Luís Henrique
Girardi
Escolha do jogo
Objetivos do
jogo:
-
Quanto às
letras: conhecer
os seus nomes, suas representações gráficas e sua
utilização em palavras simples de maneira prática
e divertida, além de permitir que a criança associe
o desenho da letra com o nome dela e o som que ela representa, facilitando
seu aprendizado.
-
Quanto aos números:
tomar conhecimento dos números permitindo às crianças
uma introdução ao aprendizado básico de números,
bem como suas representações gráficas e quantificações
de uma maneira simples e divertida, além de fazer com que
a criança associe o desenho do número com a quantidade
que ele representa, facilitando seu aprendizado e tornando natural pensar
em números como quantidades.
-
Quanto às
brincadeiras:
Tornar mais prazeirosa a aprendizagem de letras e números, além
de trabalhar a memória, percepção, etc.
Análise
do jogo a partir da Taxionomia de Bloom:
Reconhecer
as letras...
...e
associar a figuras
Este jogo tem
o objetivo de estimular a criança a pensar e fornecer uma resposta,
fixando desta maneira, o seu conhecimento das letras e a associação
com a sua representação gráfica, utilizando
o cognitivo. Além disso trabalha a psicomotricidade utilizando mouse.
Conhecendo
os Números.
Este jogo tem
o objetivo de permitir às crianças uma introdução
ao aprendizado básico de números, suas representações
gráficas e quantificações, relacionando o desenho
do número com a quantidade que ele representa. A criança
utiliza nesta atividade a cognição e a psicomotricidade.
Quantos
tem?
Este jogo
tem por objetivo estimular a criança a contar as figuras e fornecer
uma resposta, ajudando-a compreender e assimilar os conceitos que envolvem
números e quantidades, utilizando aqui novamente o cognitivo e o
psicomotor.
Brincadeiras:
-
Jogo da
memória: achar os pares das letras e números.
-
Desenhando
e Pintando: é uma atividade livre de desenho, podendo a criança
utilizar a tela como uma folha de papel, desenhando o que desejar.
-
Quebra-cabeça:
é para montar corretamente uma gravura a partir das cartas, com
pedaços da mesma, espalhadas no tabuleiro.
-
Dominó:
aguça a capacidade espacial e de orientação da criança
com a obrigatoriedade de encaixar as pedras do dominó não
somente com a combinação dos símbolos como, também,
com a posição correta. Os números, desta vez, estão
representados por pontos. A quantidade de pontos representa o número.
-
As Diferenças:
além de introduzir a criança a contagem dos números
básicos, aguça a capacidade visual e percepção
de diferenças quase imperceptíveis.
Todos
as brincadeiras trabalham os aspectos cognitivos e psicomotores.
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