Gus vai ao Ciberparque...

Idade recomendada:
Jogo Educativo encontrado em bancas de revistas e é destinado à crianças de 4 a 8 anos de idade.

Objetivos:
Desenvolver a percepção espacial e visual;
Classificar os animais e identificar do que se alimentam e seu habitat;
Identificar as letras do alfabeto e formar pequenas palavras;
Ordenar os números em ordem crescente e decrescente;
Resolver pequenos cálculos de adição e subtração;
Desenvolver a motricidade fina (uso com o mouse);
Desenvolver o companherismo e a amizade.

Descrição do Jogo:

O personagem principal é o cachorrinho gus que vai a um parque florestal procurar seus 4 amigos Rant, Era, Rave e Rom. Para encontrá-los precisa percorrer todos os cantos do parque; ir ao Lago, ao Bosque à Montanha, ao Rio e ao Acampamento.
 Durante esse percurso, Gus encontra várias tarefas para fazer e assim ganhar suas medalhas de Ciber Guarda.
 As tarefas vão desde soletrar palavras, até resolver pequenos cálculos de adição, sem esquecer das lições de Ciências. Clicando em cima de cada objeto do cenário, aparecem informações sobre os animais ou tarefas que Gus tem que realizar para se tornar um Ciber Guarda.
 Depois de Gus achou seus amigos, os guardas florestais Ana e Dito aparecem e dão esclarecimentos sofre como andar em segurança no parque.
 

Comentários:

O jogo é bem interessante, não dá destaque apenas para uma matéria ou conteúdo.
Ele é voltado para crianças em idade pré-escolar, onde estão dando os primeiros passos na vida escolar e estão começando a ler, escrever e contar.
Esse jogo auxilia na identificação das letras e de seu som, dos números e de alguns animais e seus hábitos.
Os cenários são coloridos e animados, de forma que a chamar a atenção das crianças sem deixá-las confusas  e agitadas.
O único incômodo é que é necessário bastante tempo para jogar, pois não há onde salvar a parte em que se parou, se caso deseja-se parar de jogar, ao retomar é necessário passar por tudo novamente.
Acho que é um jogo acessível e de fácil compreensão, podia ser adotado em escolas, pois auxiliaria as professoras de primeira série a fixar os conteúdos que ensinam ( as letras, os números e os animais).
Analisando segundo a Taxonomia de Bloom, podemos dizer que o jogo se enquadra nos princípios, pois abrange todos os tipos de objetivos, os afetivos, psicomotores e cognitivos.
 

Patricia Reichelt Centeno - 2319/94-2