Aprenda matemática na

CASA DE MATEMÁTICA DA MILLIE

Nesta aula iremos utilizar o software A CASA DE MATEMÁTICA DA MILLIE para assimilar conceitos lógico-matemáticos, a nivel de pré-escola.
Tela de Abertura

Nesta aula serão exploradas quatro atividades oferecidas pelo programa que visam a trabalhar noções de quantidade, identificação de números, seqüência e formas geométricas. As atividades serão dirigidas pelo professor que procurará deixar o aluno o mais livre possível para as tomadas de decisões e nas tentativas de solucionar os problemas. Estas atividades possibilitam ao professor desenvolver praticamente todos os seis níveis do domínio cognitivo de Bloom, que são: avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.

Atividade 01 - PEQUENA, MÉDIA E GRANDE

Nesta atividade o aluno deverá comparar os diferentes sapatos e classificá-los conforme seus tamanhos propiciando aos alunos as seguintes oportunidades de aprendizado:
  1. Explorar o conceito de tamanho
  2. Identificar e comparar tamanhos diferentes
  3. Examinar semelhanças e diferenças no tamanho
  4. Expandir o vocabulário

Atividade 02 - CASA PARA RATOS

Nesta atividade o aluno utilizará formas geométricas para construir seguindo projetos. Os principais objetivos desta atividade são:
  1. Combinar formas
  2. Distinguir diferentes tamanhos de mesma forma
  3. Escutar e usar os nomes das formas
  4. Descobrir que uma forma é sempre uma forma, independente de sua posição ou tamanho
  5. Criar usando formas

Atividade 03 - BING E BOING

O aluno será estimulado a reconhecer e formar padrões. Esta atividade é bastante importante para trabalhar conceitos de seqüência e seriação. Ao longo desta atividade o aluno estará apto a:
  1. Criar padrões
  2. Completar padrões
  3. Reconhecer que um padrão é constituído por partes repetidas regularmente

Atividade 04 - FÁBRICA DE BISCOITOS

Nesta atividade o aluno será responsável pela fabricação de biscoitos decorados com balas de goma. As principais oportunidades de aprendizado são:
  1. Ver os numerais de 0 a 10 e escutar os objetos serem contados
  2. Reconhecer os números falados e escritos e a quantidade que eles representam
  3. Usar o método da tentativa e erro
  4. Aperfeiçoar as capacidades e atitudes de solução de problemas

LUCIANA MENEGAZ KÖBE - Turma A - 1787/93-2

11/06/1999