Educação Com Jogos é Muito Mais Legal

Para estudarmos português, matemática, ciências, geografia, etc., fica muito mais fácil quando usamos jogos. Pois além de desenvolver o conhecimento dos alunos, eles são um excelente motivador para que os alunos continuem e/ou comecem sua aprendizagem.
Contando com isto, elaborei uma proposta de aula baseadas nos jogos:
LETRAS E NÚMEROS      e       MAX NO CASTELO ASSOMBRADO
 

Estes jogos, bem como a proposta podem ser usados numa turma de pré-escola como com uma turma de 1º série.
Para começar, iniciaríamos com o jogo Letras e Números, que além de trabalhar com a memória do aluno, ele trabalha com as letras, de forma que o aluno terá de reconhece-las e irá trabalhando com elas conforme for jogando, aprendendo assim as letras e a formação das palavras conforme a memorização das mesmas relacionadas com as letras iniciais, além do som e imagem que o ajudam nesta tarefa. Além de trabalhar com a atenção dos alunos em diversas brincadeiras e com a criatividade através destas.
  
Após estudar as letras, estudaríamos os números que assim como as letras, também trabalha a memorização, e é bem trabalhado a contagem e a subtração de objetos e coisas, dando as respostas conforme o número de objetos que apresentar na tela, etc.
 Após todos os alunos jogarem este jogo, nós iríamos fazer um breve comentário sobre as imagens que aparecem nele, destacando: o que é; onde é; como é. Por exemplo: se a imagem que aparece na tela é uma imagem das rua ou de um objeto, se for na rua, onde fica, na cidade ou no campo. Se for animal que animal é este, onde vive, o que come, se nós poderemos ter um se quisermos? Quantos filhotes será que poderá ter? Qual será o período de "gestação"?
A partir daí faríamos uma pesquisa procurando respostas para possíveis perguntas que forem sendo feitas, trabalhando a interação com os colegas e com possíveis pessoas que poderão fornecer algumas respostas, e varias áreas como geografia e ciências dentro da pesquisa. Após faríamos um mural onde colaríamos varias gravuras de animais e lugares que estivessem relacionados com nosso comentário.
Partiríamos então para o jogo Max no Castelo Assombrado, que além de ser muito divertido, pode-se trabalhar as cores, os números, as operações básicas, etc. Após jogarmos bastante  este jogo, nós iríamos ver quantas cores os alunos acharam, além de trabalhar a noção de espaço; em cima; em baixo; ao lado direito; ao lado esquerdo; etc. Poderíamos fazer um comentário sobre as imagens que vimos neste e no outro jogo, dos animais que tinha num e no outro, os números, como estes aparecem neste jogo e como aparecem no outro, bem como as letras, como elas aparecem. Falaríamos também sobre quem encontrou tais coisas, quem passou por isto ou aquilo, quem fez mais pontos no primeiro jogo e quem chegou primeiro no final do segundo jogo, etc.
Após faríamos um trabalho no caderno sobre as letras, os números, as cores e os animais que aprenderam tanto num como no outro jogo.
Estes jogos, como muitos outros, são um excelente modo de trabalhar a psicomotricidade dos alunos, que vão aprendendo várias coisas e se divertindo ao mesmo tempo, alem da motivação que faz com que os alunos não deixem de largar o estudo por outro tipo de brincadeira.

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O JOGO: MAX  E O CASTELO ASSOMBRADO
 
O jogo do Max começa com uma converça entre ele e seu tio embaixo de uma arvore, após Max é convidado a entrar no castelo, para isto o jogador deve, com o mouse, colocar a seta sobre um dos dois círculos, o verde que tem uma mãosinha com o polegar para cima e a vermelha, cujo polegar aponta para baixo. Daí por diante, sempre aparecerá  estes círculos quando o jogador tiver que sair para um lado onde tenha algum tipo de passagem secreta, porta ou escada. Além disso o jogador poderá ir para outro lugar diferente bastando que aperte no desenho a direita do video para que apareça todos os lugares, bastando que aperte um deles para que Max vá direto para lá.

    
Após entrar, o jopgador terá de achar todas as meias amarelas e colocalas num saco para dar ao fantasma que está trancado na torre. Quando ele achar todas as meias, Max é convidado a voar e a uma banquete.
 

   
 
 
 

Gislaine Fraga Riberio- 1288/95-8