Atividade realizada com jogos educacionais que produzem uma aprendizagem através da brincadeira


Jogo da Tabuada - hora do lanche




     Faixa etária: 8 a 10 anos
     Número de  alunos: 20

         Depois de ter trabalhado a tabuada em sala de aula, os alunos realizarão trabalhos em grupos no computador. Utilizando o jogo educacional trazido pela professora, chamado "jogo da tabuada" na hora do lanche. O jogo reproduz a situação de compras realizadas diversas vezes no cotidiano dos alunos. Ele trabalha com quantidades, adição, subtração (troco) e a multiplicação que é a chave do jogo.
     Apropriando-se deste jogo, a professora traz para a sua didática de sala de aula conteúdos escolares importantes, abordados de forma lúdica, o que desperta o fascínio e interesse dos usuários.
 

Objetivos específicos:

    O nosso objetivo é que os alunos tenham capacidade de fazer contas matemáticas (adição, subtração e multiplicação), de forma que estes tenham um conhecimento construído, reproduzindo ludicamente a realidade.
    Nisto também estão presentes as outras áreas do conhecimento, como o português "anotações do mercado e lista de compras", arte-educação (pela confecção das mercadorias e dinheiro) e também critérios de organização, seriação, agrupamento e quantidade.

Procedimentos didáticos:

     a)  Primeiramente, serão dados os conteúdos a respeito da matemática (adição, subtração, multiplicação), explicando as suas relações e interrelações.
     b) Compartilhar no grande grupo as descobertas feitas, acerca dos conteúdos aprendidos, de forma a aumentar os conhecimentos através da interação entre colegas,
     c) A professora apresentará o jogo sobre a tabuada, deixando que em duplas eles tomem contato com este,
     d) A professora explicará as regras do jogo da tabuada e eles jogarão.
     e) É proposto para a turma o recolhimento de materiais (sucatas) para que eles construam um mini-mercado dentro da sala de aula,
     f) Depois de construído o mini-mercado e as mercadorias (com caixas de bolo, chocolates, café, frutas, leite, verduras, enlatados e etc.), confecciona-se, por fim, o dinheiro;
     g) cada aluno que vai ao mercado tem uma quantidade de dinheiro para gastar. Para o controle dos gastos, cada aluno deve levar consigo uma caderneta para fazer lista de compras e anotações e cálculos (problemas matemáticos)
 

 Recursos:

     Materiais diversoso (sucatas)
    Cd com o jogo educacional "Tabuada"
    10 computadores com kit multimídia
    canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura e papéis de todos os tipos
 

 Avaliação:

     Serão avaliados a participação, empenho e dedicação nas atividades propostas, tal como a qualidade
     dos materiais produzidos. considerando também o processo de construção do conhecimento da criança em relação ao conteúdo trabalhado.
 

     __________________________________________________________________________________

     De acordo com a taxonomia de Bloom:

     -Todos os procedimentos citados acima, enquadram-se dentro da categoria cognitiva dos objetivos educacionais de Bloom.
     -Os procedimentos "e" e "f" enquadram-se na categoria psicomotora dos objetivos educacionais de Bloom.
     -Os procedimentos na sua totalidade enquadram-se na categoria afetiva dos objetivos educacionais de Bloom.
 
 
 
 


 
 
 
 

Ana Celita Braun                       matrícula 0186/98-3     Turma: A
Dina Fernanda Lanzarini Leal     matrícula 0846/98-9     Turma: C
Mary Lúcia Pedroso Konrath     matrícula 2177/98-5     Turma: A