Estes jogos, bem como a proposta podem ser usados numa turma de pré-escola
como com uma turma de 1º série.
Para começar, iniciaríamos com o jogo Letras e Números,
que além de trabalhar com a memória do aluno, ele trabalha
com as letras, de forma que o aluno terá de reconhece-las e irá
trabalhando com elas conforme for jogando, aprendendo assim as letras e
a formação das palavras conforme a memorização
das mesmas relacionadas com as letras iniciais, além do som e imagem
que o ajudam nesta tarefa. Além de trabalhar com a atenção
dos alunos em diversas brincadeiras e com a criatividade através
destas.
Após estudar as letras, estudaríamos os números
que assim como as letras, também trabalha a memorização,
e é bem trabalhado a contagem e a subtração de objetos
e coisas, dando as respostas conforme o número de objetos que apresentar
na tela, etc.
Após todos os alunos jogarem este jogo, nós iríamos
fazer um breve comentário sobre as imagens que aparecem nele, destacando:
o que é; onde é; como é. Por exemplo: se a imagem
que aparece na tela é uma imagem das rua ou de um objeto, se for
na rua, onde fica, na cidade ou no campo. Se for animal que animal é
este, onde vive, o que come, se nós poderemos ter um se quisermos?
Quantos filhotes será que poderá ter? Qual será o
período de "gestação"?
A partir daí faríamos uma pesquisa procurando respostas
para possíveis perguntas que forem sendo feitas, trabalhando a interação
com os colegas e com possíveis pessoas que poderão fornecer
algumas respostas, e varias áreas como geografia e ciências
dentro da pesquisa. Após faríamos um mural onde colaríamos
varias gravuras de animais e lugares que estivessem relacionados com nosso
comentário.
Partiríamos então para o jogo Max no Castelo Assombrado,
que além de ser muito divertido, pode-se trabalhar as cores, os
números, as operações básicas, etc. Após
jogarmos bastante este jogo, nós iríamos ver quantas
cores os alunos acharam, além de trabalhar a noção
de espaço; em cima; em baixo; ao lado direito; ao lado esquerdo;
etc. Poderíamos fazer um comentário sobre as imagens que
vimos neste e no outro jogo, dos animais que tinha num e no outro, os números,
como estes aparecem neste jogo e como aparecem no outro, bem como as letras,
como elas aparecem. Falaríamos também sobre quem encontrou
tais coisas, quem passou por isto ou aquilo, quem fez mais pontos no primeiro
jogo e quem chegou primeiro no final do segundo jogo, etc.
Após faríamos um trabalho no caderno sobre as letras,
os números, as cores e os animais que aprenderam tanto num como
no outro jogo.
Estes jogos, como muitos outros, são um excelente modo de trabalhar
a psicomotricidade dos alunos, que vão aprendendo várias
coisas e se divertindo ao mesmo tempo, alem da motivação
que faz com que os alunos não deixem de largar o estudo por outro
tipo de brincadeira.
ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O JOGO: MAX
E O CASTELO ASSOMBRADO
O jogo do Max começa com uma converça
entre ele e seu tio embaixo de uma arvore, após Max é convidado
a entrar no castelo, para isto o jogador deve, com o mouse, colocar a seta
sobre um dos dois círculos, o verde que tem uma mãosinha
com o polegar para cima e a vermelha, cujo polegar aponta para baixo. Daí
por diante, sempre aparecerá estes círculos quando
o jogador tiver que sair para um lado onde tenha algum tipo de passagem
secreta, porta ou escada. Além disso o jogador poderá ir
para outro lugar diferente bastando que aperte no desenho a direita do
video para que apareça todos os lugares, bastando que aperte um
deles para que Max vá direto para lá.
Após entrar, o jopgador terá de
achar todas as meias amarelas e colocalas num saco para dar ao fantasma
que está trancado na torre. Quando ele achar todas as meias, Max
é convidado a voar e a uma banquete.
Gislaine Fraga Riberio- 1288/95-8