Labirinto dos bichos
Você está
sendo desafiado a mostrar o que sabe a respeito de como os bichos são
classificados!
Metodologia
A classificação
dos seres vivos é um dos assuntos mais difíceis para a compreensão
lógica e que deve ser trabalhado em aula. Por isso é necessário
que os alunos tomem contato com tal assunto das mais variadas formas possíveis.
Para que os alunos possam
ter maior contato com este assunto e para que o professor possa acompanhar
como está o nível de compreensão de seus alunos, este
jogo é uma boa alternativa.
O professor pode trabalhar
este jogo de duas formas:
-
Para verificar o que
os alunos sabem realmente a respeito do assunto (o conhecimento vindo ou
não das séries anteriores), somente como instrumento de observação
para o professor. Alunos de sexta série seria um bom público;
-
Para avaliar o que
os alunos apreenderam das explicações dadas em aula, podendo
ser alunos de quarta, ou até mesmo de sexta série.
Acreditamos que um jogo com esta
natureza desafia o aluno quanto ao seus conhecimentos, contudo torna-se
emocionante pois o jogador não deve somente acertar a classificação,
mas também precisa realizar a tarefa em um certo tempo, caso contrário
perde.
Objetivos
-
Permitir que aos alunos
que os alunos tomem contato com o conteúdo de forma mais lúdica;
-
Testar o conhecimento
dos alunos no que se refere a classificação dos seres vivos;
Procedimentos didáticos
Dependendo do objetivo, pode-se
proceder de duas formas:
-
Quando o objetivo
do professor é somente verificar quais os conhecimentos que os alunos
possuem: explica-se aos alunos como funciona o jogo e permite-se que eles
joguem livremente, sem que nada tenha sido dito em aula;
-
Quando
a avaliação é o objetivo: explica-se o conteúdo
e realiza-se outras atividades em aula ( exercícios, vídeos,
seminários, etc.), para depois aplicar o jogo em forma de teste.
Material
-
Quando
o objetivo é descobrir qual o conhecimento já adquirido nas
séries anteriores a respeito do assunto, é necessário
somente o computador com o jogo Labirinto
dos Bichos.
-
Se
o objetivo é testar os conhecimentos dos alunos quanto ao conteúdo
desenvolvido em sala de aula, o professor deve possuir toda a gama de material
didático necessário para esclarecer o assunto e elucidar
as dúvidas.
Classificação de Bloom
Segundo a classificação
de Bloom, acreditamos que esta atividade desenvolve a área cognitiva
e afetiva da criança.
Nomes:
Luciano Rocha da Silva 1844/92-0
Renata Reginato Moura 2524/95-6