O JOGO
NA EDUCAÇÃO
A educação contemporânea, entende que o bom aproveitamento
do indivíduo na Escola, não se limita a aprendizagem de leitura
e escrita. Um aprendizado sem significado, logo é esquecido.
É necessário que se permita a criança continuar sendo
curiosas, críticas e confiantes na sua capacidade de criarem e relacionar
as coisas.
O Jogo proporciona um contexto estimulador da atividade da criança,
oportunizando seu crescimento através do aprendizado das regras.
ATIVIDADE
DE ENSINO APRENDIZAGEM:
Jogo: Letras
e Números
Etapa
1 : Conhecendo as Letras
Objetivo:
Através do alfabeto, ampliar o vocabulário, utilizando os recurso do Jogo Letras e Números-Etapa 1- Conhecendo as Letras. O aluno deverá construir um dicionário com palavras do mesmo grupo.
Ex: A->
AVIÃO, a criança poderá citar outros meios de locomoção
com a letra A: automóvel, asa-delta, aeroplano, até
mesmo a marca dos veículos de locomoção que tenham
a letra A, como automóvel ASTRA.
B-> BONECA, pode citar brinquedos/jogos com a letra B.
E assim sucessivamente, desta forma o computador pode ser um elemento
aglutinador do grupo, estimulando o raciocínio, a criatividade e
a memorização.
Taxonomia
de Objetivos Educacionais de Bloom:
Cognitiva Objetivos que enfatizam relembrar ou reproduzir algo que
foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade
intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema
essencial, então reorganizar o material ou combinar ideiais, métodos ou procedimentos previamente aprendidos.