Este aplicativo ajuda no desenvolvimento cognitivo de crianças.
Segundo a Taxonomia de Bloom, os objetivos que
observamos foram os seguintes:
1.Conhecimento:
Quando a criança utiliza-se deste jogo educativo é necessário
que ela siga as orientações dadas, por
isso é preciso que ela esteja atenta às instruções.
2. Compreensão: Após
ouvir as instruções é necessário que a criança
interaja com o aplicativo, utilizando-se do mouse
para criar novas situações no jogo.
3. Aplicação: Neste
jogo, a criança não encontra a atividade (informação)
pronta. É preciso que ela, utilizando-se dos
recursos disponíveis, transforme o que lhe é fornecido para
criar algo novo. Um exemplo disso é a construção de
novas cores de tinta a partir de três cores oferecidas.
4. Análise: Outra atividade interessante
deste jogo é a de figuras geométricas. Nesta atividade é
solicitado que a criança
separe as figuras por forma, tamanho ou cor.
5.
Síntese: O jogo viabiliza a síntese
por parte da criança quando possibilita que ela crie novas cores
e as utilize para
desenhar, escrever ou compor figuras.
6. Avaliação: O
aplicativo, em algumas atividades, indica o que deve ser feito e,ao fim
da atividade, diz se a atividade foi,
ou não, realizada de forma correta. Em outras atividades fica
a critério da criança a avaliação da atividade
desenvolvida.
Além do desenvolvimento cognitivo, ao utilizar-se de jogos educativos
no computador, a criança também desenvolverá
o domínio psicomotor, a partir do momento que é necessário
a mecanização de suas ações e o uso do mouse.
O jogo traz diversas atividades, entre elas:
JOGO DA MEMÓRIA, Que estimula a memoria visual da criança.
GERMINAÇÃO, Que fala sobre o plantio e a necessidade de se
regar a plantação para que ela se
desenvolva e cresça.
Outro item interessante é o que fala dos movimentos da terra, dando informações e mostrando imagens em movimento.
Nós
gostamos muito deste jogo educativo, apesar de termos encontrado algumas
falhas nele.
Em nossa opinião, o jogo deveria, ao ser iniciado dar instruções
para que a criança selecionasse um dos itens e clicasse
sobre ele para dar início a atividade. Outro fator que achamos que
poderia estar melhor colocado é a "ajuda" (ou instruções
da atividade), pois se a pessoa que está jogando não souber
que as informações da atividade serão explicadas ao
se clicar na figura do Dinossauro, ela não terá acesso a
informações importantes para o desenvolvimento de tal atividade.
Se você quiser participar de uma atividade muito legal,
clique aqui com seu mouse, precionando, ao mesmo tempo, a tecla SHIFT !
(após isso irá aparecer uma tela dizendo "salvar como...".
Escolha o local onde você quer salvar este arquivo e acesse-o
para dar boas risadas!!!!!!!!!!!!).
Um abraço, Kelly Hackradt (1674/98-7)
e Grazieli Freitas (3255/98-6).