Jogo da Tabuada - hora do lanche
Faixa etária:
8 a 10 anos
Número
de alunos: 20
Depois
de ter trabalhado a tabuada em sala de aula, os alunos realizarão
trabalhos em grupos no computador. Utilizando o jogo educacional trazido
pela professora, chamado "jogo da tabuada" na hora do lanche. O jogo reproduz
a situação de compras realizadas diversas vezes no cotidiano
dos alunos. Ele trabalha com quantidades, adição, subtração
(troco) e a multiplicação que é a chave do jogo.
Apropriando-se deste jogo, a
professora traz para a sua didática de sala de aula conteúdos
escolares importantes, abordados de forma lúdica, o que desperta
o fascínio e interesse dos usuários.
Objetivos específicos:
O nosso objetivo é que os alunos
tenham capacidade de fazer contas matemáticas (adição,
subtração e multiplicação), de forma que estes
tenham um conhecimento construído, reproduzindo ludicamente a realidade.
Nisto também estão presentes
as outras áreas do conhecimento, como o português "anotações
do mercado e lista de compras", arte-educação (pela confecção
das mercadorias e dinheiro) e também critérios de organização,
seriação, agrupamento e quantidade.
Procedimentos didáticos:
a) Primeiramente, serão
dados os conteúdos a respeito da matemática (adição,
subtração, multiplicação), explicando as suas
relações e interrelações.
b) Compartilhar no grande grupo
as descobertas feitas, acerca dos conteúdos aprendidos, de forma
a aumentar os conhecimentos através da interação entre
colegas,
c) A professora apresentará
o jogo sobre a tabuada, deixando que em duplas eles tomem contato com este,
d) A professora explicará
as regras do jogo da tabuada e eles jogarão.
e) É proposto para a
turma o recolhimento de materiais (sucatas) para que eles construam um
mini-mercado dentro da sala de aula,
f) Depois de construído
o mini-mercado e as mercadorias (com caixas de bolo, chocolates, café,
frutas, leite, verduras, enlatados e etc.), confecciona-se, por fim, o
dinheiro;
g) cada aluno que vai ao mercado
tem uma quantidade de dinheiro para gastar. Para o controle dos gastos,
cada aluno deve levar consigo uma caderneta para fazer lista de compras
e anotações e cálculos (problemas matemáticos)
Recursos:
Materiais diversoso (sucatas)
Cd com o jogo educacional "Tabuada"
10 computadores com kit multimídia
canetinhas hidrocor, lápis
de cor, giz de cera, cola, tesoura e papéis de todos os tipos
Avaliação:
Serão avaliados a participação,
empenho e dedicação nas atividades propostas, tal como a
qualidade
dos materiais produzidos. considerando
também o processo de construção do conhecimento da
criança em relação ao conteúdo trabalhado.
__________________________________________________________________________________
De acordo com a taxonomia de Bloom:
-Todos os procedimentos citados
acima, enquadram-se dentro da categoria cognitiva dos objetivos educacionais
de Bloom.
-Os procedimentos "e" e "f"
enquadram-se na categoria psicomotora dos objetivos educacionais de Bloom.
-Os procedimentos na sua totalidade
enquadram-se na categoria afetiva dos objetivos educacionais de Bloom.
Ana Celita Braun matrícula 0186/98-3 Turma: A
Dina Fernanda Lanzarini Leal matrícula 0846/98-9 Turma: C
Mary Lúcia Pedroso Konrath matrícula 2177/98-5 Turma: A