Atividade realizada com jogos educacionais que produzem uma aprendizagem através da brincadeira
Jogo Educacional: " O coelho sabido"
Faixa etária: 6 a 9 anos
Número de alunos: 23
Desenvolvimento:
Após ter trabalhado os estados físicos da matéria(sólido,
líquido e gasoso) e a formação do plural das palavras
em sala de aula, a professora pediu que os alunos realizassem trabalhos
em grupo, no computador, utilizado o jogo educacional "Coelho Sabido",
que está disponível no laboratório de informática.
Este trabalho deve ser realizado no período destinado às
aulas de informática com o auxílio da professora.
O jogo reproduz a classificação
dos estados físicos da matéria, plural das palavras,e outros
conceitos destinados a 2ª série, como as formas geométricas,
diferença entre fato e opinião,que não serão
abordados neste momento.
Objetivos específicos: nosso objetivo é que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma forma descontraída, pois ao mesmo tempo que estiverem jogando, os alunos estarão aprendendo e assimilando a matéria de forma mais prazerosa.
Procedimentos
didáticos:
a) primeiramente,
serão dados os conteúdos a respeito dos estados físicos
da matéria e sobre o plural das palavras;
b) compartilhar
no grande grupo as descobertas feitas, acerca dos conteúdos aprendidos,
de forma a aumentar os conhecimentos através da interação
entre os colegas;
c) a professora
apresentará o jogo sobre os conteúdos trabalhados, deixando
que ,em duplas, eles tomem contato com este;
d) a professora
explicará as regras do jogo e os alunos jogarão;
e) será proposto
para a turma o recolhimento de materiais(sucatas) para que eles diferenciem
os estados físicos;
f) será
proposto que eles recortem, em revistas e jornais, palavras que estejam
no plural.
Recursos:
De acordo com a taxonomia de BLOOM: