LETICIA ,MARIA REGINA e NESTOR

OSCAR O BALONISTA DESCOBRE A FAZENDA
 
 
 

Disciplinas: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS

Faixa Etária:
de 1ª a  4ªséries

Objetivos:
Diferenciar o meio urbano e rural
Identificar as estações do ano
Reconhecer os animais
Conhecer as diferentes produções agropecuárias

Procedimentos:
a) A professora e as crianças vão selecionar figuras do meio rural e do meio urbano, vão reunir em um mural as duas paisagens geográficas: urbano e rural.
b) As crianças vão comparar as duas paisagens, conversando e relatando suas experiências nos dois meios observados.
c) A professora vai trazer para os alunos um cartaz com as 4 estações e cada criança vai relatar suas experiências com o tempo.
d) A professora  explicará para as crianças a dinâmica e funcionamento desse fenômeno ( quatro estações).
e) Através do mural de figuras do meio rural as crianças irão identificar os animais e sua função .
f) As crianças reconhecerão o que animal produz e sua utilizade como também reconhecer os produtos agrícolas.
g) As crianças deverão entender a relação entre as estações do ano e a vida no campo.
h) As crianças vão jogar o cdrom Oscar o Balonista descobre a fazenda, onde elas irão aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.

Materiais Utilizados:
a) revistas, jornais e fotográfias.
b) cola, papel pardo, tesoura, fita adesiva e cartolina.
c) cdrom e microcomputador com kit multimídia.

Objetivos de Bloom:
Os objetivos da taxonomia de Bloom utilizados nestas aula são do princípio cognitivo e psicomotor, onde as crianças com conhecimentos prévios poderão analisar, compreender e sintetizar novos conhecimentos, juntamente com isso desenvolverão a coordenação motora, com o manuseio do mouse.