Jogos Educacionais
Por Janaína e Elisangela
Jogo Analisado: Adoro Matemática
 

        Neste jogo existem dois personagens que odeiam a matemática e voltam ao passado para tentar destruir as origens matemáticas, com o objetivo de extingüí-la. No entanto, os jogadores devem tentar detê-los, através de resoluções de enigmas e desafios matemáticos.
        Escolhemos este jogo por se tratar da realidade do ensino atual, onde a maioria dos alunos não gosta de matemática, e os professores devem estar sempre procurando estratégias diferentes para tentar atrair e motivar os alunos, fazendo com que o estudo desta ciência torne-se mais agradável e prazeiroso.
 

Plano de Aula:

    Título da Aula: Estudo de áreas nas séries iniciais.
    Idade dos alunos: aproximadamente 10 anos

    Material Utilizado:
 Figuras geométricas de papel

    Objetivos da atividade 1:
 Auxiliar o aluno a construir conceitos básicos da geometria plana.

 
    Atividade 2:
 
    Material Utilizado:

 Software Adoro Matemática
 

    Objetivos da atividade:

 Relembrar e exercitar o que foi aprendido na atividade anterior.
  Fazer com que os alunos utilizem processos capazes de transportar uma informação genérica para uma situação nova e específica.
 Fazer com que o aluno analise as informações obtidas e seja capaz de separá-las, utilizando-as conforme a necessidade.

    Desenvolvimento da atividade:

 Os alunos devem ser deslocados para um laboratório de informática, onde deverá haver um computador para cada dupla.
 Será utilizado o Software Adoro Matemática.
 Será escolhido o assunto Áreas, ao aparecer a tela abaixo:
 

 Ao escolher esta opção, o jogador é levado à Grécia, onde deverá libertar os atletas que estão presos no subsolo da arena olímpica. Porém, para libertá-los é preciso que respondam perguntas sobre o assunto escolhido(áreas) e em seguida colocá-los de maneira ordenada no pódium. Veja na figura abaixo:
 
 

 Vence o jogo quem fizer mais pontos, de acordo com os acertos dos enigmas.

Características da atividade:
(Segundo a taxonomia de Bloom)
    Após ter feito análises nas atividades, por nós elaboradas, classificamos os objetivos destas atividades  como características cognitivas, segundo a taxonomia de Bloom.
    Na segunda atividade destacam-se as seguintes características:

  Conhecimento: processos que requerem que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula ou uma teoria.
 
  Aplicação: reune processos nos quais o estudante transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.

  Análise: caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.