JOGOS EDUCATIVOS
A computação
trouxe um avanço na área da educação. Os jogos
educativos chamam a atenção das crianças, desenvolvendo
seu interesse por coisas que na maioria das vezes passam despercebidas.
Sabe-se que elas adoram jogos de video game, por isso, este tipo de jogo
tem tanta aceitação, desenvolve o raciocínio lógico,
além de diverti-las.
Desenvolvimento do Raciocínio
No momento em que o interesse da criança é despertado,existe um desenvolvimento para o raciocínio lógico, por isso, os jogos educativos servem para aguçar a curiosidade e faz com que a criança descubra sozinha coisas que antes só poderiam ser feitas na sala de aula.
Desenvolvimento Matemático
Uma das grandes dificuldades na escola e despertar o gosto
do aluno pela matemática que apresenta um preconceito passado por
várias gerações. Com os jogos educativos isso pode
ser modificado, pois desde as primeiras séries há interesse
por computação e jogos, a criança desenvolve também
o gosto pela matemática que é passada de uma forma bem mais
agradável para elas.
Utilização dos jogos em sala
de aula
Os jogos educativos podem ser utilizados
na aula de várias formas, por exemplo, como introdução
a alguma matéria, para que seja despertado o interesse do aluno.
Em escolas que dispoem de laboratório de informática, a aula
pode ser transferida para o laboratório fazendo com que o aluno
ligue a aprendizagem ao prazer, com isso o professor dará chance
para que o aluno descubra por sua própria curiosidade.
PLANO DE AULA:
POR: SUZI DARLEI
POSTIGLIONE
DÉBORA
XAVIER RODRIGUES
JOGOS UTILIZADOS
jogo 1: galactic
multiplication & division
jogo 2:
números dally doo
AULA PARA quarta SÉRIE
OBJETIVOS DA AULA :
FAZER COM QUE O ALUNO FAÇA DESCOBERTAS;
DESPERTAR NO ALUNO O INTERESSE PELA MATÉRIA;
FACILITAR A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA
MATEMÁTICA.
AULA :
Os alunos serão levados ao laboratório de informática
e será explicado a utilização de jogos na aula. A
atividade será realizada em duplas, eles poderão trabalhar
em todas as fases dos jogos, de forma que o aluno não fique preso
ao professor, a ajuda será solicitada somente quando houver alguma
dúvida.
Taxonomia de Bloom : Esta aula se enquadra na taxonomia de Bloom nas formas Cognitiva e Afetiva.
Cognitiva : O aluno analisa o que
esta fazendo, pois faz relações entre as operações
matemáticas, tem conhecimento pois desenvolve atividades de maneira
livre , compreende o que está fazendo.
Afetiva : Recptividade, o aluno tem a liberdade de escolher o que mais lhe agrada, resposta pois o aluno demonstra interesse pela atividade proposta.