JOGOS EDUCATIVOS                                   
 
 
   A computação trouxe um avanço na área da educação. Os jogos educativos chamam a atenção das crianças, desenvolvendo seu interesse por coisas que na maioria das vezes passam despercebidas. Sabe-se que elas adoram jogos de video game, por isso, este tipo de jogo tem tanta aceitação, desenvolve o raciocínio lógico, além de diverti-las. 
 
 

             Desenvolvimento do Raciocínio

                            No momento em que o interesse da criança é despertado,existe um desenvolvimento para o raciocínio lógico, por isso, os jogos educativos servem para aguçar a curiosidade e faz com que a criança descubra sozinha coisas que antes só poderiam ser feitas na sala de aula.

 
 
 

                                     Desenvolvimento Matemático
 

      Uma das grandes dificuldades na escola e despertar o gosto do aluno pela matemática que apresenta um preconceito passado por várias gerações. Com os jogos educativos isso pode ser modificado, pois desde as primeiras séries há interesse por computação e jogos, a criança desenvolve também o gosto pela matemática que é passada de uma forma bem mais agradável para elas.
 

    Utilização dos jogos em sala de aula
 
Os jogos educativos podem ser utilizados na aula de várias formas, por exemplo, como introdução a alguma matéria, para que seja despertado o interesse do aluno. Em escolas que dispoem de laboratório de informática, a aula pode ser transferida para o laboratório fazendo com que o aluno ligue a aprendizagem ao prazer, com isso o professor dará chance para que o aluno descubra por sua própria curiosidade.
 

           PLANO DE AULA:
 

POR: SUZI DARLEI POSTIGLIONE
DÉBORA XAVIER RODRIGUES
                JOGOS UTILIZADOS
jogo 1: galactic multiplication & division
jogo 2: números dally doo
            AULA PARA quarta SÉRIE
 

OBJETIVOS DA AULA :    FAZER COM QUE O ALUNO FAÇA DESCOBERTAS;
                                         DESPERTAR NO ALUNO O INTERESSE PELA MATÉRIA;
                                         FACILITAR A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA.
 

AULA :   Os alunos serão levados ao laboratório de informática e será explicado a utilização de jogos na aula. A atividade será realizada em duplas, eles poderão trabalhar em todas as fases dos jogos, de forma que o aluno não fique preso ao professor, a ajuda será solicitada somente quando houver alguma dúvida.   
 

Taxonomia de Bloom :   Esta aula se  enquadra na taxonomia de Bloom nas formas Cognitiva e Afetiva.

Cognitiva : O aluno analisa o que esta fazendo, pois faz relações entre as operações matemáticas, tem conhecimento pois desenvolve atividades de maneira livre , compreende o que está fazendo.
 

Afetiva :   Recptividade, o aluno tem a liberdade de escolher o que mais lhe agrada, resposta pois o aluno demonstra interesse pela atividade proposta.