AULA 9 / 10: Jogos, Computador, Internet e a Educação
Marina Menna Barreto
Cristiane camboim


Winarc: software que contém 12 jogos que utilizam o raciocínio para sua resolução; alguns deles são bem conhecidos da criançada, como resta um e pontinho.
Interface e Help
O jogo que nós escolhemos para trabalhar é Krypto.



O objetivo deste jogo é decifrar de que maneira pode-se escrever um número dados cinco outros números.
No exemplo acima deve-se escrever o número 48 utilizando-se para isto as quatro operações, incluindo parênteses e os cinco números vermelhos, sem repetí-los.
Veja algumas soluções:


Este jogo é interessante pois trabalha a ordenação das operações e evidencia a importância dos parênteses. Além disso mostra como um mesmo número pode ser escrito de diferentes formas. O aluno precisa criar estratégias de resolução.
O jogo possui ainda outras opções; o professor pode escolher os cinco números que deseja usar para formar o número alvo e até mesmo o próprio número alvo.

Uma atividade que pode ser proposta é dividir a turma e grupos e propor que cada grupo encontre o maior número de soluções em um determinado tempo a ser estipulado. Os próprios grupos devem conferir as respostas uns dos outros. Esta atividade poderia ser feita à nível de 5a série.

Olhando sob a ótica da Taxonomia de Bloom podemos dizer que o objetivo desta atividade se enquadra principalmente no objetivo cognitivo com ênfase em análise, pois o aluno precisa conectar, relacionar, classificarm, arranjar, estruturar, etc os elementos que possui para que possa resolver o problema proposto.