COMPONENTES: Juliana Dalmolin e Patrícia Marchand

                                    Atividade realizada com jogos educacionais que produzem uma aprendizagem      através da brincadeira

    Jogo Educacional: " O coelho sabido"

     Faixa etária: 6 a 9 anos

     Número de alunos: 23

     Desenvolvimento: Após ter trabalhado os estados físicos da matéria(sólido, líquido e gasoso) e a formação do plural das palavras em sala de aula, a professora pediu que os alunos realizassem trabalhos em grupo, no computador, utilizado o jogo educacional "Coelho Sabido", que está disponível no laboratório de informática. Este trabalho deve ser realizado no período destinado às aulas de informática com o auxílio da professora.
      O jogo reproduz a classificação dos estados físicos da matéria, plural das palavras,e outros conceitos destinados a 2ª série, como as formas geométricas, diferença entre fato e opinião,que não serão abordados neste momento.

      Objetivos específicos: nosso objetivo é que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma forma descontraída, pois ao mesmo tempo que estiverem jogando, os alunos estarão aprendendo e assimilando a matéria de forma mais prazerosa.

       Procedimentos didáticos:
       a) primeiramente, serão dados os conteúdos a respeito dos estados físicos da matéria e sobre o plural das palavras;
       b) compartilhar no grande grupo as descobertas feitas, acerca dos conteúdos aprendidos, de forma a aumentar os conhecimentos através da interação entre os colegas;
       c) a professora apresentará o jogo sobre os conteúdos trabalhados, deixando que ,em duplas, eles tomem contato com este;
       d) a professora explicará as regras do jogo e os alunos jogarão;
       e) será proposto para a turma o recolhimento de materiais(sucatas) para que eles diferenciem os estados físicos;
        f) será proposto que eles recortem, em revistas e jornais, palavras que estejam no plural.

       Recursos:

      Avaliação: serão avaliadas a participação, empenho e dedicação nas atividades propostas, tal como a qualidade dos materiais produzidos. Será considerado ,também, o processo de construção do conhecimento da criança em relação ao conteúdo trabalhado.

      De acordo com a taxonomia de BLOOM: