:

    Conhecendo os Números.
     
    Este jogo tem o objetivo de permitir às crianças uma introdução ao aprendizado básico de números, suas representações gráficas e quantificações, relacionando o desenho do número com a quantidade que ele representa. A criança utiliza nesta atividade a cognição e a psicomotricidade.
     

    Quantos tem?
     
    Este jogo tem por objetivo estimular a criança a contar as figuras e fornecer uma resposta, ajudando-a compreender e assimilar os conceitos que envolvem números e quantidades, utilizando aqui novamente o cognitivo e o psicomotor.
     

    Brincadeiras:

    • Jogo da memória: achar os pares das letras e números.
    • Desenhando e Pintando: é uma atividade livre de desenho, podendo a criança utilizar a tela como uma folha de papel, desenhando o que desejar.
    • Quebra-cabeça: é para montar corretamente uma gravura a partir das cartas, com pedaços da mesma, espalhadas no tabuleiro.
    • Dominó: aguça a capacidade espacial e de orientação da criança com a obrigatoriedade de encaixar as pedras do dominó não somente com a combinação dos símbolos como, também, com a posição correta. Os números, desta vez, estão representados por pontos. A quantidade de pontos representa o número.
    • As Diferenças: além de introduzir a criança a contagem dos números básicos, aguça a capacidade visual e percepção de diferenças quase imperceptíveis.
     
      Todos as brincadeiras trabalham os aspectos cognitivos e psicomotores.
       
     Aline Durán e Alberto Porto Alegre