Este trabalho foi desenvolvido pela aluna Luciana P. Conceição,
matrícula: 2083/97-9, na escola Mesquita, no dia 4 de novembro,
no período de aula da terceira série da tarde.
A aula era de informática, com a professora Raquel. Ela estava ensinando
as crianças a explorar o computador (como procurar arquivos e programas).
Achei a aula muito interessante, pois a professora explicava muito bem
para os alunos toda a matéria e o conteúdo era, ao meu ver,
importante, pois possilibitava às crianças, posteriormente,
procurar seus arquivos produzidos e também a entrar nos programas
de sua preferência, sem ajuda dos professores.
Nesta aula observada, os objetivos educacionais utilizados pela professora
foram, principalmente, cognitivos ( aplicando os conhecimentos adquiridos
por eles) e um pouco da afetiva (já que as crianças daquela
escola gostavam muito de mexer e explorar os computadores) e da psicomotora
(pois as crianças estavam exercitando a cordenação
motora no teclado do computador).
Colocando-me no lugar da professora, tendo que propor esta tarefa às
crianças, faria o mesmo, pois é complicado fazer com que
as crianças se interessem por uma parte tão teórica
e cansativa como esta, de exploração. A maioria só
está interessada na internet e, sabendo como utilizá-la,
simplesmente acham que já sabem tudo de computação.
Mas na aula dela, as crianças mostravam um grande interesse, talvez
porquê ela sabia como chamar a atenção das crianças,
e eras muito paciente com todos, sempre que alguém não entendia
ou não conseguia fazer o exercício proposto, ela não
se importava de explicar de novo.