Gus vai ao Ciberparque...
Idade recomendada:
Jogo Educativo encontrado em bancas de revistas e é
destinado à crianças de 4 a 8 anos de idade.
Objetivos:
Desenvolver a percepção espacial e visual;
Classificar os animais e identificar do que se alimentam
e seu habitat;
Identificar as letras do alfabeto e formar pequenas palavras;
Ordenar os números em ordem crescente e decrescente;
Resolver pequenos cálculos de adição
e subtração;
Desenvolver a motricidade fina (uso com o mouse);
Desenvolver o companherismo e a amizade.
Descrição do Jogo:
O personagem principal é o cachorrinho gus que
vai a um parque florestal procurar seus 4 amigos Rant, Era, Rave e Rom.
Para encontrá-los precisa percorrer todos os cantos do parque; ir
ao Lago, ao Bosque à Montanha, ao Rio e ao Acampamento.
Durante esse percurso, Gus encontra várias
tarefas para fazer e assim ganhar suas medalhas de Ciber Guarda.
As tarefas vão desde soletrar palavras,
até resolver pequenos cálculos de adição, sem
esquecer das lições de Ciências. Clicando em cima de
cada objeto do cenário, aparecem informações sobre
os animais ou tarefas que Gus tem que realizar para se tornar um Ciber
Guarda.
Depois de Gus achou seus amigos, os guardas florestais
Ana e Dito aparecem e dão esclarecimentos sofre como andar em segurança
no parque.
Comentários:
O jogo é bem interessante, não dá
destaque apenas para uma matéria ou conteúdo.
Ele é voltado para crianças em idade pré-escolar,
onde estão dando os primeiros passos na vida escolar e estão
começando a ler, escrever e contar.
Esse jogo auxilia na identificação das
letras e de seu som, dos números e de alguns animais e seus hábitos.
Os cenários são coloridos e animados, de
forma que a chamar a atenção das crianças sem deixá-las
confusas e agitadas.
O único incômodo é que é necessário
bastante tempo para jogar, pois não há onde salvar a parte
em que se parou, se caso deseja-se parar de jogar, ao retomar é
necessário passar por tudo novamente.
Acho que é um jogo acessível e de fácil
compreensão, podia ser adotado em escolas, pois auxiliaria as professoras
de primeira série a fixar os conteúdos que ensinam ( as letras,
os números e os animais).
Analisando segundo a Taxonomia de Bloom, podemos dizer
que o jogo se enquadra nos princípios, pois abrange todos os tipos
de objetivos, os afetivos, psicomotores e cognitivos.
Patricia Reichelt Centeno - 2319/94-2