Nesta aula iremos utilizar o software A CASA DE MATEMÁTICA DA MILLIE para assimilar conceitos lógico-matemáticos, a nivel de pré-escola.
Tela de Abertura
Nesta aula serão exploradas quatro atividades oferecidas pelo programa que visam a trabalhar noções de quantidade, identificação de números, seqüência e formas geométricas. As atividades serão dirigidas pelo professor que procurará deixar o aluno o mais livre possível para as tomadas de decisões e nas tentativas de solucionar os problemas. Estas atividades possibilitam ao professor desenvolver praticamente todos os seis níveis do domínio cognitivo de Bloom, que são: avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.
Atividade 01 - PEQUENA, MÉDIA E GRANDE
Nesta atividade o aluno deverá comparar os diferentes sapatos e classificá-los conforme seus tamanhos propiciando aos alunos as seguintes oportunidades de aprendizado:
Explorar o conceito de tamanho
Identificar e comparar tamanhos diferentes
Examinar semelhanças e diferenças no tamanho
Expandir o vocabulário
Atividade 02 - CASA PARA RATOS
Nesta atividade o aluno utilizará formas geométricas para construir seguindo projetos. Os principais objetivos desta atividade são:
Combinar formas
Distinguir diferentes tamanhos de mesma forma
Escutar e usar os nomes das formas
Descobrir que uma forma é sempre uma forma, independente de sua posição ou tamanho
Criar usando formas
Atividade 03 - BING E BOING
O aluno será estimulado a reconhecer e formar padrões. Esta atividade é bastante importante para trabalhar conceitos de seqüência e seriação. Ao longo desta atividade o aluno estará apto a:
Criar padrões
Completar padrões
Reconhecer que um padrão é constituído por partes repetidas regularmente
Atividade 04 - FÁBRICA DE BISCOITOS
Nesta atividade o aluno será responsável pela fabricação de biscoitos decorados com balas de goma. As principais oportunidades de aprendizado são:
Ver os numerais de 0 a 10 e escutar os objetos serem contados
Reconhecer os números falados e escritos e a quantidade que eles representam
Usar o método da tentativa e erro
Aperfeiçoar as capacidades e atitudes de solução de problemas