Neste jogo existem dois personagens
que odeiam a matemática e voltam ao passado para tentar destruir
as origens matemáticas, com o objetivo de extingüí-la.
No entanto, os jogadores devem tentar detê-los, através de
resoluções de enigmas e desafios matemáticos.
Escolhemos este jogo por se tratar da realidade do ensino atual, onde a
maioria dos alunos não gosta de matemática, e os professores
devem estar sempre procurando estratégias diferentes para tentar
atrair e motivar os alunos, fazendo com que o estudo desta ciência
torne-se mais agradável e prazeiroso.
Título da Aula: Estudo
de áreas nas séries iniciais.
Idade dos alunos: aproximadamente
10 anos
Objetivos da atividade 1:
Auxiliar
o aluno a construir conceitos básicos da geometria plana.
Objetivos da atividade:
Relembrar
e exercitar o que foi aprendido na atividade anterior.
Fazer com que os alunos utilizem processos capazes de transportar uma informação
genérica para uma situação nova e específica.
Fazer
com que o aluno analise as informações obtidas e seja capaz
de separá-las, utilizando-as conforme a necessidade.
Desenvolvimento da atividade:
Os
alunos devem ser deslocados para um laboratório de informática,
onde deverá haver um computador para cada dupla.
Será
utilizado o Software Adoro Matemática.
Será
escolhido o assunto Áreas, ao aparecer a tela abaixo:
Ao
escolher esta opção, o jogador é levado à Grécia,
onde deverá libertar os atletas que estão presos no subsolo
da arena olímpica. Porém, para libertá-los é
preciso que respondam perguntas sobre o assunto escolhido(áreas)
e em seguida colocá-los de maneira ordenada no pódium. Veja
na figura abaixo:
Vence o jogo quem fizer mais pontos, de acordo com os acertos dos enigmas.
Conhecimento: processos que requerem que o estudante reproduza com
exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja
ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula ou uma teoria.
Aplicação: reune processos nos quais o estudante transporta
uma informação genérica para uma situação
nova e específica.
Análise: caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.