Disciplinas: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS
Faixa Etária:
de 1ª a
4ªséries
Objetivos:
Diferenciar o meio
urbano e rural
Identificar as estações
do ano
Reconhecer os animais
Conhecer as diferentes
produções agropecuárias
Procedimentos:
a) A professora e
as crianças vão selecionar figuras do meio rural e do meio
urbano, vão reunir em um mural as duas paisagens geográficas:
urbano e rural.
b) As crianças
vão comparar as duas paisagens, conversando e relatando suas experiências
nos dois meios observados.
c) A professora vai
trazer para os alunos um cartaz com as 4 estações e cada
criança vai relatar suas experiências com o tempo.
d) A professora
explicará para as crianças a dinâmica e funcionamento
desse fenômeno ( quatro estações).
e) Através
do mural de figuras do meio rural as crianças irão identificar
os animais e sua função .
f) As crianças
reconhecerão o que animal produz e sua utilizade como também
reconhecer os produtos agrícolas.
g) As crianças
deverão entender a relação entre as estações
do ano e a vida no campo.
h) As crianças
vão jogar o cdrom Oscar
o Balonista descobre a fazenda, onde
elas irão aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.
Materiais Utilizados:
a) revistas, jornais
e fotográfias.
b) cola, papel pardo,
tesoura, fita adesiva e cartolina.
c) cdrom e microcomputador
com kit multimídia.
Objetivos de Bloom:
Os objetivos da taxonomia
de Bloom utilizados nestas aula são do princípio cognitivo
e psicomotor, onde as crianças com conhecimentos prévios
poderão analisar, compreender e sintetizar novos conhecimentos,
juntamente com isso desenvolverão a coordenação motora,
com o manuseio do mouse.